Sérgio Moreira Publicado Agosto 12, 2006 Publicado Agosto 12, 2006 Meus caros, Ajudem-me lá... Tenho cerca de 12 pés de Valls num aqua de Mbunas (herbívoros, como sabem). Independentemente das "trincas" da rotina, as Valls parecem estar a aguentar-se bem, apesar de começar a notar uma ou outra folhita a amareceler... :D Como é claro, injecção de CO2 não existe , a iluminação está longe de ser a ideal para o crescimento das plantas , e apesar da forte filtragem mecânica e biológica, os nitratos e os fosfatos marcam sempre presença . Agora, a pergunta: Se eu pretender dar um pouco mais de cuidados às plantas, posso optar por um fertilizante líquido? Se sim, à base de que nutrientes deverá ser esse fertilizante? Muito obrigado pela ajuda que me possam dar. Um grande abraço a todos. Fiquem bem! Sérgio Moreira
José Cruz Silva Publicado: Agosto 15, 2006 Publicado: Agosto 15, 2006 Olá! Se eu pretender dar um pouco mais de cuidados às plantas, posso optar por um fertilizante líquido? Tambem tenho um aqua de Mbunas com Valisnerias e Anubias. Como não pretendia gastar muito em fertilizantes e também porque o problema de aparecimento de algas não se coloca, optei por comprar umas saquetas de Hortilon, que é um fertilizante para plantas caseiras á base de ferro e micro-nutrientes ao qual adicionei tambem Potássio (KCL) que seria o unico nutriente macro em falta. Os outros nutrientes macros também já estão presentes, Nitratos e Fosfatos. Comecei à cerca de duas semanas e parece-me que as plantas estão a corresponder bem. Anteriormente tinha uma situação caricata que pensava só poder suceder com muita luz, o que é precisamente o contrário. As Valisnérias que coloquei, deixaram de crescer em altura, para lançarem dezenas de runners quase formando um tapete, que claro está os M'bunas se divertiam a destruir com os seus buracos. Abraços Zé Néo
Just_me Publicado: Agosto 15, 2006 Publicado: Agosto 15, 2006 Concordo com o Zeneo, micros e potássio, é o que elas vão precisar. O CO2 nao precisam porque essas plantas conseguem retirar o Carbono dos carbonatos existentes na agua, como mais algumas plantas conseguem. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Sérgio Moreira Publicado: Agosto 16, 2006 Autor Publicado: Agosto 16, 2006 Amigos, obrigado a ambos! Agora só mais uns promenores: 1. Onde compro o Hortilon? 2. KCL, mais concretamente, é Cloreto de Potássio? 3. Compro KCL provavelmente numa farmácia, em pó? 4. Com que dosagem e frequência devo aplicar Hortilon e KCL? Obrigado mais uma vez! Um grande abraço! Fiquem bem! Sérgio Moreira
José Cruz Silva Publicado: Agosto 17, 2006 Publicado: Agosto 17, 2006 Olá! O Hortilon, comprei no Aki O Kcl foi-me oferecido, não te sei dizer onde o comprar. O mestre Luis Fortunato mais cedo ou mais tarde virá aqui dar o seu bitaite Quanto as dosagens, as minhas têm sido mais ou menos a olho, diluí uma saqueta de hortilon e uma colher de sobremesa de kcl em 100ml tenho estado a fertilizar ± 5ml/semana. Abraços Zé Néo
Recommended Posts