Recommended Posts

Publicado:

Olá João.

Tudo bem?

Eu uso da canalização, com um GH à volta de 5 ºdH.

Não tenho tido problemas nenhuns, antes pelo contrário.

Tenho também camarões num aquário de loricarídeos, que tem turfa num dos filtros. Nesse, o GH é de 2-3 ºdH, e os camarões crescem tanto ou mais que nos outros (a litragem é maior).

Que eu saiba, os camarões que a gente tem acesso, são quase todos originários de países asiáticos. Creio que os níveis de Cálcio não sejam muito maiores que noutras partes do mundo, inclusivé a água da nossa torneira. Aliás, a maior parte deles, até se dá é em pH's ligeiramente ácidos (6.6-6.8 ), que como deves bem saber, está relacionado com uma menor disponibilidade de Cálcio (menor GH).

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Ola Luís,

Até agora tenho usado a água da torneira e não tenho tido problemas com os camarões. Já as ampulárias morreram todas (mesmo em aquários onde os Reds procriam) e a única exlicação que posso arranjar é a falta de Cálcio.

Mas vou começar a usar água engarrafada porque a água da minha zona é "bruta" em nitratos (25 ppm) e nos aquários pequenos onde tenho Reds tenho tido problemas com as filamentosas. Por isso queria escolher uma que não tivesse um teor em calcio demasiado baixo...