Czar Publicado Agosto 11, 2006 Publicado Agosto 11, 2006 Boas, tenho aqui umas dúvidas na decoração do meu aqua: - Posso apanhar areia branca da praia e colocar no meu aqua? Basta só lavar e aquecer, é isso? - Posso por qualquer tipo de pedra que apanhe no exterior no aqua sem alterar o pH? Se não, como vejo se é o tipo de pedra indicado? - Qual é o peso médio de um aqua com 120x50x50? Cumps Citar
miguel angelo 2 Publicado: Agosto 11, 2006 Publicado: Agosto 11, 2006 boas 1º que tudo tens de saber quais as espécies de peixes que vais por para saber as exigencias de ph etc, só depois podes por a decoração dependendo das espécies diz ai ao pessoal o que estas a pensar por. Citar Abraços Miguel Angelo Os meus Discus
Czar Publicado: Agosto 11, 2006 Autor Publicado: Agosto 11, 2006 Boas, ainda estou a decidir, não estou completamente esclarecido ainda, sobre as espécies ainda vou ler umas coisas. Estou a pensar mandar fazer o aqua em setembro e também preciso de um móvel, não sei que peso faz este tipo de aqua, será mais ou menos que 80Kg? Cumps Citar
morpheus Publicado: Agosto 11, 2006 Publicado: Agosto 11, 2006 Czar disse: não sei que peso faz este tipo de aqua, será mais ou menos que 80Kg? eheheh! meu caro, aponta mais lá na casa dos 300kg! Citar BMNet Web Solutions - Design, Programação e Alojamentos
sea_man Publicado: Agosto 11, 2006 Publicado: Agosto 11, 2006 Boas, 80 kgs sequinho...só vidro + 250lts água+ 30 kgs de substrato e pedras-- +- 400 kilitos :D Citar
jcampos Publicado: Agosto 11, 2006 Publicado: Agosto 11, 2006 Olha Czar, eu acho que nao deves começar a casa pelo telhado, ou seja deves primeiro projectar o tipo de aquario ( biotopo ) que pretendes, dentro deste que tipo de peixes colocar , e ai sim projectares a decoraçao de acordo ( o maximo possivel ) com o biotopo que estar a fazer. Da uma olhada pelo forum, ve ai fotos de biotopos para tirares umas ideias. Quanto ao peso, embora nao seja muito de levar a letra ( pois ha varias variaveis que o podem alterar, podes usar uns software de calculo para aquarios, pois assim ficas com uma ideia melhor ( parece-me que nunca usas-te pois caso contrario nao terias falado em 80 kg ), e como diz o sea_man ( que esta a ser forreta na areia e pedra ) o peso poderá ir para perto dos 450 kg. Bom projecto nesse novo biotopo. Citar <-- João Campos --> <-- APC # 166 -->
Czar Publicado: Agosto 11, 2006 Autor Publicado: Agosto 11, 2006 Boas, bolas, não tinha mesmo ideia, estava a apontar para 80-100 Kgs :D Eu de momento tenho um 60l e a ajuda relativamente à decoração também era para este, assim, neste mais pequeno tenho: - 2 platys - 5 neons (vou comprar + 5) - 1 limpa-vidros - 1 caracol dourado - 1 Tricogaster Dourado Como decoração apenas tenho 3 pedras que já vinham no kit e 3 plantas artificiais. Neste não quero plantado, pelo menos por enquanto e o areão tem cerca de 5-6mm de diâmetro (a areia branca é para o grande) e queria adicionar umas pedras para compor mais o aqua. Assim perante estes peixinhos, que tipo de pedra posso colocar? Cumps Citar
jcampos Publicado: Agosto 11, 2006 Publicado: Agosto 11, 2006 Boas Czar, em relaçao as pedras, tens de verificar a composiçao das mesmas, pois estas conteem minerais que se podem dissolver na agua e alterar-te os parametros ( ex: rocha calcaria boa para ciclideos faz aumentar o PH ). Penso que para o teu aqua podes colocar uns xistos ( fazem umas boas tocas ),podes colocar pedra redonda do rio etc.... Lava e esfrega bem as pedras ( se conseguires dar uma fervura nelas melhor ). Citar <-- João Campos --> <-- APC # 166 -->
Czar Publicado: Agosto 11, 2006 Autor Publicado: Agosto 11, 2006 Boas, em Lisboa qual é o sitio mais indicado para encontrar esse tipo de pedras? Há alguma praia que tenha? E já agora como identifico se posso ou não colocar? Cumps Citar
Jorge Serrenho Publicado: Agosto 11, 2006 Publicado: Agosto 11, 2006 Olá Antes de mais. Areia da praia por norma traz conchas partidas no meio, isto quer dizer que aos poucos o Ph vai subir... A meu ver o melhor é usar areia e pedras neutras. Assim há sempre a certeza que esses items não irão influenciar quer a dureza quer o Ph da água. O jcampos referiu que a rocha calcária é boa para ciclideos. Faltou referir que é boa para ciclideos Africanos. Por exemplo: os discos tambem sao ciclideos e nem por isso gostam de águas duras e de ph alto :D Encontrar pedras é complicado. Eu por exemplo recorro ao "Max Mat" secção de construção, eles tem xisto, rocha vulcanica, basaltos, etc etc a preços muito inferiores comparando com as lojas de aquariofilia. Já agora a forma mais rápida de se verificar se a rocha é alcalina ou não é simples: derram-se umas gotas de ácido muriático em cima da rocha. Se fervilhar quer dizer que é alcalina. Se não ferver é neutra. Atenção o ácido muriático liberta vapores tóxicos e é corrosivo, logo ao ser manipulado há que proceder com segurança. Espero ter ajudado, abraços Citar A.K.A. Kapitonio
Luís Fortunato Publicado: Agosto 12, 2006 Publicado: Agosto 12, 2006 Olá. Jorge Serrenho disse: Já agora a forma mais rápida de se verificar se a rocha é alcalina ou não é simples: derram-se umas gotas de ácido muriático em cima da rocha. Se fervilhar quer dizer que é alcalina. Se não ferver é neutra. Atenção o ácido muriático liberta vapores tóxicos e é corrosivo, logo ao ser manipulado há que proceder com segurança. Tal como não usar luvas... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Czar Publicado: Agosto 12, 2006 Autor Publicado: Agosto 12, 2006 Boas, obrigado pelas dicas, de facto tenho alguma noções de trabalho laboratorial que penso me permitirem manejar com segurança o àcido muriático Quanto às rochas, o que tenho encontrado situa-se em casas de animais, situa-se na ronda dos 50€! É impensável dar 50€ por um "calhau" essas do Max-Mat costumam estar por quanto? Já agora a areia que vem dessas superficies é mais recomendável que a que vem da praia por exemplo (após lavagem, filtragem de conchas e fervuras) Cumps Citar
Jorge Serrenho Publicado: Agosto 12, 2006 Publicado: Agosto 12, 2006 Olá! Os preços não são nada parecidos com esses. A areia que comprei lá em tempos é "areia do rio lavada", é inerte e um saco de 40 kilos custa á volta de 3€. Abraços Citar A.K.A. Kapitonio
Recommended Posts