jmvr Publicado Agosto 10, 2006 Publicado Agosto 10, 2006 Olá a todos, Adquiri recentemente 4 Ramirezi (Microgeophagus ramirezi) juvenis (têm cerca de 3,5-4 cm) para o meu aqua de 112 litros, na tentativa de se formar um casal, e depois "reencaminhar" os outros. Estão muito activos, já com belas cores, perfeitamente adaptados ao aqua, mas estou com um pequeno problema... sexagem ! Todos têm a região do abdómen com uma cor rosada, e ainda não se nota nada disto: O macho apresenta a terceira e a quarta membrana dorsal mais desenvolvida, sendo tambem a parte anterior da barbatana dorsal mais alongada Há disputas territoriais, com dois dominantes, mas isso também pode acontecer se forem 4 fêmeas, não é? Dúvidas principais: - Os machos juvenis também têm o abdómen rosado enquanto jovens? - Com este tamanho já se deveria distinguir diferenças na barbatana dorsal? - Devo esperar mais algum tempo, ou trocar já algum? Espero e agradeço as vossas opiniões . Obrigado. P.S. - eu sei que com fotos era muito mais fácil opinar, mas as que tirei ontem á noite não ficaram nada boas ... tenho que tentar com mais "força". Jorge Rodrigues “Para os erros alheios temos os olhos de um lince; para os nossos próprios, os olhos de uma toupeira” “Uma grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos”
bfcmartins Publicado: Agosto 18, 2006 Publicado: Agosto 18, 2006 Boas, eu secalhar não sou a pessoa mais indicada para te ajudar, mas conto-te a minha experiencia. Pelo que sei os machos não teeem a barriga rosada, mesmo quando juvenis. Eu tenho um e ele não tem a a barriga rosada, mesmo quando o adquiri em juvenil. Espero ter ajudado, cumps, BM "A verdade é dura como o diamante, mas delicada como a flor de pessegueiro" -Gandhi
Loução Publicado: Agosto 19, 2006 Publicado: Agosto 19, 2006 boas:) vistes bem os bichos? lol é que pelo que sei e por o que cunheço deles não existem machos de barrigas rosadas nem em juvenis. quanto a tal distinção que se faz entre femea e macho, por causa da barbatana dorsal ser mais longa acho que é pouco exacta(para não dizer nada), pois eu ja tive femeas com a barbatana dorsal maior. para mim o metodo mais eficaz e que não se erra é a cor da barriga se for cor de rosa é femea se não é macho:P mas tambem acho muito estranho teres logo 4 femeas(é complicado de se arranjar) mas posta ai fotos para o pessoal puder opinar. abraço carlos loução
Luis Rodrigues Publicado: Agosto 19, 2006 Publicado: Agosto 19, 2006 Boas tambem acho que tens quatro lindas femeas.... tenta comprar so um macho, espera ate fazerem casal e dispacha as outras. abraço
jmvr Publicado: Agosto 19, 2006 Autor Publicado: Agosto 19, 2006 Boas. Antes de mais, obrigado a todos pelas respostas. Realmente, também eu, mesmo com a minha pouca experiência, quanto mais as observo, mais me parecem 4 fêmeas...é "galo" ! Duas são claramente dominantes, mas se estivessem noutro aquário, e me pedissem opinião, diria que eram fêmeas, também. Amanhã tenho a tarde livre, vou tentar "acertar" com as fotos, para o pessoal analisar com dados mais concretos. Obrigado pelas ideias . Fiquem bem. Jorge Rodrigues “Para os erros alheios temos os olhos de um lince; para os nossos próprios, os olhos de uma toupeira” “Uma grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos”
Regal Publicado: Agosto 21, 2006 Publicado: Agosto 21, 2006 Nos Ciclideos qualquer peixe, macho ou fêmea, pode ser dominante, depende do cardume! Agora, uma coisa é certa, os macho nunca têm a barriga rosa ! Em todas as características esta é mais real "Se tem a barriga rosa, é fêmea!". Mas faz assim, pegas nas 2 territoriais e vais trocar por 2 machos adultos. Se quiseres ficar com as 2 territoriais, podes eventualmente, ter problemas com a adaptação dos novos machos!
jmvr Publicado: Agosto 21, 2006 Autor Publicado: Agosto 21, 2006 Boas. Novamente obrigado a todos pela vossa ajuda . É muito importante para quem anda a tentar aprender um pouco mais. Umas fotos tiradas (mal e "porcamente" ) ontem à tarde. Desculpem a má qualidade das fotos. Uma das dominantes, com dominada do lado direito: Dominante: Dominada: Outra... Para terminar: Fico esperando a vossa opinião . Um abraço. P.S. - De certeza que ninguém vai notar as algas no vidro :D ... regressei ontem de férias, e ainda não as "comprei" com o cartão de crédito :D . Jorge Rodrigues “Para os erros alheios temos os olhos de um lince; para os nossos próprios, os olhos de uma toupeira” “Uma grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos”
jmvr Publicado: Agosto 23, 2006 Autor Publicado: Agosto 23, 2006 Boas. Então, pessoal, as fotos estão assim tão más :D . Pela ausência de mais respostas, assumi que são 4 fêmeas, e "fiz-me à estrada" para arranjar "garanhão" ... Luis Rodrigues Boas tambem acho que tens quatro lindas femeas.... tenta comprar so um macho, espera ate fazerem casal e dispacha as outras. abraço Aqui está : Será que é desta que tenho um macho Digam de vossa justiça, SFF . Abraço. P.S. - Os bichos são provenientes da Alemanha, mas não sei a casa... Jorge Rodrigues “Para os erros alheios temos os olhos de um lince; para os nossos próprios, os olhos de uma toupeira” “Uma grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos”
Regal Publicado: Agosto 24, 2006 Publicado: Agosto 24, 2006 Claramente uma fêmea! Estás a ver o ponto negro? O macho tem o mesmo ponto mas todo sarapintado de manchinhas metalizadas azuis ou verdes que faz com que quase não se perceba que a mancha existe. A fêmea, por seu turno, tem sempre a mancha bem negra orlada das tais pintas metalizadas. Além de que está com a barriga rosa!!! É claramente uma fêmea!
Regal Publicado: Agosto 24, 2006 Publicado: Agosto 24, 2006 Sim, parece-me que compraste um macho, mas ainda é novo e ainda não está ambientado! Trocaste o macho ou simplesmente o colocaste com as 4 fêmeas? É que, se não tiraste as dominantes, com esse macho introvertido ainda, vais ter problemas.
jmvr Publicado: Agosto 24, 2006 Autor Publicado: Agosto 24, 2006 Boas, Ricardo. Pois, realmente tive que colocá-lo com as 4 fêmeas, porque naquela loja já não havia ramis, tive que ir a outra, não pude fazer troca. A foto do macho foi tirada assim que ele chegou ao aqua, portanto não estava mínimamente ambientado. Ele é ligeiramente maior que as fêmeas, portanto penso que assim que se ambiente, possa dominar "as gajas" ! De qualquer das formas vou estar atento, se notar perseguições constantes ao macho, devolvo as dominantes à loja, até já combinei com o empregado. Obrigado pela ajuda . Fiquem bem. Jorge Rodrigues “Para os erros alheios temos os olhos de um lince; para os nossos próprios, os olhos de uma toupeira” “Uma grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos”
Ang3lo Publicado: Setembro 24, 2006 Publicado: Setembro 24, 2006 Claramente uma fêmea! Estás a ver o ponto negro? O macho tem o mesmo ponto mas todo sarapintado de manchinhas metalizadas azuis ou verdes que faz com que quase não se perceba que a mancha existe. A fêmea, por seu turno, tem sempre a mancha bem negra orlada das tais pintas metalizadas. Além de que está com a barriga rosa!!! É claramente uma fêmea! mas a pinta grande é essa que estas a falar?ou a mais pequena atras? ja agora podem ver se o que tenho e macho ou femea? ::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura:: Cumprimentos Angelo
Recommended Posts