Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

Adquiri recentemente 4 Ramirezi (Microgeophagus ramirezi) juvenis (têm cerca de 3,5-4 cm) para o meu aqua de 112 litros, na tentativa de se formar um casal, e depois "reencaminhar" os outros.

Estão muito activos, já com belas cores, perfeitamente adaptados ao aqua, mas estou com um pequeno problema... sexagem :wink: !

Todos têm a região do abdómen com uma cor rosada, e ainda não se nota nada disto:

O macho apresenta a terceira e a quarta membrana dorsal mais desenvolvida, sendo tambem a parte anterior da barbatana dorsal mais alongada

Há disputas territoriais, com dois dominantes, mas isso também pode acontecer se forem 4 fêmeas, não é?

Dúvidas principais:

- Os machos juvenis também têm o abdómen rosado enquanto jovens?

- Com este tamanho já se deveria distinguir diferenças na barbatana dorsal?

- Devo esperar mais algum tempo, ou trocar já algum?

Espero e agradeço as vossas opiniões :lol: .

Obrigado.

P.S. - eu sei que com fotos era muito mais fácil opinar, mas as que tirei ontem á noite não ficaram nada boas :lol: ... tenho que tentar com mais "força". :cry:

Jorge Rodrigues

“Para os erros alheios temos os olhos de um lince; para os nossos próprios, os olhos de uma toupeira”

“Uma grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos”

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas,

eu secalhar não sou a pessoa mais indicada para te ajudar, mas conto-te a minha experiencia.

Pelo que sei os machos não teeem a barriga rosada, mesmo quando juvenis. Eu tenho um e ele não tem a a barriga rosada, mesmo quando o adquiri em juvenil.

Espero ter ajudado,

cumps,

BM

"A verdade é dura como o diamante, mas delicada como a flor de pessegueiro" -Gandhi

Publicado:

boas:) vistes bem os bichos? lol é que pelo que sei e por o que cunheço deles não existem machos de barrigas rosadas nem em juvenis.

quanto a tal distinção que se faz entre femea e macho, por causa da barbatana dorsal ser mais longa acho que é pouco exacta(para não dizer nada), pois eu ja tive femeas com a barbatana dorsal maior. para mim o metodo mais eficaz e que não se erra é a cor da barriga se for cor de rosa é femea se não é macho:P

mas tambem acho muito estranho teres logo 4 femeas(é complicado de se arranjar) mas posta ai fotos para o pessoal puder opinar. abraço

carlos loução

Publicado:

Boas

tambem acho que tens quatro lindas femeas....

tenta comprar so um macho, espera ate fazerem casal e dispacha as outras.

abraço

Publicado:

Boas.

Antes de mais, obrigado a todos pelas respostas.

Realmente, também eu, mesmo com a minha pouca experiência, quanto mais as observo, mais me parecem 4 fêmeas...é "galo" :P !

Duas são claramente dominantes, mas se estivessem noutro aquário, e me pedissem opinião, diria que eram fêmeas, também. Amanhã tenho a tarde livre, vou tentar "acertar" com as fotos, para o pessoal analisar com dados mais concretos.

Obrigado pelas ideias :wink: .

Fiquem bem.

Jorge Rodrigues

“Para os erros alheios temos os olhos de um lince; para os nossos próprios, os olhos de uma toupeira”

Publicado:

Nos Ciclideos qualquer peixe, macho ou fêmea, pode ser dominante, depende do cardume!

Agora, uma coisa é certa, os macho nunca têm a barriga rosa :) ! Em todas as características esta é mais real "Se tem a barriga rosa, é fêmea!".

Mas faz assim, pegas nas 2 territoriais e vais trocar por 2 machos adultos.

Se quiseres ficar com as 2 territoriais, podes eventualmente, ter problemas com a adaptação dos novos machos!

Publicado:

Boas.

Novamente obrigado a todos pela vossa ajuda :P . É muito importante para quem anda a tentar aprender um pouco mais.

Umas fotos tiradas (mal e "porcamente" :) ) ontem à tarde. Desculpem a má qualidade das fotos.

Uma das dominantes, com dominada do lado direito:

Imagem062.jpg

Dominante:

Imagem083.jpg

Dominada:

Imagem100.jpg

Outra...

Imagem085.jpg

Para terminar:

Imagem087.jpg

Fico esperando a vossa opinião :P .

Um abraço.

P.S. - De certeza que ninguém vai notar as algas no vidro :P :D ... regressei ontem de férias, e ainda não as "comprei" com o cartão de crédito :D .

Jorge Rodrigues

Publicado:

Boas.

Então, pessoal, as fotos estão assim tão más :D .

Pela ausência de mais respostas, assumi que são 4 fêmeas, e "fiz-me à estrada" para arranjar "garanhão" 8) ...

Luis Rodrigues  

Boas  

tambem acho que tens quatro lindas femeas....  

tenta comprar so um macho, espera ate fazerem casal e dispacha as outras.  

abraço  

Aqui está :? :

Imagem129.jpg

Imagem118.jpg

Será que é desta que tenho um macho :?:!::?

Digam de vossa justiça, SFF :? .

Abraço.

P.S. - Os bichos são provenientes da Alemanha, mas não sei a casa...

Jorge Rodrigues

Publicado:

Claramente uma fêmea!

Estás a ver o ponto negro? O macho tem o mesmo ponto mas todo sarapintado de manchinhas metalizadas azuis ou verdes que faz com que quase não se perceba que a mancha existe.

A fêmea, por seu turno, tem sempre a mancha bem negra orlada das tais pintas metalizadas. Além de que está com a barriga rosa!!!

É claramente uma fêmea!

Publicado:

Sim, parece-me que compraste um macho, mas ainda é novo e ainda não está ambientado!

Trocaste o macho ou simplesmente o colocaste com as 4 fêmeas?

É que, se não tiraste as dominantes, com esse macho introvertido ainda, vais ter problemas.

Publicado:

Boas, Ricardo.

Pois, realmente tive que colocá-lo com as 4 fêmeas, porque naquela loja já não havia ramis, tive que ir a outra, não pude fazer troca.

A foto do macho foi tirada assim que ele chegou ao aqua, portanto não estava mínimamente ambientado.

Ele é ligeiramente maior que as fêmeas, portanto penso que assim que se ambiente, possa dominar "as gajas" :twisted: !

De qualquer das formas vou estar atento, se notar perseguições constantes ao macho, devolvo as dominantes à loja, até já combinei com o empregado.

Obrigado pela ajuda :wink: .

Fiquem bem.

Jorge Rodrigues

• 1 mês depois...
Publicado:
Claramente uma fêmea!

Estás a ver o ponto negro? O macho tem o mesmo ponto mas todo sarapintado de manchinhas metalizadas azuis ou verdes que faz com que quase não se perceba que a mancha existe.

A fêmea, por seu turno, tem sempre a mancha bem negra orlada das tais pintas metalizadas. Além de que está com a barriga rosa!!!

É claramente uma fêmea!

mas a pinta grande é essa que estas a falar?ou a mais pequena atras?

ja agora podem ver se o que tenho e macho ou femea?

img0797xz3.jpg

img0805ld5.jpg

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

Cumprimentos

Angelo