Recommended Posts

Publicado

Boas...

Tenho tido ultimamente uma praga de caracois no meu Aqua...Tenho comprado aquelas gotas para por diariamente, e mesmo asism não passa..

Ontem depois de já ter feito 4 dias de tratamento, passado 30 minutos de ter desligado a luz tinha uma invasão de caracois inpensável..

Tenho tido tb alguns episódios com os peixes, de ficarem aflitos e de ter de mudar a água...começo a ponderar se não será desta invasão..

Será que alguém me pode dar uma dica de como irradicar de vez estes bichos...

Obrigada,

Publicado:

Que tipo de aquario tens e com que fauna?

A melhor forma de controlar essa praga é através da introdução de fauna que os coma.

Qual será a mais indicada depende do tipo de aquário que tenhas.

Se o aquario não estiver a trabalhar em extremos de pH, podes à partida arranjar uns botia palhaço (4-5), fazer uma aclimatização bem devagar, que eles tratam da praga.

Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147

Publicado:

Uma tecnica muito comum é por uma folha de alface no aquário de um dia para o outro. No dia seguinte grande parte deles está agarrada à alface e é só apanhar e mandar fora. :wink:

Bruno Nogueira

Publicado:

Procura os ovos. É uma massa transparente gelatinosa, com ovos brancos muito pequenos. Procura nos cantos do aqua, no filtro, nas folhas das plantas...

Publicado:
num aquario de ciclídeos africanos a folha de alface não é devorada? é indicado este método com malawis?

Se comerem só lhes faz é bem. Acho que não custa experimentar.

Bruno Nogueira

Publicado:

A questão das ditas pragas de caracois têm um e só um motivo: excesso de alimentação no aquario.

Os caracois reproduzem-se ferozmente quando se mete comida a mais no aquario e há muitos restos. Também referiste episódios em que tiveste de mudar a agua por os peixes estarem também aflitos, o que leva de novo muito provvelmente ao excesso de alimentação que mais rapidamente degrada a agua tornando-a "imprópria pra consumo". Mais te posso dizer que deves até ficar contente com a dita praga porque eles ao comer os restos de comida já te evitaram certamente uma "mega morte" no aquario.

Elimina pois a causa, ou seja alimenta menos os peixes e verás que em algum tempo terás muito menos caracois, até porque eles n comem areão :wink:

• 2 anos depois...
Publicado:
... podes à partida arranjar uns botia palhaço (4-5), fazer uma aclimatização bem devagar, que eles tratam da praga.

Boas,

os botias que voces colocam são de que tamanho? qualquer tamanho serve?

PS: Alexan desculpa ter usado o teu post, mas acho que não havia necessidade de abrir um novo post para um tema repetido.

abc

JJ

O meu Malawi - 450 lts

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

• 2 semanas depois...
Publicado:
Boas...

Tenho tido ultimamente uma praga de caracois no meu Aqua...Tenho comprado aquelas gotas para por diariamente, e mesmo asism não passa..

Ontem depois de já ter feito 4 dias de tratamento, passado 30 minutos de ter desligado a luz tinha uma invasão de caracois inpensável..

Tenho tido tb alguns episódios com os peixes, de ficarem aflitos e de ter de mudar a água...começo a ponderar se não será desta invasão..

Será que alguém me pode dar uma dica de como irradicar de vez estes bichos...

Obrigada,

Boas,

Se se tratarem de Melanoides Tuberculatas, fico-te com eles :wink:

Se te quiseres ver livre dos bichos, faz um tratamento com fluvermal. Não só te mata os caracóis, como te desparasita os peixes.

Abraço,

NCR

Publicado:

Já experimentei muita coisa e a unica que me solucinou o problema foi o Bótia palhaço, ao fim de 4 dias nem um caracol, só cascas.