wonderman Publicado: Agosto 14, 2006 Autor Share Publicado: Agosto 14, 2006 bem... cá estou, com novos resultados de testes PO4: adivinhem: exacto!!! 0,25!!! tou a ficar doido com isto... daqui a nada passa 1 semana e lá se vai 10euros de fosforo! e potássio uma coisa é certa, as plantas estão a ficar muito boas, tirando o tapete de Lilaeopsis brasiliensis, que apesar de muito bom, tem 1 ou outra folha a apresentar carências na ponta... as Ceratopteris Thalictroides é que estão a ficar brutais, com um verde muito vivo, folhas muito largas, etc... nem vale a pena falar da "praga" Ceratophyllum demersum... crescimento hiper acelerado, mas isso já era normal... de qualquer maneira vou postar mais fotos logo no meu post das fotos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Agosto 14, 2006 Share Publicado: Agosto 14, 2006 Olá. Nuno, tens de tomar atenção a uma coisa... as plantas consomem nutrientes. Hás de fazer assim: fertilizas e medes os Fosfatos a seguir. Depende bastante do aquário... eu por exemplo tenho consumos da ordem 1.5 ppm de PO4 por dia. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wonderman Publicado: Agosto 14, 2006 Autor Share Publicado: Agosto 14, 2006 tou a ver... deve ser o meu caso... vou fertilizar e uma hora depois testo para ver os valores (já agora gostava de ver o teste de PO4 a ficar um bocadinho azul LOL só pra me certificar que não está estragado AAHAHAH) luís, sendo tu alguém com bastante experiência em químicos, diz-me uma coisa, onde é que eu posso arranjar os químicos?? nas drogarias não há nada, não quero dar dinheiro a farmacêuticos nestes produtos... hoje já tive uma referência, pode ser que me safe lá, mas só quarta é que posso confirmar. de qualquer maneira, os tópicos a dizer: "numa drogaria encontras isso" começa a ser, a meu ver, um mito Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Agosto 14, 2006 Share Publicado: Agosto 14, 2006 Tens a certeza que a Vaz Pereira não vende ao público? Senão, tenta aqui: www.soescola.pt Fica na Pontinha. Abraço. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wonderman Publicado: Agosto 14, 2006 Autor Share Publicado: Agosto 14, 2006 foi o que me falaram! esse mesmo! vou lá quarta feira, muito obrigado luis! quanto à vaz pereira, vende se for lá como empresa, e no mínimo 25eur, foi o que me disseram, e não sei se compensa, além do mais já cá canta o nitrato de potássio (o tal da vaz pereira) que vou usar, só me resta comprar o potassio e os fosfatos só um pequeno reparo: acho que as carências das lilaeopsis tem um nome: escalar! o gajo anda me a bicar aquilo... LOL bem estou só à espera que o synodontis decida nadar um bocadinho pra fazer um vídeo e mete-lo na net, com as plantinhas no seu auge do crescimento Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wonderman Publicado: Agosto 16, 2006 Autor Share Publicado: Agosto 16, 2006 não sei se já foram ver o video e as fotos actualizadas na segunda, já lá está o prometido, mas vim aqui pra continuar o episódio: ONDE ESTÃO OS MACROS??? pois, fertilizei à 3 horas atrás, 5ppm de nitratos (5mL seachem flourish nitrogen), 1 ppm de fosfatos (16mL seachem flourish phosphorus), e 10ppm de potássio (16mL seachem flourish potassium), fui testar agora os nitratos e os fosfatos: EXACTO!!! 5ppm de nitratos, e posso afirmar que se situava entre 0,5 e 1 ppm de fosfatos (mais para 0,5 ppm). ou eu estou a fazer mal as contas (não me parece) ou a fertilização está a ser consumida muito rapidamente... ah, não faço uma TPA à 5 dias Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Agosto 16, 2006 Share Publicado: Agosto 16, 2006 Elá.... muito estranho. Já ponderaste o teu teste estar estragado? Acho isso muito, mas muito estranho. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wonderman Publicado: Agosto 16, 2006 Autor Share Publicado: Agosto 16, 2006 não deve estar... mas olha levantando essa questão, daqui a nada sou capaz de fazer um teste, com um pouco de água, e meto um bocado de fertilização de fosfatos lá dentro, depois testo. eu tenho outra teoria, que não passa disso mesmo, com a agravante de vir de mim (alguém com muito pouca experiencia em fertilização): será que a água está com uma capacidade "tampão" para não aceitar fertilização a este nível? será que é necessário continuar insistentemente a fertilizar, para que a água possa ir "abrindo" a sua capacidade receptora de macro´s? será que TUDO (quando digo tudo, digo areão, tronco, filtros, whatever) está a absorver a fertilização, e a pouca que existe vai se entranhando no aquário? o que é certo é que as algas não aparecem (quer dizer, de 3 em 3 dias convem passar o iman nos vidros, pois não se vê algas nenhumas, mas se olhar de lado, em direcção ao vidro frontal, mas da parte de dentro, vê-se a começar a surgir uma mancha verde que RAPIDAMENTE desaparece com o simples passar do iman no vidro), e as plantas estão com uma vivacidade muito grande... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Agosto 16, 2006 Share Publicado: Agosto 16, 2006 será que a água está com uma capacidade "tampão" para não aceitar fertilização a este nível? será que é necessário continuar insistentemente a fertilizar, para que a água possa ir "abrindo" a sua capacidade receptora de macro´s? será que TUDO (quando digo tudo, digo areão, tronco, filtros, whatever) está a absorver a fertilização, e a pouca que existe vai se entranhando no aquário? Não... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wonderman Publicado: Agosto 16, 2006 Autor Share Publicado: Agosto 16, 2006 será que a água está com uma capacidade "tampão" para não aceitar fertilização a este nível? será que é necessário continuar insistentemente a fertilizar, para que a água possa ir "abrindo" a sua capacidade receptora de macro´s? será que TUDO (quando digo tudo, digo areão, tronco, filtros, whatever) está a absorver a fertilização, e a pouca que existe vai se entranhando no aquário? Não... :D então admitindo que o teste está bom, achas que 3 horas podem chegar pras plantas "comerem" tudo em periodo de fotossintese? é que se: - o teste estiver bom; - a fertilização estiver correcta; então tenho um fenómeno dentro do aquário! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Agosto 16, 2006 Share Publicado: Agosto 16, 2006 Pois... não sei. Duvido muito que os fertilizantes tenham passado da validade, até porque do ponto de vista químico, é um bocado complicado. Eu adiciono fertilizantes no meu, e passados 5-10 minutos, o suficiente para garantir que a sua mistura na coluna de água é homogénea, meço e os resultados são concordantes com o que adicionei. Por isso... mais uma vez, não sei. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wonderman Publicado: Agosto 16, 2006 Autor Share Publicado: Agosto 16, 2006 quando fertilizar é o que vou fazer: 5, 10 minutos testo... espero dar-te resultados positivos da proxima vez... :D Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Agosto 16, 2006 Share Publicado: Agosto 16, 2006 Podes sempre tirar uma amostra de fertilizante (1 ml), adicionar 4 ml de água do aquário, e fazer o teste... Assim deves tirar todas e quaisquer dúvidas. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wonderman Publicado: Agosto 16, 2006 Autor Share Publicado: Agosto 16, 2006 wooooooooooow ok o teste DEFINITIVAMENTE está ok... nem um minuto tinha passado, aquilo já parecia o fertilizante usado pelo pinto da costa no relvado do dragão! LOL 2 minutos passaram, e sim aquilo é escuro, muito escuro! ok agora sei o que NUNCA posso ver no meu aquário! LOL rebentou a escala, é o azul dos 5ppm porque só vai até 5ppm Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Agosto 16, 2006 Share Publicado: Agosto 16, 2006 então admitindo que o teste está bom, achas que 3 horas podem chegar pras plantas "comerem" tudo em periodo de fotossintese? nenhum desses produtos é utilizado directamente na fotossintese, excepto a molecula de P, e esta hein! Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Agosto 16, 2006 Share Publicado: Agosto 16, 2006 Oi. nenhum desses produtos é utilizado directamente na fotossintese, excepto a molecula de P, e esta hein! Com esta agora dava-te na cabeça... Fica bem. Abraço. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Agosto 16, 2006 Share Publicado: Agosto 16, 2006 lol...molecula de P....molecula que utiliza o P .... Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wonderman Publicado: Agosto 16, 2006 Autor Share Publicado: Agosto 16, 2006 não percebi muito bem... então o que o just_me dizia era que na fotossintese as plantas só consomem P, ou seja, fósforo? de qualquer maneira, fosfatos seriam então consumidos, e isso justificaria o alto consumo de fosfatos? é que, tendo o teste ok, tendo o fertilizante ok, e as plantas a vencerem CLARAMENTE a batalha contra as algas, tem de haver uma razão para a qual em 3 horas só tinha 0,5 ppm de fosfato, já que fertilizei 1 ppm (16mL do produto, a relação é: 0,8 x volume aquário x 1 ppm que é o que pretendo aumentar) Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Agosto 16, 2006 Share Publicado: Agosto 16, 2006 isto da pressa só faz escreveer disparates...eu depois escrevo direito...ignorem o que foi dito acima... nao é uma mlecula que utiliza o P...esqueçam enfim...asneiras atras de asneiras,,,isto de estar acordado mais de 48 horas só da nisto! Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
LOGISBURG Publicado: Outubro 11, 2006 Share Publicado: Outubro 11, 2006 Boa tarde Fiz a pergunta a Vaz Pereira e a só escola e obtive os seguintes valores: Vaz Pereira- Pos. Marca N/ Refª Descrição EMB Preço 1 V.P 723 Nitrato de Potassio 1 kg 2,68€/kg 2 V.P 8968 Dihidrogenofosfato de Potassio 1 kg 6,68€/kg 3 V.P 731 Sulfato de Potassio 1 kg 13,19€/kg 4 V.P 7300 Cloreto de Potassio 1 kg 6,41€/kg Preços sujeitos a IVA á taxa de 21 %. Sóescola- Nitrato potássio-100gr.....2,80 Idem -500gr..................8,00 Dihidrogénofosfato potássio -100gr..... 4,80 Sulfato potássio -100gr.....3,20 Idem - 250gr.........7,40 Cloreto potassio -250gr..........5,80 IVA + 21% Estou a pensar ir a Vazpereira comprar embalagens de um Kilo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Outubro 11, 2006 Share Publicado: Outubro 11, 2006 Olá. Estou a pensar ir a Vazpereira comprar embalagens de um Kilo Não sei é se consegues comprar Acho que só vendem a empresas. E já agora, qual a pureza dos produtos? Não é só olhar para o preço. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Outubro 12, 2006 Share Publicado: Outubro 12, 2006 pois, consoante a pureza, muda o preço... Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
LOGISBURG Publicado: Outubro 12, 2006 Share Publicado: Outubro 12, 2006 Quando for comprar o material vou verificar a pureza. A obrigatoriedade de ser empresa para comprar não é grande problema, todos nós conhecemos quem trabalhe ou tenha empresas. Depois vou divulgar os resultados. Não vou ser é breve porque ainda estou a montar o aqua. Logisburg Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
LOGISBURG Publicado: Outubro 20, 2006 Share Publicado: Outubro 20, 2006 Bom já fui as compras. Comprei um quilo de cada um dos seguintes produtos: -Fosfato de Potássio (Monopotassio) CAS 7778-77-0, EEC 231-913-4; -Nitrato de Potássio EEC N. 231-818-8, CAS 7757-79-1, R 8-22-36/37/38, S 7-17-26-36; -Cloreto de Potássio Puro Cristais (Ph. Eur., USP, FCC, JP14, KP7, E 508) Fiquei seguramente mais de meia hora a espera pelo que não tive tempo para esperar pela ficha dos produtos, (para ver da pureza). Julgo que as referências que transcrevi dos rotulos deve dizer essas coisas. Convido os entendidos a decifrarem esses codigos. Não é necessário ser empresa para comprar, convem é encomendar com cerca de um ou dois dias de antecedencia para não ter que ficar a espera que preparem o material. Logisburg Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Outubro 20, 2006 Share Publicado: Outubro 20, 2006 Olá. Os rótulos só têm isso escrito? Esses números CAS e EEC referem-se basicamente ao "nome" do produto. Não à sua pureza... Em relação à pureza, tens diversos nomes que costumam ser utilizados: ISO, p.a. (para análises) equivalente a Pro Analysis, food grade, puro, extra puro, etc... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts