Estou-me a iniciar nos salgados!


Black Dragon

Recommended Posts

Boas,

 

Bem, Como decidi comecar um projecto de Mbunas num aqua de +/- 200 litros, vou passar um dos meus mbunas que está num aqua de 54 litros para esse de 200 litros, como tal, o aqua de 54 litros vai dexar de tar povoado, e assim, queria experimentar pela primeira vez um salgado, neste caso um "mini".

 

Não me digam para pesquisar, porque ando a ler aquele "iniciação a água salgada" do site TheKrib. E sim, eu sei que quanto mais pequeno o aqua mais instavel é...

 

Agora o que pretendia com este tópico era que me dissessem o que necessito para ter sucesso num aqua destes.

 

O material que tenho apenas disponivel é:

 

-Um filtro interior Fluval Plus 2 400 l/h

-Um termostato JAGER de 50 W

-Um aqua em acrilico de 34x21x23 (CxAxL) 16 Litros, que pode servir de mini sump 8)

-Rocha Morta

-Uma lampada Florescente normal de apenas 30W :D

 

Que me aconselham?

 

PS:Ainda só tenho experiência com todo o tipo de água doce, mas queria comecar nos de salgada...

 

 

 

:lol:Black Dragon / Tiaguinho :lol:

Juventude Da Treta

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo onde reside a tua dúvida! Aquele topico de iniciação á agua salgada tem tudo o que precisas saber. Agora se queres saber quais os modelos usar isso é outra coisa. Há muita marca e modelo de uma variedade infinita de material que podem ser comprados. É uma questão de ires ás lojas e veres o que precisas.

 

Filtro - Esquece

Aquario - 54litros

Calha de luz- Podias comprar um pequeno projector HQI

Rocha viva- Para um aquário tao pequeno uns 5 quilos de rocha não faziam mal..

Substracto - Um saco de areia sugar size cribsea

Peixes - Uns ocellaris

Circulacao - 2 bombas de 700litros/hora

 

Penso que com este sistema, podias já fazer com calma.... uma coisa bastante agradável! Com corais duros e tudo quando tivesses mais experiência.

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtro-Esquece

Calha de luz- Podias comprar um pequeno projector HQI

Circulacao - 2 bombas de 700litros/hora

 

Porque é que esqueco o filtro?

 

Onde posso comprar um projector desses? e quanto custa +/-?

 

Em relação á circulação, posso usar a cabeca do meu filtro fluval que dá 400 litros e comprar mais uma cabeca de 1000 litros?

 

:lol:

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, o que é um filtro seco-húmido? la no FAQ não percebi bem.

 

E ja agora, o que precisa de ter uma sump?e para que serve mesmo sem ser esconder o material como o termostato?

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esqueces o filtro porque simplesmente não precisas dele para nada :arrow:

 

Tens aí no forum lojas que têm esses projectores. É uma questão de veres.

 

Quanto a circulação as bombas convêm ser da mesma potência, para haver "corrente aleatoria" no aquário.

 

Não faço ideia do que seja esse filtro seco/humido porque nós não usamos filtros no reef's

 

Normalmente as sumps usam.se para aquários grandes! 200litros para cima

Servem para cultivar algas, ajudar nos processos de filtragem e para esconder o material. Podes fazer um refugio na sump para fazer culturas de corais! Fazer mudas etc...

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bem vindo aos salgados!

Sou da mesma opinião que o Luis Rosa! Não necesstas de filtro! Se tiveres uma boa rocha viva, o filtro não vai fazer nada!

Quanto à iluminação, acho que não é necessário hqi, afinal o aqua vai ser baixinho, basta umas T5.

Os peisinhos....isso não te podes esticar! Compra um ou dois ocellaris/perculas e já é muito!

Sempre podes ver no tópico de iniciação à água salgada umas dicas!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se eu puser uma sump,

 

vai-me beneficiar ou não?e ja agora ponho um escumador?

 

estou a pensar, em vez de fazer numa aqua com 60x30x30 vou fazer um aqua com 60x40x50, que acham?

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sump - beneficias sempre pois aumenta o volume do sistema, permite esconder equipamento e facilita as TPA's.

 

Escumador - não é obrigatório mas é altamente recomendável

 

60x30x30 vs 60x40x50 - quanto maior melhor :wink:

 

iluminação - depende do tipo de corais que queiras vir a manter. As T5 mais pequenas que conheço são de 24 W mas não sei o tamanho delas.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sump - beneficias sempre pois aumenta o volume do sistema, permite esconder equipamento e facilita as TPA's.

 

Escumador - não é obrigatório mas é altamente recomendável  

 

60x30x30 vs 60x40x50 - quanto maior melhor  :wink:  

 

iluminação - depende do tipo de corais que queiras vir a manter. As T5 mais pequenas que conheço são de 24 W mas não sei o tamanho delas.

 

Cumps

DC

 

Quais são os corias mais faceis de se manter? os moles ne?então vai uns moles...

 

Umas duvidas fundamentias

 

:wink: Que bombas me aconselham? não tenciono gastar muito dinheiro nas bombas, visto que ainda tenho que comprar muita coisa, e tambem estou a fazer um aqua de 200l.

 

:P Um skimmer é a mesma coisa que um escumador?se sim, que escumador me recomendam?

 

:arrow: o que é o Kalk?

 

:arrow: Porque é que há pessoas que usam aquela peca dos sistemas de soro dos hospitais?

 

:arrow: Como é que são feitas as TPA's semanalmente? ( sim eu digo semanalmente, porque ao final do mês vou buscar agua nova ao raso )

 

LOL, thanks...

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Antes de mais aconcelhava-te a inverter as dimensoes. Em vez de fazer 60*40*50 faria 60*50*40.

Mais largo e melhor para o landscape e sendo mais baixo aproveitas melhor a luz e consegues manter qualquer coisa apenas com umas T5.

Quanto as bombas tens varias opcoes desde que tenhas pelo menos de circulacao entre 15x a 20x o volume do aquario por hora... a quem tenha mais.

Sim, escumador e igual a skimmer. Skimmer é o nome em ingles. Para esse aquario colocaria um pequeno tipo Red Sea Airlft 90, Aquamedic minifloater ou um tunze (o mais fraquito).

Kalk é hidroxido de calcio... serve para manter e em alguns casos (dependendo do aquario e consumos) aumentar niveis de calcio e dureza. Procura no forum mais sobre isso porque existem excelentes topicos que explicam em pormenor... nesses topicos iras encontrar a explicacao sobre o sistema gota a gota com doseador de soro.

Quanto a agua... Como e que sao feitas? Como assim? Vais buscar ao fim do mes agua para 1,2,3 meses... o que quiseres. Guardas a agua em lugar escuro e bem fechado e da para fazeres as trocas de agua quando quiseres... :evil:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tao porque é que eu vejo a falarem de agua doce nos salgados?

 

Talvez porque a àgua de reposição (repõe a que evapora) seja doce!!!

Pode-se também falar em água doce se esta for a "base" para elaborar a àgua salgada! (juntado sal)

É claro que esta água doce é (normalmente) àgua obtida por osmose inversa.

 

Abraços,

Pedro Pinheiro

 

PS: Pesquisar não faz mal a ninguem e este fórum tem muitos e bons tópicos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas...

Vou aproveitar este tópico para também expõr umas dúvidas.

Estou a pensar a médio/longo prazo fazer um reef entre 100 a 150litros, em relação ao sump, só é aconselhável a partir de 200litros?

Outra coisa é os skimmers, nunca reparei :lol: mas calculo que se venda, certo?e como é colocado no aqua? finalmente as tpa´s são feitas com água doce ou salgada (se calhar é muita burrice, mas tenho visto alguns tópicos pr aqui e não reparei em nada que referisse isso).

no que me puderem ajudar eu agradecia.

 

Abraços!

 

P.S. - Vou tentar adquirir o material aos poucos para não custar tanto, indiquem-me alguns com boa relação preço/qualidade.

Luis Filipe Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Estou a pensar a médio/longo prazo fazer um reef entre 100 a 150litros, em relação ao sump, só é aconselhável a partir de 200litros
?

Utilizar sump é sempre aconselhado sempre que se puder fazer uma! :oops:

Com a sua utilização podes aumentar a litragem do teu sistema e assim ajudar a estabiliza-lo. Podes também esconder todo o equipamento...

 

Outra coisa é os skimmers, nunca reparei Embarassed mas calculo que se venda, certo?e como é colocado no aqua?

Sim vendem-se :wink: Quanto à colocação, depende do modelo... existem alguns externos, uns internos outros de mochila, depende...

 

finalmente as tpa´s são feitas com água doce ou salgada

As TPAs são feitas com água salgada, obviamente :)

Aqui tens dois processos, podes utilizar àgua de osmose de sal (proprio para aquários, pesquisa bem a marca previamente) e "fabricar" a tua propria àgua, ou... ir colectar àgua ao mar... Esta ultima tem bastantes adpetos, apenas tens de ter atenção a medir os paramentros fisico-quimicos de onde colectas a àgua e teres cuidado com eventual poluição (não vàs colectar àgua junto a portos ou inde exista alguma zona com barcos de recreio...)

 

Abraços,

Pedro Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.