Escalares com tons avermelhados


pedroplx

Recommended Posts

Viva, estou a notar os meus escalares muito estranhos. Têm a espinha com um tom avermelhado (tipo sangue) bem como a a zona do corpo junto às barbatanas !! Que medicação aplicar ??

 

Sterazin ?? Noto num deles um tom esbranquiçado na pele ... Vou fazer daqui a pouco testes à água a ver se detecto alguna anomalia.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

 

Os peixes em questão são juvenis ?

Existem várias variedades domesticas em que os juvenis apresentam esse tom rosado que por vezes poderá ser confundido com algum sintoma de doença.

 

 

Será possivel exibires fotos dos peixes em questão ?

 

 

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já não são juvenis, são 2 casais adultos e só comecei a verificar esta situação à cerca de 3 / 4 dias ... e parece piorar. Noto que não andam a comer tão bem como dantes.

 

Vou tentar colocar fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai a foto, como podem reparar na foto, a zona das barbatanas está muito vermelha, principalmente as superiores e a cauda, dá ideia de ser qq infecção interna ... este é o que se nota mais por ser mas claro, mas os outros tb apresentam o mesmo sintoma.

Que será ?

 

dscn0104.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

 

De facto é doença.

 

O peixe apresenta uma camada opaca sob a pele e já um ligeiro apodrecimento nas barbatanas.

As zonas avermelhadas poderão estar relacionadas com pequenas hemorragias.

 

Normalmente este tipo de situações estão relacionadas com uma qualidade inadequada da agua, excesso de população e/ou nutrição inadequada.

 

 

Sinceramente não me sinto avontade para te mencionar ao certo o tratamento que deves utillizar.

Não sei se será mais adequada a utilização de um composto que combata o oodinium ( não parece apresentar toda aquela camada branca tipica do mesmo.. só se este caso for ainda o começo ) ou um composto que combata o agente responsavel pela opacidade da pele, Chilodonella acho eu.

 

O Protozin da Waterlife parece ser indicado para o oodinium, mas o melhor será tentar adquirir uma informação mais exacta e precisa junto do forum de doenças.

 

 

Espero que o exemplar melhor rapidamente

 

 

Boa sorte

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, tudo indica que seja da água ... Fiz os testes e verifiquei que os Nitratos estavam altíssimos. quase no máximo da escala dos testes :multi: .

 

Mudei cerca de 50% da água, aspirei o areão e limpei o filtro amanhã vou ver como estão os peixes para tomar uma decisão quanto à medicação a fazer.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedia aos moderadores que mudassem este topico para as doenças.

Voltando ao tema e dado que aminha resposta anterior teve que ser curta devido à falta de tempo (este forúm está a tornar-se um vício ), a septicemia hemmorrágica é provocada por bacterias do tipo Pseudomonas e Aeromonas que se multiplicam quando a qualidade da água diminui ,por falta de TPA´s e por falta de limpeza dos filtros mecânicos . O apodrecimento das barbatanas, que o Miguel referiu, é outro dos sintomas .

Cumprimentos

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usei ontem Myxazin era o mais parecido que aqui tinha !! Acham que posso continuar ou devo comprar algum dos outros produtos aconselhados ?

 

De ontem para hoje parecem ter a respiração mais normal, embora os tons avermelhados continuem, e em alguns a pele esbranquiçada.

 

Parei de os alimentar tb como dizem nas instruções do Myxazin.

 

Já agora agradecia tb aos moderadores que me mudassem este tópico para as doenças ou me digam se eu o posso fazer.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

todos eles são bactericidas, assim como o Myxazin e o Bactocure da red sea, por isso deve resultar.

atenção , que se aplicares o produto no aquario toda a população bacteriana será afectada, incluindo o filtro.

 

cumps, Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passados 3 dias de medicação com Myxazin, o resultado não é muito animador ... já morreram 2 escalares (um deles o da foto) :) , e aínda tenho outro que não está muito bem .. Neste momento o que eu tenho reparado é que os peixes esfregam-se muito nas plantas.

 

Que me aconselham a fazer ? continuo medicação com Myxazin ? Devo parar ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais