Sandokan Publicado Agosto 3, 2006 Publicado Agosto 3, 2006 Boas, Montei recentemente um aquário dedicado somente a espécies da amazónia & outros fluviais. Na decoração, para alem das plantas, coloquei 3 troncos. 2 desses troncos já faziam parte do setup anterior, o novo tem um grave problema... fungos!!! É assim, quando o comprei pensei nele como o foco principal para o novo setup, era um daqueles novos com ramificações, sem casca, etc. Plantei as plantas com base na area e nos diferentes planos que ele proporcionaria... espectáculo. Um dia depois da montagem (isto ainda sem peixes, claro), o tronco apresenta uma pelicula por todo lado, branca e gelatinosa. Ora, eu dei ao tronco o tratamento que sempre dei a todos os outros que tenho, que por acaso são muitos mesmo. Lavei, escovei e fervi. Mesmo assim o sacana do tronco apareceu com fungos! Como nunca tinha tido um problema semelhante, decidi pesquisar aqui no vosso forum. Vi casos semelhantes e apostei em lhe dar uns dias num recipiente cheio de azul de metileno. Mantive-o durante 3 dias com mudas de água e posteriores dosagens (em doses de "mata-bicho") à agua nova. Parecia estar a resultar... "- Só pelo seguro, vou fervê-lo em antifungos também." pensei eu, e fervi-o durante duas horas consecutivas. Voltei a colocar o tronco a repousar no recipiente temporário, agora só com água limpa por um periodo de dois dias... maravilha, parecia estar isento de camadas viscosas. Como estava um pouco tingido, resolvi voltar a ferver para depois o colocar finalmente no aquário. Mais duas horas de fervura na maior panela que tinha cá em casa, e mesmo assim só metade dele cabia nela... tinha que o estar a virar de 10 em 10 minutos, a suar com o calor que tem estado mais o vapor do caldinho que se fazia. Ontem parecia estar tudo em condições para o colocar. Toca a pegar no musgo de java, amarrar com linha tirar umas lasquitas, e pronto... aquário dentro! Pus-lhe umas rochas temporarias em cima para ele afundar, e fiquei a aguardar resultados. Hoje quando chego a casa, tenho um deja-vu... o "ranho" está de volta. Não sei mais o que fazer... o tronco já me ficou caro. Água, anti-fungos de JBL, gás da fervura e o desgaste mental. Estou a pensar lhe dar à parte um banho de cobre. Tenho aqui um pacote do que costumo usar no inverno para os bonsais de folha caduca. Pergunto a vós se conhecem outra possibilidade de eliminar este tipo de fungo. Como ele esteve em tratamento num local sem luz, talvez tenha sido por isso que ele não se tenha manifestado. Ao colocar no aquario com a luz... zás, de volta de novo. Ideias por favor. Obrigado
JOSE Publicado: Agosto 6, 2006 Publicado: Agosto 6, 2006 tens duas soluções muito mais em conta primeira ferve com agua e sal muito sal,ou então colocas umas ampularias maçã que em dois dias limpam isso,já tive um de videira assim e em tres dias as ampularias resolveram o problema até hoje. já agora banho de cobre não me parece boa ideia,vão ficar residuos de cobre no troco e bai bai peixes,o cobre é muito prejudicial para os peixes em quantidades elevadas.
Recommended Posts