keito Publicado Agosto 3, 2006 Publicado Agosto 3, 2006 boa tarde tenho uma nova montagem (está aqui http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=46867) foi montado ontem. A minha duvida é que o Ph tem vindo a subir e tenho medo que seja da areia. fui buscala a um areal perto da macro da quinta do conde acho que havia uma bomba de gasolina da ciprol ao pé. a minha duvida é se será da areia ou se poderá ser do ciclo de azoto que faz subir o ph (a agua sai da torneira a 7.0 e neste momento (24h depois de estar no aquario) esta ali entre 7.5 e . acho estranho se for da areia pois foi o user Jorge Serrenho que me indicou o sitio para apanhar a areia e disse que a usava nos seus aquarios. obrigado (ja agora eu tive a ler o http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html#cycle mas não concegui perceber se o ph também sofria alterações) Citar
Luís Fortunato Publicado: Agosto 3, 2006 Publicado: Agosto 3, 2006 Olá. Num ciclo, passagem de Amónia a Nitratos, faz é baixar o pH... Se calhar, tens é a água já dura e com CO2 dissolvido, e passado algum tempo o pH sobe devido ao CO2 sair da água. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Jorge Serrenho Publicado: Agosto 3, 2006 Publicado: Agosto 3, 2006 Olá Abaixo está parte do artigo do Eng. José Antunes Lourenço que se encontra no site da Ruimar. Num aquário novo o valor do PH aumenta facilmente e vai muitas vezes para perto dos 8,5, no entanto como as águas novas tem tendência a saturar-se de bicarbonatos, passadas algumas semanas face ao fornecimento de CO2 pelos peixes e também pela acção das bactérias a situação inverte-se para a acidificação à medida que diminui a reserva alcalina. este fenómeno é notável em aquários com areão não calcário como é o caso da sílica. A areia em questão está no meu aquário há mais de 1 ano (cerca de 45 kilos) e não me altera o ph. Eu testei com o ácido cloridrico e não reagiu. Abraços Citar A.K.A. Kapitonio
keito Publicado: Agosto 3, 2006 Autor Publicado: Agosto 3, 2006 Jorge espero que a situação melhore e que das pedras vulcanicas não podia ser e o resto ja la tava tudo menos a areia. Não notaste aumento do ph quando puseste a areia pela primeira vez? luis o aqua so tem agua desde ontem. Citar
Jorge Serrenho Publicado: Agosto 3, 2006 Publicado: Agosto 3, 2006 Olá de novo o aqua so tem agua desde ontem. A aquariofilia é um hobby de paciência, diria mais: muita paciência. Há que esperar e verificar com frequência o ph nos primeiros tempos para poder conhecer o que se passa no aquário. É natural que o Ph sofra alterações no inicio e mesmo durante todo o tempo que estiver montado, afinal basta fazer uma TPA com água cujos parametros seja diferentes da água do aquario. Uma subida de 0,5 no Ph de um dia para o outro não é assustador nesta fase. No entanto faça uma experiência: Encha um copo de água e com essa água faça um teste de ph. Passadas 24 horas faça novo teste á água que ficou no copo. Se tiver hipoteses de agitar a água do copo melhor (bomba de ar). No meu caso oscila sempre, o que me leva a crer que a água da rede traz CO2 dissolvido e que este ao dispersar-se no ar sobe-me o Ph um pouquito. Abraços e relaxe... Citar A.K.A. Kapitonio
keito Publicado: Agosto 3, 2006 Autor Publicado: Agosto 3, 2006 posso ligar o oxigenio no aquario soque como so tinha plantas nele achei que não fazia falta vou fazer a experiencia Citar
Jorge Serrenho Publicado: Agosto 3, 2006 Publicado: Agosto 3, 2006 Olá de novo posso ligar o oxigenio no aquario E quem falou ligar a bomba de ar no aquário? é favor ler melhor o meu post anterior! Abraços Citar A.K.A. Kapitonio
keito Publicado: Agosto 3, 2006 Autor Publicado: Agosto 3, 2006 ha ja percebi. obrigado pela dica vou agora tirar o copo de agua Citar
Recommended Posts