Lagartas

Visitante

Recommended Posts

Olá pessoal, apareceu na minha Cabomba umas lagartas que a tem devorado... Podem-me ajudar a combater esta praga? Qual o nome delas? Com o nome delas consigo comprar e aplicar os tratamentos... Obrigado pela ajuda!

Partilhar nas redes sociais

As lagartas são relativamente grandes, 1 cm - 1,5 cm, pouco mais, fazem uma espécie de casulo com as folhas da cabomba, são brancas, são muito parecidas com o Asticot usado na pesca. Obrigado pela ajuda!

boas!

não sei o que é, nunca vi tal coisa e é a primeira vez que ouço falar!

o que acontece depois do casulo?

que peixes tens dentro do aquário? será que não podes colocar algum que as coma? mesmo que temporariamente.

abraços!

Categoria: Humano.

Pelos vistos as lagartas não são nada comuns, falei com um senhor de uma loja de aquariofília que me paereceu bastante entendido e não sabia, mas aconselho-me a pôr sal na água, que sendo lagartas deveriam ser parasitas e com o sal morriam, exprimentei e já está!! parece que estou sem lagartas!! he he! :P aqui fica um contributo não muito técnico, mas uma expriência que talvez possa ajudar alguém que esteja a viver ou venha a viver o que passei! Fiquem bem! Obrigado a todos que me quiseram ajudar!

esse senhor entendido na aquariofilia deveria ter-te dado outro conselho...

primeiro eu gostaria de ter essas lagartas...parasitas?

mesmo que o fossem (que eu duvido) desse tamanho não haveria problemas...

eu sinceramente com essas lagartas estaria mais próximo de construir um "ecosistema" mais estável, estas lagartas e as plantas seriam o alicerce a base desse ecossistema...

mas prontos, agora tens um aquário normal...

com plantas na hora da morte...

sabes o que os antigos costumavam fazer para dar cabo dos terrenos agricolas dos vizinhos?

metiam sal nesses terrenos...

Pois, concordo plenamente com os últimos comentários, então tens uma lagarta que nunca ninguém ouviu falar no teu aqua e o conselho que te dão é meter um esterilizante genérico? Francamente, eu até estava interessado em explorar essas lagartas um pouco mais. tipo criar um aqua só para elas ou coisa do género.

Muito obrigado ao senhor da loja por dar conselhos à toa e destruir algo que nem sequer conhece. Olha da próxima se tiveres uma praga de caracois, mete cianeto, principalmente se forem caracois nunca antes vistos.

Por vezes fico mesmo irritado com os nossos lojistas :P

Se voltares a ter as ditas lagartas, mete aqui um post antes de falar com esse expert outra vez ok? :D

Abração,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

• 4 anos depois...

Eu tenho o aquário há 4 semanas e ainda nem sequer tenho peixes e acaba de me acontecer o mesmo que o nosso colega relatou. Mas a planta em que isso aconteceu foi numa Egeria densa perdendo rapidamente as folhas.

A lagarta cresce no interior da folha que acaba por ficar oca. Quando as vi ainda levavam a folha atrás e outras podiam ser observadas ainda a mexer no seu interior. O tamanho é +/- 0.5 a 1.5 cm como o nosso colega referiu, é transparente e podemos ver o seu interior verde que deduzo seja devido à sua alimentação.

Como o nosso colega, fui à loja onde comprei as plantas e a Sra. ficou muito admirada com o meu relato e pediu para levar la a planta para ver se descobriam o que era. Assim o fiz e aguardo resposta.

Ainda não limpei o aquário e ainda tenho 3 plantas. Por isso é muito natural que ainda tenha algumas lagartas. Se voltar a ver alguma tentarei tirar uma foto para vos mostrar.

Pergunto ainda o que devo fazer?

Editado por victorjedy

olá

são larvas de tricóptero, nao sei se são inofensivas, mas vi uma vez um documentário na televisão, mas foi há tanto tempo que nem me lembro, mas lembro-me que havia uma senhora que as criava para fazer contas, porque punha ouro e pedras coloridas dentro do aquário que eles usavam para fazer o casulo. Mas fica aqui um link sobre essa espécie. Espero que ajude. http://www.acervodigital.ufrrj.br/insetos/...trichoptera.pdf

De qualquer maneira são uns bichinhos interessantes pelo menos na fase larvar.

Vmdaff

Editado por Vmdaff
tiagodovale2-dbd.jpg