Platy inchada?!?


Recommended Posts

Ola Pessoal

 

Comprei uma Platy a semana passada. Normalmente compro peixes bastante novos para poder adaptar estes a qualidade da minha agua..... digamos q a agua ca de casa tem ph 8 va se la saber porque...... A verdade e q pedi um novinho mas a uns dias atras apareceram me 9 alvins no aqua. A mae so pode ser a platy pq foi a unica cuja a barriga desinchou. Pelos vistos n era tao nova como me fizeram crer na loja.... :S

A minha duvida é: Sera q eram so 9 ou ja foram comidos os outros?? Estes n sao mt grds mas escapam se bem dos guppies e das mollies. Sera q e melhor construir uma maternidade pos alvins? Ouvi falar de uma rede q se usa pa lavar roupa q tb da pa construir maternidades ja q n alteram a qualidade da agua. Sera esta uma boa ideia?

 

* * *

Alea jacta est...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei uma Platy a semana passada. Normalmente compro peixes bastante novos para poder adaptar estes a qualidade da minha agua.....

 

Tem cuidado para não comprares mesmo muito jovens pois se forem muito pequeninos, são mais frágeis e há maior probabilidade de não aguentarem a mudança de aquário.

 

digamos que (palavra corrigida) a agua ca de casa tem ph 8 va se la saber porque......

 

É melhor deixares estar o pH nos 8 do que andares sempre a tentar baixá-lo e nunca teres um pH estável. Isso baixa a imunidade dos peixes. Se vires que estão saudáveis e felizes, deixa estar o pH assim.

 

Pelos vistos n era tao nova como me fizeram crer na loja.... :S

 

É normal. Não sei exactamente quantos meses demoram os platies a atingir a maturidade sexual. Mas esse tempo nos vivíparos costuma ser curto. Por exemplo nos guppies é apenas 3 meses. E um peixe com 3 meses ainda é jovem!

 

A minha duvida é: Sera que (palavra corrigida) eram so 9 ou ja foram comidos os outros?? Estes n sao muito (palavra corrigida) grds mas escapam se bem dos guppies e das mollies. Sera que (palavra corrigida) e melhor construir uma maternidade pos alvins? Ouvi falar de uma rede que (palavra corrigida) se usa pa lavar roupa que (palavra corrigida) também (palavra corrigida) da pa construir maternidades ja que (palavra corrigida) n alteram a qualidade da agua. Sera esta uma boa ideia?

 

Quanto à rede, explica lá isso melhor que não faço ideia de que rede estás a falar. Se foram ou não comidos pelos outros não tens maneira de saber, a menos que tivesses visto, o que não é o caso. Se eles não estão a ser comidos, não precisas de maternidade. E até é aconselhável não teres. O que podes fazer é transferí-los para um aquário ou um recipiente com cerca de 10 litros para os fazeres crescer. Assim consegues alimentá-los melhor e é mais fácil para tratar da qualidade da água. TPA's de 2 em 2 dias são aconselhadas para um crescimento mais rápido.

 

Boa sorte com os pequenotes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bigada a todos pelas vossas dicas.

Ja visitei os links e sem duvida deram me mtas ideias.

Vou so esclarecer algs coisas pa q n fiquem a pensar q trato mal os meus peixinhos.... :cry:

-Claro q qd compro peixes novos, tenho o cuidado de n trazer bebes por serem frageis. N gosto de andar a sacrificar peixes a toa.... :cry:

-O ph da minha agua e 8 e assim sera sempre. Nunca tentei mudar isso pois pelo q me da a sensacao tem a ver c o poder tampao da agua e n vale a pena gastar rios de dinheiros a comprar acidos e estabilizadores.

Mas continuo a ter uma assombracao: qts bebes costumam ter as platys? Tal como disse no 1o post so tenho 9..... E q tenho lido q os guppies tem aos 30.... e as platys sao da mm familia e eu so tenho 9 :cry: Tenho medo de perder estes... :cry:

Desculpem la mas e q n tava a espera de ter trazido uma platy prestes a dar a luz pa casa..... e inda por cima nca tinha tido bebes.... E a minha 1a vez.....

 

* * *

Alea jacta est...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As platys são viviparas, podiam ter nascido 10, 15, 20...a mãe pode ter comido alguns. Ou outro peixe do aqua, já agora.

Mas por mais cuidados que tenhas, conta em perderes alguns. As taxas de mortalidade nos viviparos são altas, por isso é que eles têm muitos.

 

A minha molly negra, quando a comprei, no dia a seguir pôs 13 (ou 15, já não sei) cá fora, desses, apenas tenho 2, um em cada aqua.

Fiz uma maternidade igual à do link, coloquei-a dentro do aqua, limpava o fundo da maternidade todos os dias, logo aí, morreu 1, ao fim de 2 semanas até os coloquei num aqua de 60cm só para eles.

Aí fiz asneira, esqueci-me que tinha lá posto um ancistru. Como não o via à 2 semanas e estava CHEIINHO de plantas, pensei que ele até tinha morrido.

 

Durante 2 semanas, continuaram a crescer, depois, num dia estavam lá todos, no outro dia de manhã, sobravam 2. Não percebi na altura porquê, mas coloquei no aqua a maternidade e pus os 2 filhotes lá. Mais tarde é que vi o ancistru colado à maternidade, a ver se apanhava os 2 pequenotes... :lol:

 

Mas se queres que a maioria cresça, tens de pensar numas coisas:

- O que fazer a tantos platys?

- Vais ter espaço para eles?

- Vais conseguir dar ou vendê-los?

- Sabes que se decidires ficar com todos, eles vão reproduzir-se? Nessa altura, vão aparecer problemas genéticos por consaguinidade...

 

Pode ser ainda cedo para pensares o que fazer com eles quando crescerem, mas o facto é que alguns (ou todos) vão crescer. Tens de decidir já o que vais fazer.

É o dilema de quem faz criação acidental ou coloca um casal no aquário, o que fazer com as crias.

 

PS- cuidado com as abreviaturas, o corrector automático passa-se dos carretos, corrige tudo e fica difícil de ler as tuas mensagens... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais