Ana Ramos Publicado Julho 31, 2006 Publicado Julho 31, 2006 Olá a todos! Montei recentemente o aquário e agora estou com uma duvida. Reparei que o meu filtro faz uma filtração Ascendente, isto é, faz uma filtração de baixo para cima, ficando as matérias pré-filtrantes no fundo e as matérias de filtração biológica e pós-filtragem no cimo! A questão é a seguinte, quando quero lavar o filtro tenho que retirar o cesto superior e consequentemente as matérias biológicas. Será que não perco as Nitrobacter (Bactérias Nitrificantes) com esse procedimento? Uma vez que a ceramica sai fora de água... não sei... Relativamente ás TPA's... quando as faço costumo parar o filtro... será aconselhavel? Beijos Citar "Mais vale a fúria do inferno do que a fúria de uma Mulher desprezada."
krushandkill Publicado: Julho 31, 2006 Publicado: Julho 31, 2006 Podes manter o filtro ligado ou desligado, vai dar no mesmo. Aproveitas a água que retiras das tpa's e lavas as matérias filtrantes, assim perdes o menos possível de bacterias nitrificantes. Convém é numa semana, lavas algumas matérias, na outra, as restantes. Quando vires que tens o aqua bem estabilizado e sem problemas, aí sim, podes lavar tudo ao mesmo tempo. Sempre usando a água das TPA's. Não sei se já conheces: http://faq.thekrib.com/pt/ Dá uma leitura, esclarece muitas dúvidas. Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Jorge Serrenho Publicado: Julho 31, 2006 Publicado: Julho 31, 2006 Olá Em principio todos os filtros externos fazem uma filtragem em modo ascendente, excepção do Fluval FX5 que faz a filtragem em modo descendente. O filtro faz 3 tipos de filtragem, 1º a filtragem mecância (lã, fibras, esponjas, ceramicas lisas, etc), 2º a filtragem biológica (cerâmicas, efhi...) esta é onde moram as bactérias nitrificantes e nitrificadoras, por ultimo fica sempre a filtragem quimica (carvão, zeolith, turfa, chemi-pur, etc etc). Ao lavar o filtro, caso as cerâmicas não sequem não haverá grandes problemas para as bactérias. Atenção á água das lavagens. Se contiver cloro as bactérias morrem num ápice! Quanto ao parar ou não filtro enquanto faz a TPA é opção pessoal, desde que não deixe a bomba do filtro trabalhar em seco! Abraços Citar A.K.A. Kapitonio
Recommended Posts