Qual o melhor tipo de iluminação para aquas plantados?  

23 votos

1. 1.

• PLL
      7
    • T8
      7
    • T5
      9

Recommended Posts

Publicado

Ora bem pessoal aí está uma questão que eu acho que so por votação vai lá...

É um assunto em que julgo ainda ninguém chegou a um concensso (será que algum dia haverá concensso?)

No meu caso em particular tenho cerca de 45 Lts reais (59*28*29) e gostava de ter uma iluminação de 1WL (mais coisa menos coisa)...

Para já estou inclinado a meter 3 x 15W T8 com balastros electronicos e reflectrores, DIY claro está (até porque já tenho duas lâmpadas e casquilhos para três) :wink:

Aceitam-se críticas, sugestões e tudo o resto que venha por bem é muito bem vindo!

Cumprimentos e boas votações

PS: Como opção de escolha apenas meti T5, T8 e PLL pois são as únicas opções mais comuns que conheço (os entendidos que digam de sua justiça!) mias informações sobre o assunto disponíveis no site da OSRAM sem querer publicitar marcas...

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:

Depende do aquário, e muito mais das plantas que lá colocas...

Cumprimentos

Luís Fortunato

PS: Não votei

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Tkz pla opiniao Luis (que aliás são sempre prontas e esclarecedoras!! :lol: ), eu sei que depende muito para o que se quer e para que plantas é...

Mas mesmo assim julgo que todas elas terão os seus prós e contras, independentemente do fim para que se destinam.

Esta votação mais do que isso, pretende ser um tópico onde se discuta (no bom sentido claro!!) e se troquem ideias e impressoes dos prós e contras de cada um dos tipos de ilumin enunciados...

Cumprimentos

Publicado:

Olá.

Mas mesmo assim julgo que todas elas terão os seus prós e contras, independentemente do fim para que se destinam.

Esta votação mais do que isso, pretende ser um tópico onde se discuta (no bom sentido claro!!) e se troquem ideias e impressoes dos prós e contras de cada um dos tipos de ilumin enunciados...

Pois... mas não é isso que perguntas no teu primeiro post...

Se queres saber qual o melhor tipo de lâmpadas para o teu aquário, acho que uma lâmpada de 55 Watts PC é o melhor. Isto se quiseres um plantado com plantas exigentes. Tens calha para dar e vender...

Cumprimentos

Luís Fortunato

PS: Se concordas que os tipos de lâmpadas são igualmente bons, dependendo somente do uso que lhe queiramos dar, então porquê uma votação? :lol:

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Caro Luis,

Obrigado pelos esclarecimentos (neste e noutros topicos), mas agora as dúvidas :twisted:

PC é equivalente a PLL certo?

Tenho andado a vasculhar aí na net e a dúvida é sobre a temperatura de cor, que pelo que li se deve situar entre 5200 a 6500 K (se quisermos simular a iluminação solar) a questão é se em vez de uma única lampada neste caso 55 W PC ( entre os 5200 e 6500K ), não seria preferível por exemplo ter várias ( no meu caso 3x15W T8 ), com temperaturas diferentes ( 2 entre os 5200 e 6500K e outra a puxar para a zona do azul ou preferencialmente do vermelho por causa da fotossíntese... )

Quanto á votação a principio foi puro desconhecimento de causa :oops: , mas depois de umas pesquizas e horitas a informar-me, é apenas por mera curiosidade, ou se lhe quiseres chamar "estatística".

Cumprimentos

Publicado:
Ora bem pessoal aí está uma questão que eu acho que so por votação vai lá...

e eu acho que por votação é a pior maneira de lá ir...

quanto ao artigo esta interessante, mas com alguns erros, e já um pouco ultrpassado. Não deixa de ser uma boa leitura inicial. Na parte biologica da coisa, está bom, na parte de tecnica de iluminação , falha.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Bons dias!

quanto ao artigo esta interessante, mas com alguns erros, e já um pouco ultrpassado. Não deixa de ser uma boa leitura inicial. Na parte biologica da coisa, está bom, na parte de tecnica de iluminação , falha.

Quanto a isso não sei pois como deves já ter percebido ainda tou na fase do principiante...

Há algum artigo, site ou literatura que aconselhes, e que a teu parecer esteja mais correcto tecnicamente falando?

Aprpoveito para deixar outro link sobre o tema --> aqui

Cumprimentos

Publicado:
Outro link com imensa informação sobre o tema

www.aquariofilia.net

Caro Luis Rodrigues, sim senhor,nunca me teria lembrado de tal coisa, foste muito prestavel mesmo! :wink:

Provavelmente se meti o topic é porque não encontrei certamente o que desejava...

Porque se há quem tenha alergia ao search, eu não a tenho...

Cumprimentos

Publicado:
Outro link com imensa informação sobre o tema

www.aquariofilia.net

Caro Luis Rodrigues, sim senhor,nunca me teria lembrado de tal coisa, foste muito prestavel mesmo! :oops:

Provavelmente se meti o topic é porque não encontrei certamente o que desejava...

Porque se há quem tenha alergia ao search, eu não a tenho...

Cumprimentos

Por acaso isso era uma piada.

Mas a tua duvida já foi respondida varias vezes.

Sim, é preferivel teres as tais 3x18wts com varios espectros, a ter so uma de 6400k.

Talvez 1 de 4000k (ou algo aproximado), 1 de 6400k e uma de 10000k (ou outra de 4000k ou 6400k em vez da de 10000k) seria uma boa opção.

abraço

Publicado:

Caro Luís,

Obrigado pela resposta (ag sim valeu!! :oops: )

Fica só a correcção (piquinhas) não são 3x18W mas sim 3x15W 8)

Mais uma vez obrigado pela resposta

Cumprimentos

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!