Recommended Posts

Publicado

Olá a todos!

Infelizmente não é pelas melhores razões que vos escrevo... :lol:

Tenho uma cauda de espada fêmea a padecer desta doença. Já lhe apliquei betadine na ferida (será que fiz bem? Foi-me aconselhado neste tipo de situações... :wink: ).

O problema é que no meu aqua para além de ter esta menina a sofrer desta doença tenho o aqua com uma enorme camada de gordura por cima (parece nevoeiro). Já fiz uma mudança de água de cerca de 30%, tenho os filtros com as saídas viradas para dissolver esta camada e mesmo assim ela continua lá... Também reduzi a alimentação e andei a ver se teria algum peixe morto mas não. love you Já não sei o que mais fazer...

As minhas perguntas são:

:D Mudo a cauda de espada para outro aqua?

:twisted: Faço-lhe o tratamento com que medicamento (isto preciso que me respondam com urgência visto poder amanhã de manhã comprar o medicamento pois à tarde as lojas estão fechadas)?

:lol: Faço o tratamento num aqua hospital ou num aqua à parte? A temperatura tem que estar alta ou baixa para melhor curar esta doença? acho que li num sítio qualquer que esta doença requer temperatura mais baixa.

:lol: E em relação à camada de gordura o que faço mais?

:lol: Tenho um medicamento cá em casa (o FMC). Dá para esta doença?

Por favor ajudem-me... Sei que não é um discu nem nada demais mas para mim é um peixe muito importante assim como para o resto das pessoas cá de casa.

Desde já agradeço qualquer ajuda!

Cumprimentos.

(Ex-_aNa_)

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Publicado:

A camada de gordura, retiras com um copo. Inclinas o dito, recolhes alguma água e a película gordurosa da superfície. Também podes passar rapidamente papel de cozinha pela superficie.

Nos meus aquas, o ancistru ou os outros peixes costumam comer essa pelicula. É apenas gordura da comida e colónia de bactérias e microorganismos, os peixes adoram comer aquilo só que a camada se fôr em demasia, fica feio.

Peixe, ataque de bactérias:

Baktopur direct - é caro, aí uns 22€. O peixe custa aí uns 2€...será que vale a pena? Tu é que sabes. De qualquer maneira, é sempre um medicamento que fica em casa para uma emergência... :oops:

De qualquer maneira, retira-o para um outro aqua com água do aqua onde ele está (aproveitas e fazes uma TPA).

Eu sou mais apologista do Baktopur normal, demora mais tempo, mas resulta. O Direct é forte demais. Aqua hospital de 5lt com um filtro de esponja http://www.drpez.com/drcol105.htm, mudas de água de 50% todos os dias, remédio e uma colher de chá de sal.

Fiz uma pesquisa por "Podridão", por "apodrecimento" e por "barbatanas" na secção "Doenças e pragas".

Aqui, conselho do nunomiguel:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...E3o+++barbatana

Aqui, conselho do freestyler:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...E3o+++barbatana

Aqui, conselhos teus:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ight=podrid%E3o

E o nosso guia geral:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=82

PS - reparei que já te morreu um peixe com um problema destes. Boa sorte desta vez.

P.S.2 - Não gosto muito disto: "Por favor ajudem-me... Sei que não é um discu nem nada demais mas para mim é um peixe muito importante assim como para o resto das pessoas cá de casa. ". Esta, frases parecidas em posts teus e frases do membro flecha no post onde lhe deste dicas, apenas me deixam a pensar numa coisa - perdeste tempo a escrever este post e a aguardar por respostas, quando podias ter aproveitado o tempo e feito pesquisas neste fórum e na net. O tempo já é pouco.

Espero ter ajudado e ainda ir a tempo. Dá notícias.

Publicado:

Olá!!

Obrigada pela tua ajuda mas senão gostaste de como postei, tembém eu não achei muita graça à maneira como "disses-te" certas coisas... :oops:

E sim tenho esse medicamento cá em casa e já ia administrar amanhã caso ninguém me respondesse, só não queria estar a fazer asneira.

PS.: Eu pesquisei e não encontrei e estive a tarde toda nisso... Devo ser mesmo burra. Nisso e em querer salvar um peixe que custa 2€ mas que tem tanto direito à vida como um que custa 20€.

Por aqui findo a minha intervenção neste post se o quiserem apagar visto estar a mais estão à vontade.

Cumprimentos.

(Ex-_aNa_)

Publicado:
Olá!!

Obrigada pela tua ajuda mas senão gostaste de como postei, tembém eu não achei muita graça à maneira como "disses-te" certas coisas... :oops:

Se calhar, ou não me expliquei bem ou não estou nos meus dias...ou então, é culpa de já ter visto tantos posts de gente aqui em pânico com problemas, que em vez de passarem algum tempo a pesquisar sózinhos, perdem tempo a escrever posts e a esperar por respostas. A maior parte das vezes, essa perda de tempo resulta na morte do peixe. Se te aborreci, peço desculpa pela minha escolha de palavras.

E sim tenho esse medicamento cá em casa e já ia administrar amanhã caso ninguém me respondesse, só não queria estar a fazer asneira.

PS.: Eu pesquisei e não encontrei e estive a tarde toda nisso... Devo ser mesmo burra. Nisso e em querer salvar um peixe que custa 2€ mas que tem tanto direito à vida como um que custa 20€.

Por aqui findo a minha intervenção neste post se o quiserem apagar visto estar a mais estão à vontade.

Cumprimentos.

Apenas disse que tu é que podias decidir o que fazer, se ias investir na salvação do peixe ou poupares na tua aflição e no stress do dito cujo, que mediante o avançado do seu estado, pode já não ir a tempo, apenas isso. Mas tu é que disseste que ias às compras amanhã, se tivesses dito que tinhas o Baktopur em casa, provavelmente apontava-te os links, dizia-te para o usares e desejava-te boa sorte. Pecaste por falar a menos e eu por falar a mais. Passámos à frente disto e desejo-te boa sorte novamente.

Em nenhum momento disse ou dei a entender que serias burra. Eu apenas perdi algum tempo a escolher os melhores links, dos mais de 50 que me apareceram nas pesquisas e mediante um caso que já me aconteceu, apontei-te os que achei melhores. Até te mostrei as palavras que usei na pesquisa, não apenas para te mostrar que as respostas existem aqui, mas subtilmente, mostrar-te o que procurei e o que li, ao tentar ajudar-te. E olha que ainda foram bastantes posts...experimenta, escreve as mesmas palavras na pesquisa e vês o que eu li. Só na parte da pesquisa por "barbatana", perdi uma eternidade, tem muita coisa.

Duvido que o teu post seja apagado, ao fim e ao cabo, é um caso de apodrecimento de barbatanas, pode ajudar mais alguém.

De qualquer maneira, tenhas ficado mesmo muito chateada ou apenas aborrecida, lembra-te que tentei ajudar. Vi o teu post às 21 horas, respondi às 22h. Estive esse tempo todo em pesquisas.

Talvez assim te seja mais fácil desculpares-me. :oops:

Publicado:

Olá!!

Desde já também quero pedir desculpa pela minha respostas, mas também não ando nos meus dias... :lol:

Percebi a tua intenção de me ajudares, mas interpretei mal o que me disseste.

Agora que está tudo explicado espero que me desculpes. :)

Agradeço imenso o facto de teres-te dado a esse trabalho mas antes de postar também andei a fazer pesquisas no fórum e parece que tinha perdido o rasto a esses posts em que participei, principalmente por ser exactamente nessa altura em que mudei de mail.

Também pesquisei na net mas mais baralhada fiquei! :?

Nuns sites só diziam para se usar o produto x (publicidade a esse mesmo produto) mas o que me baralhou mais foi um que dizia que se tinha que usar um atibiótico específico e não um bactericida de largo espectro, como é o caso do bactopur.

E só para veres como não ando nos meus dias nem me lembrava que tinha o bactopur direct cá em casa. Só quando andei a remexer é que vi. :oops:

O estado da bicha ontem ainda estava no início da doença, mas agora e apesar de esta manhã ter iniciado o tratamento com FMC (foi-me indicado por um logista de confiança para doenças mais avançadas) está pior.

Hoje acabo esse tratamento e amanhã começo o do bactopur ou achas que faça um banho intensivo como indicam nas instruções?

Entretanto e após ter mudado cerca de 20% de água do aqua principal esta manhã a gordura desapareceu e os outros peixes estão todos bem. Ao menos isso. :wink:

Visto ser uma doença que já me apareceu mais do que uma vez no aqua (deve estar adormecida no areão ou assim e só aparecer de vez em quando) vou aproveitar o facto de estar de férias para tirar os peixes todos e o desinfectar. Pode ser que assim acabe este problema.

Por agora não tenho mais nada a acrescentar a não apresentar mais uma vez as minhas desculpas não só ao membro krushandkill como ao resto da comunidade.

Vou dando notícias. :wink:

Cumprimentos a todos.

Ana Rita Godinho

PS.: Aquela minha "boca" aos discus deve-se ao facto que desde que cheguei ao fórum que reparo que pode haver mil e um posts das doenças dos discus, mas quando surge alguém a postar sobre isso ajudam-no sempre em detrimento dos outros peixes mais "baratos". É que para mim os peixes não é pelo valor comercial que são mais ou menos valiosos para mim. :wink:

Já agora o bactopur direct custou-me 8€ a embalagem mais pequena. :wink:

(Ex-_aNa_)

Publicado:

por acaso concordo com a ana...

um simples neon tem tanto direito como um discu...

e digo-vos ainda...

acho mais piada a um neon... que a um discu...

eu tenho discus... gosto deles.. mas digo... não é um peixe de uma beleza assim imemsa...

acho mais piada a um guppy... ali sempre para traz e para a frente... sempre atras das femeas... e anda para cima e para baixo... que um discu que anda muito menos...

embora sejam ambos lindos...

mas continuo a dizer...

qualquer peixe tem direito a vida...

offtopic:

ana... este topico faz me lembrar aquele no forum das tartarugas... tartarugas siamesas.. :lol:

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Publicado:

Olá ricardo!!

Só para veres como anda a minha cabeça não te agradeci pela ajuda. :lol: Obrigada.

Concordo contigo e aliás é uma das minhas filosofias de vida (e não, não sou hippie :wink: ). Não sou capaz de fazer mal a nenhum ser vivo, nem a uma mosca! Afinal não tem culpa de ter nascido mosca. :oops:

Espero que isto vos ponha a pensar. :wink:

E agora voltemo-nos a centrar no assunto principal. :wink:

Cumprimentos.

Ana Rita Godinho

(Ex-_aNa_)

Publicado:
de nada... mas

quanto a isso da mosca....

também não as mato... abro a janela e espero que elas se ponham embora...

dá que pensar...

Eu também faço o mesmo! :lol:

(Ex-_aNa_)

Publicado:
Hoje acabo esse tratamento e amanhã começo o do bactopur ou achas que faça um banho intensivo como indicam nas instruções?

Acaba o tratamento que estás a fazer e depois, banho intensivo. A ver se ao menos aquilo desinfecta e mata as bactérias que lá estão.

Vê lá que água andas a colocar no aqua, não uses a água do aqua onde ele estava. Espero que tenhas o peixe separado. Colocaste um filtro de esponja? Convém teres o máximo de oxigenação.

Quando me apareceu um problema de fungos, devido a um Colisa comprado numa loja ranhosa, dei banho ao colisa, à fêmea (estava a ser afectada) e atirei Baktopur para o aqua, para tratar todos os outros peixes. Isto à uns 3 meses já.

O baktopur direct é um antibiótico, forte por sinal. Mata as bactérias do filtro, as bactérias que estão a roer as barbatanas do bicho e até afecta o peixe em tratamento. Deve ser o último recurso e usado com cuidado.

Se calhar, assim que acabares o tratamento que estás a fazer e depois dos banhos, ele não melhorar, Baktopur direct lá para dentro, mas se ele te parecer melhor, usa só o Baktopur normal, à cautela. Depois deixa o bicho recuperar.

Vai é fazendo umas mudas de água, pequenas, apenas para limpar o aqua de lixo do peixe e da comida.

Sabe sempre bem, quando estamos com febre, um pano húmido, bem fresquinho, na testa... :wink:

PS - Detesto discos, bichos mais parados e sem graça...é por isso que no meu aqua de 150cm, optei por 2 Botias palhaço, 2 Melanotaenia, 2 camarões madeira e 8 escalares. Além da molly, kribensis e guppys...

Nada como ver peixes a nadar num aqua grande. Peixes que nadem, não peixes que ficam a olhar para ontem...

:lol::oops:

Publicado:
Acaba o tratamento que estás a fazer e depois, banho intensivo. A ver se ao menos aquilo desinfecta e mata as bactérias que lá estão.

É o que vou fazer. A coitada ontem ainda comia e hoje já nem isso... Espero mesmo que a possa ajudar. :?

Vê lá que água andas a colocar no aqua, não uses a água do aqua onde ele estava.

Usei água do aqua numa porporção de cerca de 50% dessa para 50% nova. :wink: Fiz mal? Era o que diziam as intruções.

Espero que tenhas o peixe separado. Colocaste um filtro de esponja? Convém teres o máximo de oxigenação.

O peixe está separado num aqua hospital. :wink: Filtro de esponja não tenho mas pus uma pedra difusora para ter bastante oxigenação e movimentação na água. Se for mesmo necessário um filtro de esponja posso comprar amanhã.

O baktopur direct é um antibiótico, forte por sinal. Mata as bactérias do filtro, as bactérias que estão a roer as barbatanas do bicho e até afecta o peixe em tratamento. Deve ser o último recurso e usado com cuidado.

Não sabia... Pensava que era só um bactericida de largo espectro. :wink:

Se calhar, assim que  acabares o tratamento que estás a fazer e depois dos banhos, ele não melhorar, Baktopur direct lá para dentro, mas se ele te parecer melhor, usa só o Baktopur normal, à cautela. Depois deixa o bicho recuperar.

Vai é fazendo umas mudas de água, pequenas, apenas para limpar o aqua de lixo do peixe e da comida.  

Sabe sempre bem, quando estamos com febre, um pano húmido, bem fresquinho, na testa... :wink:

Vou então comprar bactopur normal para ter cá em casa e para fazer uma desinfecção geral no meu aqua.

Vamos lá a ver se a bicha recupera e senão há mais nenhum que adoeça.

"PS - Detesto discos, bichos mais parados e sem graça...é por isso que no meu aqua de 150cm, optei por 2 Botias palhaço, 2 Melanotaenia, 2 camarões madeira e 8 escalares. Além da molly, kribensis e guppys...

Nada como ver peixes a nadar num aqua grande. Peixes que nadem, não peixes que ficam a olhar para ontem...

:lol:  :oops:

Também concordo! :)

Obrigada pela ajuda.

Cumprimentos.

Ana Rita Godinho

(Ex-_aNa_)

Publicado:

Se estás a usar 50% de água do aqua, ao menos já vem com bactérias benéficas, mas também pode trazer das más.

Nas mudas, podes é ir pondo água nova da torneira (sem cloro) ou água de outro aqua que não seja de onde estava o peixito.

O filtro de esponja, ajudava a manter a água limpa e sempre era um lugar onde as bacterias nitrificantes se alojavam.

Coloca umas plantas, pode ser umas podas ou plantas de plástico sem pontas aguçadas, só para o peixe não ficar deprimido, stressado e deixar de comer. As plantas pdem ficar mesmo a boiar, ou seguras ao fundo com pedritas, já que não vale a pena colocar areão.

Publicado:

Olá de novo!!

Ontem à noite e como a doença estava a avançar depressa e ela não comia, deixei-a no aqua de noite com o Bactopur Direct (a dose recomendada) e hoje de manhã mudei-lhe a água toda. Não é que ela hoje à tarde quando cheguei a casa já estava mais mexida e já comeu com o apetite habitual? :arrow: Para além de que a doença parece que deixou de avançar (ainda bem! :arrow: ). Pus também vitaminas na água.

Hoje não tive tempo mas amanhã vou comprar um filtro de esponja e o bactopur. :oops: Já agora tem mesmo que ser bactopur ou pode ser um producto equivalente de outra marca? É que tenho um pouco de dificuldade em adquirir productos sera ao pé de mim... :arrow:

Obrigada por tudo e vou dando notícias!

Cumprimentos.

Ana Rita Godinho

(Ex-_aNa_)

Publicado:

Em vez do baktopur, pode ser outro bactericida. Apenas falei nesse, por ser normalmente o mais fácil de se encontrar.

Acaba o tratamento com o Baktopur direct e deixa ver como o peixe fica, não faças salada de remédios que stressa o bicho.

Podias fazer tu mesma (ou pedir a alguém) que te fizesse um filtro de esponja, tipo este:

http://www.drpez.com/drcol105.htm

Resulta bem, depois, é só deitar fora a esponja, guardar o tubo perfurado e fazer nova esponja.

Não sei quanto custará um já feito, nunca andei à procura... :wink:

Ah, vitaminas é na comida, na água, pelo que sei, não faz nada. Mmhh, os peixes bebem??? :twisted:

Mesmo que bebam, duvido que a dose de vitaminas engolidas seja grande. Daí o colocar-se vitaminas em comida, normalmente, em receitas caseiras.

Publicado:

Olá!!

Já acabei o tratamento com o direct e hoje tencionava deixá-la a descansar de medicamentos. Saladas de medicamentos não gosto de fazer...

Ela hoje já está mais mexida e a cauda está melhor. :D Ontem comeu comida congelada (dei-lhe um miminho e assim aproveitei e pus as vitaminas na comida e mais um preparado de alho da seachem, para ver se ela tem mais apetite e se lhe reforça as defesas :oops: ).

As vitaminas na água realmente não são tão eficazes, mas também acabam por ir. Afinal os peixes "respiram" água.

Vou ver como é que ela hoje e amanhã evolui (são os dois dias que decidi decretar sem medicamentos) e só se for caso disso é que a medico.

Vi o link e realmente parece fácil de fazer mas como não tenho esses materiais em casa (teria de os comprar) torna-se mais fácil ir comprar já feito. Mas ficou a dica. 8)

Mais uma vez obrigada por tudo.

Cumprimentos.

Ana Rita Godinho

(Ex-_aNa_)

Publicado:

As vitaminas na água realmente não são tão eficazes, mas também acabam por ir. Afinal os peixes "respiram" água.

Sim, mas as guelras apenas extraiem o O2 da água, não me parece que bebam água por aí... :oops:

Então compra o filtro...normalmente, encntravas o tubo num Ecoponto e a esponja, à venda numa drogaria. Uma pequena, dá para fazer 3 filtros, acho.

Boa sorte com o peixe, vai avisando. A ver se recupera de vez.

Publicado:

Quando tiveres ataques bacterianos externos, faz o seguinte, para não se tornar muito caro a cura do animal:

- Retira-o para um aquário à parte e faz coloca 2 colheres de sopa de sal grosso para cada 100 litros de água e junta 2 ml de Formol para os mesmos 100 litros, isto durante 3 dias, 1 vez por dia, com TPA antes do tratamento (evita alimentar o peixe nestes dias para manter a qualidade da água). Caso não tenhas Formol, faz Protozin conforme instruções.

Por norma, este tratamento é infalivel nos paraitas externos. Como é óbvio não é aconselhado a peixes que não toleram sal.

O sal faz maravilhas quando se trata de problemas bacteriológicos externos.

Atenção que deves tratar o teu aquário, pois os parasitas continuam lá. O que podes fazer é elevar a temperatura, adicionar sal e formol nas proporções descritas.

Publicado:

Regal, se o peixe não tolerar sal, apenas Formol, certo? Só para matar os parasitas...

Publicado:
neste caso do cauda espada...

podias ter usado um pouco de sal...

viviparos gostam de agua um pouco salobra... pelo menos as mollys

corrijam-me se estiver enganado

Completamente de acordo! Aliás, deve-se adicionar um pouco de sal nos aquários de viviparos, para o seu bem estar! As Mollinesias são peixes que, preferencialmente, habitam águas salobras!

Em relação aos Espadas não habitam em águas salobras, mas o sal ajuda muito na sua osmoregulação, como em quase todos os peixes tropicais!

Publicado:

Sim, mas se ela tiver no mesmo aqua peixes que não toleram sal, não o pode fazer...

Ana, a peixa, já tá melhor? E já agora, que mais peixes tens no aqua?

Publicado:

corydoras... colisas... bettas... é de esquecer :?

mas se o peixe ainda não estiver a 100% umas pedrinhas de sal... aumentavam a salinidade gradualmente so podiam fazer bem ao animal...

mas o teu caso teve solução... o meu da minha guppy não...

crio uma infecção no local dos filhos... desconfio que tenha lá ficado um.. e inflamou... e as escamas começaram a cair... e parecia que estava a ter um ataque mau... ainda fiz um tratamento mas via a pobre no fundo sem comer a respirar tão ofegantemente... passei-a para um copinho com pouca agua do aquario... e despejuei um pouco de alcool etilico... foi rápido e não custou muito... acho que a coitada já estava a sofrer muito :)

as melhoras para o teu espada... sabes que não gosto nada de espadas... mas esse merece sobreviver :wink:

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Publicado:

Olá a todos!!

Peço desculpa não ter respondido mais cedo mas não tem havido muito tempo... :evil:

Quanto á peixa está francamente melhor. Ainda está no aqua hospital, pois estou a ver se a barbatana cresce (não é muito mas ainda é um bocado). Ontem não tive oportunidade mas hoje vou-lhe por um pouco de sal no aqua (no hospital).

Em relação ao formol eu comecei a usar (o FMC tem formol) mas como ela não melhorava fiz-lhe banhos de bactopur direct.

No aqua principal não usei sal por causa das corys e dos L's, pois sabia que não se aguentavam. :evil: De resto no aqua tenho para além dos referidos, tenho escalares e um tubarão bala. Por agora mais ninguém manifesta estes sintomas mas eu tenho estado atenta. :) De qualquer das maneiras ando a prepara-me para mudar o aqua e aproveito e dou-lhe um desinfecção geral. :wink:

Obrigada a todos pela ajuda. :?

Cumprimentos a todos.

Ana Rita Godinho

(Ex-_aNa_)