RicardoBC Publicado Julho 29, 2006 Publicado Julho 29, 2006 Boas, na sequencia do meu novo projecto, estou a precisar de dicas para um bom escumador para um aquário de 540L, vai ser instalado dentro da sump. Digam-me marcas, modelos, preços, onde compraram, se estão satisfeitos, se não estão o porquê. E também queria saber um boa conjunção de T5 e HQI, ou só mesmo T5, sim porque já fui aconselhado a colocar só T5. O aquário tera 120x75x60 (CxLxA). Cumprimentos, Cumprimentos, Ricardo Borges Carpinteiro APC #130
Pedro Conceição Publicado: Julho 29, 2006 Publicado: Julho 29, 2006 Boas! Eu tenho um Deltec AP600 e estou feliz com ele! Sempre me disseram que as melhores marcas era Deltec e H&S (este último não sei se é bem assim a marca). O meu está a trabalhar muito bem e sem problemas, tirando o barulho que faz, mas são todos assim e depois fechado no móvel quase não se ouve! Recentemente vi numa loja uma marca nova (acho que é V2 ou coisa assim, mas para a semana vejo) que parece ser bom! Faz muito pouco barulho e funciona bem! Inclisivé, no aquário que eles têm que é da loja, não vendem nada do que está lá, eles têm um desses a trabalhar! Quando à iluminação, podes colocar só T5, poucas na electricidade e emitem menos calor, mas não fazem o mesmo efeito das HQI, por isso no meu furturo aqua irei colocar mesmo HQI! Terei 2x150w 10000k + 4x39w T5 actinicas ou 2x39w T5 6400k + 2x39w T5 actinicas. Se optares pelas HQI poderias colocar 3xHQI de 150w/250w ou 2xHQI de 250w e depois 2 ou 4 T5, mas deve haver alguém mais entendida nisso que te possa ajudar, por isso, AJUDEM O RAPAZ. Abraços, Pedro. MEGA ARQUIVO
Luis Rodrigues Publicado: Julho 29, 2006 Publicado: Julho 29, 2006 Ola tanto a deltec como a H&S são boas marcas com uma boa relação preço qualidade. Os v2 que o Pedro referiu são da TMC e tambem ja ouvi falar muito bem deles. Silenciosos são que ja vi na mesma loja. Eu tenho um H&S e estou satisfeito com ele. Para essa litragem aponta para um escumador para pelo menos 750lts. Não poupes no escumador. Quanto a preços, podes consultar os patrocinadores do forum. Quanto a iluminação, depende um bocado do que la queres por dentro. Se fores para duros, eu apontaria para 2x150wts + 2 actinicas t5 e se conseguisses 1 lampada 6400k de forma a teres uma melhor distribuição de espetros. Tambem podes fazer tudo em T5. Ficas com uma distribuição mais homogenia da luz. abraço
Diogo Lopes Publicado: Julho 29, 2006 Publicado: Julho 29, 2006 Olá, Quanto ao escumador já sabes a minha opinião, mas aqui vai... Deletc e H&S são muito bons e sem dúvida boas escolhas. O V2 que referem está a funcionar na Aquamagia em Oeiras e parece-me bem construído. Não tenho opinião se é bom ou mau! Como sabes recentemente troquei o meu H&S por um escumador feito na Redfsh e estou satisfeito. A iluminação para esse aqua terá que ser, na minha opinião feita com lâmpadas de 250W. Com 60 cm de altura e 75 de fundo, com lâmpadas de 150W ficas com pouca luz, porque para apanhares os 75 cm terás que subir bastante a calha ou projectores o que só por si justificam o uso de 250. Abraço, Diogo
RicardoBC Publicado: Julho 29, 2006 Autor Publicado: Julho 29, 2006 Bem, desde já agradeço a opiniões, espero que venham mais. A minha questão veio mais porque tenho ouvido falar tão bem do Deltec AP600 e do APF600 tb, que me despertou a atenção. Ainda não sei se optarei pelo escumador da redfish, será tudo uma questão de valores.. Quanto à iluminação... uiiii, aí é que tá mesmo complicado. Tenho uma vantagem, o meu pai percebe umas coisinhas de electricidade, electronica, é Eng. Electrotecnico apesar de nunca ter exercido, e visto que agora já está reformado, podia entreter-se a construir a minha calha de iluminação. Boa ideia, hein? Abraços Cumprimentos, Ricardo Borges Carpinteiro APC #130
Duarte Conceição Publicado: Julho 30, 2006 Publicado: Julho 30, 2006 Boas. Apenas mais umas achas para a fogueira. Escumador - H&S modelo in sump para 800 lt como o anterior do Diogo ou então mesmo o de 1200 lt como o meu ou do Luís. Um escumador sobredimensionado e uma boa quantidade de RV de boa qualidade permitem ter uma carga orgânica mais elevada. Apenas recomendo o H&S porque é o que tenho. V2 da TMC e da RedFish não me pronuncio porque nunca tive nenhum mas já vi ambos a trabalhar e não me parecem nada maus porém as experiências com estes escumadores ainda são muito recentes ... Mas se fosse escolher um escumador novo provavelmente optaria novamente por um H&S. Achp a Deltec muito semelhante o que não gosto é do material de construção do escumador. O H&S é mais robusto digo eu ... Iluminação - Concordo em tudo o que o Diogo escreveu. 2 x 250 W HQI e umas T5 mais 4 T5 de 54W uma vez que a profundidade ainda é grande. Cumps DC
RicardoBC Publicado: Julho 30, 2006 Autor Publicado: Julho 30, 2006 Apenas recomendo o H&S porque é o que tenho. V2 da TMC e da RedFish não me pronuncio porque nunca tive nenhum mas já vi ambos a trabalhar e não me parecem nada maus porém as experiências com estes escumadores ainda são muito recentes ... Relativamente a isto, nunca vi trabalhar nenhum, ou melhor nunca tive nenhum para puder dizer se este é melhor ou pior que o outro, mas uma coisa é certa, o Diogo tem um escumador Redfish e parece-me bastante satisfeito, H&S é uma marca conceituada, assim como Deltec, Schuran, e outras. Pelo que já percebi H&S está para o Escumadores como a Eheim para os filtros externos, é sempre garantido, apesar de haver outras marcas/modelos que façam o seu papel na perfeição. Hoje depois de uma conversa com o Eduardo, em principio o escumador será bem sobredimensionado, talvez para 2200L, foi o que ele me falou, mas é um ponto ainda a acertar em Setembro. Relativamente à iluminação, acho que posso dizer aqui que não haverá problema, foi o próprio Eduardo a indicar-me calha so de T5, ainda não sei as razões porque não falamos nisso, mas como disse no post anterior, vou definir bem o que fazer e falar com o meu pai para ele me fazer a calha. Só existem umas coisas que ainda não percebi, existem HQI com balastro electronico, certo? Por ter este balastro é consumo é menor, mas qual é a diferença, muito grande? Existe algum site ou link onde eu posso tirar estas duvidas, ou que explique, ou mesmo um DIY de uma calha de T5 e HQI, assim pode ser uma ajuda para o meu pai, apesar de eu achar que o mais complicado de arranjar para ele é a caixa, a própria calha digamos assim. Cumprimentos, Ricardo Cumprimentos, Ricardo Borges Carpinteiro APC #130
Marco Madeira Publicado: Agosto 3, 2006 Publicado: Agosto 3, 2006 Ola... Quanto a ilumincao penso que podias optar por HQI 150W desde que colocasses os projectores como os americanos ou seja, perpendicular ao comprimento do aquario e assim conseguias superar o problema que o Diogo mencionou. Em relacao as T5 tenho mudado completamente a opiniao que tinha sobre elas... A unica desvantagem que aponto sao os raios de luz que nao se formam como por exemplo usando HQI. Quanto ao resto e so vantagens na minha opiniao. Neste momento tenho 10 lampadas de T5 para 65cm de altura e estou bastante contente com o crescimento e principalmente com a coloracao dos corais. Talves coloque apenas uma HQI de 70w ou 150 w apenas para formar alguns raios de luz que fica sempre muito bem esteticamente... sei que existem aquarios com 75 e ate 80cm de altura com somente T5 por isso acho que nao e por ai que deves ter duvidas. O melhor ainda e veres alguns aqurios ao vivo e verificares as diferencas entre T5 e HQI ou ainda misturas de T5 e HQI e assim ficas com uma melhor ideia da coisa. Quanto a escumadores recomendo Deltec e H&S que sao os que considero de topo neste momento. Nao conheco os outros mencionados. Boa sorte ! Abraço...
RicardoBC Publicado: Agosto 3, 2006 Autor Publicado: Agosto 3, 2006 Marco, A tua iluminação é DIY ou é de marca? Estava a pensar em 6 ou 8 x 54W, mas é raro encontrar por cá, a não ser fazendo nós próprios que é o que estou a pensar fazer. Se me puderes dar essa dica, agradecia. Cumprimentos, Ricardo Cumprimentos, Ricardo Borges Carpinteiro APC #130
Marco Madeira Publicado: Agosto 3, 2006 Publicado: Agosto 3, 2006 Hummm... é tudo de marca. No caso é Aquaconect. Mas consegues encontrar varias marcas de T5 no mercado ou ainda optares pela DIY. Em todo o caso, se quiseres dar ca um salto a casa e veres como esta o aqua com as T5 estas a vontade. Manda MP ou mail... Abraço...
Recommended Posts