Ramirezi

Recommended Posts

À cerca de 1 mês comprei um casal de ramirezzis, mas começo a achar que tenho 2 machos cá em casa... apesar de um ter a barriga rosada.

Neste mês 1 deles dobrou de tamanho, esta com as cores bonitas e sempre pronto para atacar o outro que por sua vez se encontra deprimido, com as cores esbatidas e magro ( ele bem que tenta comer, mas o outro vem logo da-lhe porrada).

Estou a pensar mudar 1 deles para outro aqua no caso de serem dois machos, ou então tentar trocar um por uma femea. Se me pudessem ajudar na identificação agradecia.

Eu sei que as fotos não são as melhores, mas a fotografa não dá para mais :)

199948414

199948413

199948411

199948408

199948407

199948410

Partilhar nas redes sociais

Olá.

É possível que tenhas macho e fêmea. O peixe que está magro parece-me uma fêmea. O dominante é definitivamente um macho e está muito bonito.

O que se pode passar é que o macho deve estar disposto a acasalar e a suposta fêmea não está preparada. Eu não diria que são casal mas apenas macho e fêmea. Para serem casal é preciso mais que terem dimorfismo sexual distintos, é preciso acasalarem. Os ramirezis, quando acasal, é para a vida toda.

Tendo em conta o estado de magreza da " fêmea", seria prudente tirar o macho para outro aquário ( digo o macho porque a fêmea pode estar debilitado o suficiente para não aguentar o stress de ser apanhada e mudar de aquário) e começar a alimentar bem o que está debilitado com, pelo menos, duas vezes ao dia de comida variada. O facto de já os teres à um mês só quer dizer que a situação tenderá a piorar se não forem tomadas medidas.

Quando ela estiver recuperada e notares que está bem roliça, activa e com as cores guerridas, volta a juntá-los. Pode ser que dê nalguma coisa...

Nota: Era porreiro ver uma foto mais de perto da suposta fêmea para ter 100% certeza.

Obrigado João... eu bem que tentei por as fotos... mas devo ser mesmo naba LOL.

André, eu gostava de ter tirado umas fotos em condições da rapariga, mas ela esta sempre metida num cantinho que não dá jeito nenhum. Ela esta magra mas tenta alimentar-se, aliás mal me vê segue-me pois sabe que eu vou por comida... mas o outro vem logo expulsa-la :roll:

Hoje vou mudar o macho para outro aqua e deixo-a lá sozinha a recuperar... logo se vê o que acontece.

Muito obrigado aos dois pelas ajudas :lol:

tens macho e femea, a que tem a barriga rosada é a femea, é mais colorida e mais gorda por sinal, o outro é um macho, menos cor, e não tem pontos azuis na mancha negra, e tem a barbatana dorsal mais comprida, é normal adarem sempre as turras é assim mesmo.... dá lhes granulado da jbl para ciclideos , assim poes em sitios diferentes para os dois comerem...... atenção se a femea ficar muito gorda e rosada é sinal que vai colocar ovos ,mas no teu caso acho que isso já aconteceu pois está magra , já pos ovinhos de certez, mas devem ter sido papados lololololololol

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

já pos ovinhos de certez, mas devem ter sido papados lololololololol

Mas como podes ter tanta certeza ??

O macho está a rejeitar a femea ou vice-versa e tu tens a certeza que pôs ovos ....

Eu tive femeas que estavam sempre com a barriga grande e nunca depositaram ovos.

Eu acho que o macho apenas rejeita a femea e que lhe devias ter arranjado pelo menos mais uma femea, assim a disputa era maior e com o tempo o casal iria formar-se naturalmente. Talvez essa femea não se esteja a alimentar como deve ser porque o macho não deixa.

Eu quando mantinha esta espécie tive bastantes problemas com rejeições do macho, quando nao lhe agradava as femeas batia-lhes até elas morrerem de exaustão.

assinatura.png

Boas,

Já agora aproveito para perguntar se mesmo com posturas feitas é possivel o macho rejeitar a femea?

Pergunto isto porque o meu macho, após posturas (os ovos dasaparecem suponho que seja eles que os come) persegue a femea, tentando que ela não coma.

Ela não chega ao extremo do caso aqui relatado, mas fica stressada apresentando as suas cores esbatidas. É claro que isto não é todos os dias...

Suponho que tenha a ver com o facto do macho já estar pronto para outra postura e a femea não....correcto?

Falando deste tópico...é um macho e uma femea...e trata-se de um caso claro de rejeição.... :wink:

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Daniel, desculpa ,expressei-me mal, certeza certeza não tenho, mas quase, pois eu nem sequer tenho macho, tenho duas fêmeas, que tb andam sempre á mocada, e deves em quando , desovam..... primeiro engordam e ficam muito rosadas, depois o ovopositor começa a pareçer, como se fosse uma hemorroida lololol, depois começam a desovar, no areao, numa cova feita por elas,ou outro local de eleição como uma pedra ou planta ,qunado fazem cova é giro pois elas transportam as pedras com a boca e empurram na com o peito ,na desova reparas que as femeas ficam muito pradas no fundo, perto do local de desova , e quando colocam os ovos e abanam se por cima deles, as rams não precisam de macho, para desovar, mas sim para fecundar os ovos, por isso o teu anda sempre atraz dela, pois ela coloca os ovos, e ele por instinto quer fecundar, mas se a femea comer os ovos, o macho andará sempre atraz dela para tentar a sua sorte ...... :wink:

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Olá.

O facto de estar magra não quer dizer que tenha feito postura. Os ramirezis são ciclídeos e como tal, a produção de ovos só se inicia quando a fêmea tem condições físicas para isso. Se é constantemente assediada e perseguida pelo macho, senão se alimenta bem e se anda constantemente stressada, dificilmente produzirá ovos.

Não é o macho que a rejeita, mas sim ao contrário. Rejeitar não quer dizer necessáriamente ser agressiva para com... É um rejeitar passivo. Neste caso, a fêmea rejeita o macho não respondendo ao comportamento dele e o resultado é um macho dominante, com a vontade toda de acasalar, a perseguir uma fêmea stressada. Com alguma sorte essa fêmea vai responder bem à mudança do macho, alimentando-se, e não manifestará indícios de parasitas intestinais.

Tiago, respondendo à tua dúvida, é possível haver rejeição activa do macho, sim, caso haja uma postura ou presença já de alevins e a fêmea, ao estar pronta para outra postura, decidir comer os ovos/alevins. Aconteceu-me várias vezes, tal como relatado no diário que fiz. Essa rejeição pode acontecer por mais alguns dias a seguir ao desaparecimento dos ovos/alevins, por o macho pensar que ainda está a proteger alguma coisa. Se persistir, voltamos de novo à rejeição passiva da fêmea e à nova vontade de o macho acasalar. A mudança de comportamente entre rejeição activa do macho para rejeição passiva por parte da fêmea é bem evidenciada. Na primeira, o macho mantém-se no sítio da postura e a fêmea regressa de livre e espontânea vontade a esse local, sendo constantemente corrida pelo macho dentre daquele território específico. Na segunda, é o macho que persegue a fêmea por todo o aquário.