Ricardo Pinto Publicado Fevereiro 18, 2004 Publicado Fevereiro 18, 2004 Boa noite a todos, Infelizmente o aqua da minha namorada tá a sofrer inumeras baixas, O aquario tem cerca de 40L, ph 7.0,temp 27º com a seguinte populaçao: 3 guppy's macho 6 guppy's femea 10 neons 1 Corydora No passado fim de semana apareceu uma mancha branca de aproximadamente 1 cm no dorso (parte de cima) de um neon e uma femea guppy. Parecendo-me uma infecçao parasitaria recomendei-lhe que aumentasse a temperatura e comprasse um medicamento. Segunda feira compramos o medicamento à base de azul de metileno recomendado pelo lojista. Até agora ja morreram 4 guppy's todas femeas com os mesmos sintomas ou entao com "a boca branca" e 3 neon's com os sintomas inicias. Nao foi feita ate agora nenhuma muda de agua por recomendaçao do lojista. Não ha qualquer sinal de melhoria aparente ( cada vez ha mais peixes afectados e a sua morte é mais rápida) Estamos desesperados, por favor dêem uma ajudinha P.s.: Desculpem o testamento, desde ja grato pelo tempo dispendido.
Visitante Publicado: Fevereiro 18, 2004 Publicado: Fevereiro 18, 2004 pelo que descreves isso parece que tudo menos uma doença parasitaria,parece me que é um fungo .eu ja tratei alguns peixes com protozin e resultou.mas espera por mais respostas.
PedroM Publicado: Fevereiro 19, 2004 Publicado: Fevereiro 19, 2004 Saudações bem, não sendo um expert e através da tua descrição penso que a causa será de origem bacteriológica. Aconselho-te a seguires o link abaixo da página da SERA. Neste site escolhe depois em baixo a opção "Guides" e em seguida escolhe a foto de "How to keep your ornamental fish healhty". Aí tens informação de diversas doenças, com fotos e com a recomendação do tratamento. boa sorte. http://www.sera.de/English/autoframe.htm?u...omplett-set.htm _______________________________________ "Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.
anibal-mota Publicado: Fevereiro 19, 2004 Publicado: Fevereiro 19, 2004 Viva!!! Falta colocar a filtragem e as tpa´s do teu aquario...Mas pela descrição que fazes, penso que são fungos...Ora os fungos só aparecem depois de uma infecção bacteriana... Faz uma muda de água de 50%, aumenta a temperatura em 2 graus, aumenta a oxigenação e compra um medicamento para fungos...Posteriormente tens que resolver o problema bacteriano, pois de outra forma vais voltar a ter o mesmo problema... Boa Sorte
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Fevereiro 19, 2004 Publicado: Fevereiro 19, 2004 A doença que afecta os teus guppys é a Flexibacter columnaris,uma bacteria que afecta principalmente vivíparos e tetras,e provoca ulceras no corpo e na boca,e apodrecimento das barbatanas, que depois são invadidas por fungos (saprolegnia ) que lhe dá um aspecto de algodão .OS FUNGOS NUNCA SÃO PRIMÁRIOS,SÃO SEMPRE OPORTUNISTAS E SECUNDÁRIOS A OUTRAS INFECÇÕES .de facto se usares sal (1 a 3 gr por litro)poderás diminuir drásticamente o aparecimento desta doença,especialmente no caso dos viviparos que gostam de águas duras ligeiramente salobras.As coridooras e os tetras toleram bem 1 gr por litro de sal ,especialmente se for adicionado gradualmente ao longo de 2 dias .Quando os peixes já têm "aldodão ",isto é fungos o tratamento é geralmente infrutifero e terás que usar verde malaquite ou azul de metileno. o ideal é quando aparecem as primeiras feridas usar um AB como o Bactopur direct ou o Kanaplex ,para além do sal. Nunca compres peixes nas lojas que apresentem feridas nem barbatanas ligeiramente ratadas .No caso dos vivíparos e dos tetras deves esperar pelo menos tres dias depois de a loja os receber ,antes de comprá-los. O STRESS provocado pelo transporte ou por má qualidade da água ( sobretudo nitritos elevados ),ou sobrepopulação, é o principal responsável por esta doença . Cumprimentos Rui Ferreira de Almeida
Ricardo Pinto Publicado: Fevereiro 19, 2004 Autor Publicado: Fevereiro 19, 2004 Obrigado a todos! Novo sintoma :D alguns dos peixes nadam contra a corrente que provem do filtro, da-me a impressao q se estao a coçar. De facto as manchas brancas parecem-me de fungos, mas a doença nao devia com o tratamento anti-bacteriano ter parado de se alastrar? Foram 3 dias a utilizar azul de metileno. Vou comprar um anti-fungico, paro com o tratamento q estava a fazer ou continuo com os dois? Mt obrigado
Ricardo Pinto Publicado: Fevereiro 20, 2004 Autor Publicado: Fevereiro 20, 2004 Ora boa noite! De acordo com os vossos post's e da opiniao dum lojista conceituado iniciei o tratamento de combate à doença Passa pelo seguinte, comprei um medicamento, o Dessa-mor da aquarium munster, diz nas instruçoes que é para fungos e infecções bacterianas associadas. Introduzi tambem cerca de 1g por litro de sal normal de cozinha e aumentei a temperatura para os 28º. A mortalidade parou, e os peixes que estavam infectados demonstram melhorias imediatas. Queria aqui deixar uma mensagem para o Rui Ferreira de Almeida, sem querer menosprezar os outros, o meu MT OBRIGADO, já vi vários post's aqui teus e quero salientar que de facto pareces uma barra neste assunto, acertando quase sempre nos diagnosticos com post's verdadeiramente esclarecedores, ainda para mais com a dificuldade de o ter q fazer pela internet, mts vezes sem fotos, so com a simples descrição. É de pessoas como tu que a aquariofilia precisa! P.S.: Este forúm é mesmo mt bom porque ta cheio de Ruis , tudo sempre pronto a ajudar. Haja companheirismo! Saudações para todos
Visitante Publicado: Fevereiro 20, 2004 Publicado: Fevereiro 20, 2004 P.S.: Este forúm é mesmo mt bom porque ta cheio de Ruis , tudo sempre pronto a ajudar. Haja companheirismo! Ora , ca vai mais um rui opinar sobre o assunto Riklos, quanto á doença deves fazer precisamente como o Rui Ferreira de almeida te indicou, pois ele e alguns mais , são dos pucos lojistas que percebem porque morre tão frequentemente um viviparo nas lojas do nosso país. Já agora gostaria de colocar aqui uma pergunta ao Rui F. de Almeida. Quando indicas-te o mesmo tratamento (bactericida seguido de anti-fungico), no caso de neons e ja agora acrescento petitellas (peixe bêbado), conseguis-te curar os peixes/ travar a mortalidade ou foi infrutifero ? por minha propria experiência tenho tido muito maus resultados. cumps, Rui
Recommended Posts