Disco NAÔ COME há Duas Semanas.....


pxc

Recommended Posts

Olá a todos,

 

 

Toda a ajuda que me possam dar será bem vinda.

 

Um dos meus Discus não come vai para duas semanas....está cada vez mais magro

 

Está quase sempre na parte mais escura do aqua....

 

A respiração de vez em quando está um pouco acelerada...... e só mexe um dos opérculos (ás vezes mexe os dois)

 

Já fiz Flagyl segundo as indicações do post do Rui Almeida, e nada.

 

Recentemente tive um problema em qua a temperatura da água subiu por alguns dias para 34º....vaga de calor!!

 

Também coloquei turfa nova, e repentinamente o PH caiu para valores da ordem do 5-5.5.....normalmente anda nos 6.8-7.

 

Ontem os valores da água eram:

 

NO3-------8

NO2-------0

dGH-------<6

dKH-------3

PH---------6.8

 

Não sei como continuar a proceder, pois sou um pouco novato nisto....se me puderem ajudar...!!

 

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Se já está desparasitado (?) resta-te aguardar.

Na minha opinião podes aproveitar para fazer uma desparasitação com, por expl. Sterazin (Waterlife) aos parasitas externos.

ATENÇÃO a discus e flutuações de Ph.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu fiz o Flagyl por 3 dias 3 meio.

Inicialmente o Disco começou por se movimentar um pouco mais, e quando dava de comer já tentava apanhar....mas só a que estava no fundo

 

Depois (há cerca de uma semana) voltou a deixar de comer.

 

Eu já fiz o Flagyl a semana passada.....

 

Obrigado,

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Então faz assim:

 

Flagyl - 2 comp/100 lt duas vezes dia com pequena TPA antes.

Durante 4 dias - 8 tratamentos.

Comprimidos dissolvidos previamente.

 

Mistura flagyl na comida pois caso ele coma MELHOR (10 dias)

 

Após o tratamento na àgua faz TPAS durante 3/4 dias e depois ataca os parasitas externos.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O Discu em principio tem Dactylogylus (vermes das Guelras) :wink: .

 

Tratamento:

2ml para 100L. nos dias 1, 3, 5 mudando 25% da água nos dias 2 e 4.

 

Aviso: Ler com atenção as indicações de uso do formol pois é uma substância cujo o seu manuseamento é altamente perigoso.

 

Cumps

1Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia João,

 

 

Ontem á noite mudei o Discu para um aqua á parte e comecei com o Flagyl......

 

 

Vamos a ver como ele reage (A luz deve ser desligada, ou pode ser mantida ligada?)

 

Cumprimentos,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia João,

Vamos a ver como ele reage (A luz  deve ser desligada, ou pode ser mantida ligada?)

Cumprimentos,

Paulo

Podes manter ligada ou desligada.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...........

 

 

 

Após o tratamento com Flagyl, continua sem comer, e o pior é que parece que a barbatana traseira está a começar a desaparecer.....

 

Continua sem comer.........( já lhe dei duas vezes comida misturada com Flagyl com seringa, a ver se resulta)

Qunado o ponho na água, cospe alguma comida, mas acredito que alguma deve lá ficar....

 

 

Será ke só me resta esperar, ou posso tentar mais alguma coisa...

 

Domingo as fezes eram completamente esbranquiçadas.

 

 

Fiquem bem,

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a cauda está a desaparecer não pode ser só parasitas internos. Coloca sal 1 colher de sopa de sal grosso para cada 50 litros!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo que não fosse para tentar, o que me parece que deverias, após o uso do Flagyl e umas boas TPAs, deves ter sempre o Formol em casa. Quem tem Discus, deverá ter Formol!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Custa-me sempe penar que podíamos ter feito mais.

 

Para a próxima (esperemos que não haja) tens que definir e combater o problema logo desde a raíz.

 

Está atento aos outros peixes que estão no mesmo aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oias!

Vais á farmácia, compras um medicamento chamado pipertox ou pipermel, que possua piperazina.

Depois pedes que possua fenbendazol, o fluvermal não é bem um exemplo, pois tem flubendazol, mas o fenbendazol faz mais efeito.

Ambos sao medicamentos que em nós actuam como desparasitantes para a bixa solitaria por exemplo.

O pipertox/pipermel dás na comida todos os dias, uma gota misturada, deixas o granulado absorver, e podes comprar "Garlic Guard" que é bastante bom para lhes abrir o apetite. Faz uma mistura com ambos (1 gora do pipertox) e adiciona o granulado e fica uma papa á maneira, coisa que podes fazer regularmente para garantir que n há parasitas envolvidos.

O fenbendazol dás 5ml para cada 120 litros. 24 horas depois do fenbendazol, fazes uma tpa de 50% e exactamente uma semana depois fazes o mesmo.Atenção! O fenbendazol actua no filtro biológico, assim se notares os peixes ofegantes de certeza que é niveis de amonia um pouco altos, por isso recomendo durante o tratamento exceptuando os dias de tratamento, ou seja, em que aplicas o fenbendazol e o dia seguinte em que tpa de 50%, uma tpa de 10% para garantir niveis baixos de amonia, durante aproximandamente 2 semanas. Este actua na primeira semana nos parasitas, e na segunda nos "ovos dos parasitas". Já usei isto e é seguro, embora tenha tido insucesso porque actuei tarde demais, mas amigos meus já o fizeram e resultou bem.

Tens de actuar assim que vires que o discu deixa de comer, é logo fenbendazol para cima! na quantidade que te disse.

se continuar mau, podes sempre "injectar" a comida na boca, mas é um bocado perigoso, porque podes matar o discu simplesmente pelo susto que apanha ao meteres a comida com medicamento na boca e juntares o stress dos parasitas.Penso que não errei em nada e não falta nada.

Boa sorte com isso!

Atenção tirei estas informações de um livro especializado em peixes no geral, e prai 400 paginas sobre bacterias parasitas etc e suas curas.

Posso fornecer o nome do livro se quiserem!

Espero ter ajudado!

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

 

 

 

Obrigado pelas dicas........numa próxima (espero que nunca... :lol: ) vou estar mais atento e agir logo que note algo estranho.

 

Já agora se puderes indicar a bibliografia era óptimo...

 

Cumps.

Paulo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais