Recommended Posts

Publicado

Ora bem... como falei no final do "zaad's first", por enkuanto dei uma pausa nos plantados... e vou montar um aquário dedicado a uma raça de conchículas do Tanganika...

este é o aquário (faltam as conchas, eu sei) que foi montado no dia 23/07/2006:

tan_001.jpg

:lol: as dimensões do aquário são 62x30x30

:lol: são cerca de 56 litros brutos, mas na realidade ficam cerca de 48 litros.(pena não serem mais)

:arrow: a iluminação está encarregue da Lifetech de 60cm com 2x36W (é iluminação a mais?)

:arrow: a filtragem é feita por um filtro interno Cristal K20 duo II da Hydor com capacidade máxima de filtragem de 450 l/h

ainda não tenho os dados da água, mas assim que fizer os testes (quais são os testes imperativos para se fazer? ou basta o do pH?) irei colocar aqui.

Peço-vos que me ajudem... critiquem... opinem... me direccionem na direcção correcta. :wink:

Publicado:

Boas Zaad

Acho que tens o principio da coisa para ficar porreiro, uma óptima dimensão para uma colónia de por exemplo: Smilis (acho os mais bonitos)

O que eu achava melhor trocares:

Tirava esse filtro e colocava um exterior, por exemplo o 2211 ou o 2213 da Eheim pois sem massas vai ser dificil a estabilidade desse Aqua

Quanto á iluminação isso é muito mesmo, mas podes sempre desligar uma lâmpada e deixar apenas 36w

Quanto aos testes, o "principal", são quase todos para puderes acompanhar o ciclo do Azoto, e olha que se compreende muita coisa quando fazemos o acompanhamento até aos Nitratos estarem a zero.

Testes: pH,GH(dureza geral),KH(dureza carbonatada),Amónia,Nitritos e Nitratos são estes o "principal"

Publicado:

Miguel, antes de mais, obrigado pelas tuas opiniões/conselhos.

Quanto ao filtro, mais tarde irei trocar por um exterior... por enquanto tou a utilizar os recursos que tenho disponíveis...

Quanto à iluminação, irei tirar uma lampada, e vou colocar um pouco de silver tape a tapar os contactos do encaixe que irá ficar vazio visto o aquário não ter tampa (ainda) assim evitando algum tipo de infiltração devido à evaporação da água (o que é que achas?)

---::---::---

Ora bem... tenho hipóteses de colocar 4 ou 5 Neolamprologus multifasciatus...

o que acham? :wink:

já tive opiniões positivas relaccionadas com a escolha do peixes, visto serem pequenos e não se darem mal nestas dimensões...mas como é lógico gostaria de ter o maior número possível de opiniões. :wink:

Publicado:

Mas a calha não tem o acrilico? se tiver nem é preciso isolares

Quanto ao Filtro, é clarissimo o que dizes e só temos é que nos desenrascar mas vê isso como o próximo investimento, mesmo antes dos peixes bigsmile

Quanto á colónia não sou a melhor pessoa para te aconselhar ciclideos dos grandes lagos, mas há-de haver por aqui membros capazes de te aconselhar o melhor, chama-se Aquaben á recepção bowdown

Publicado:

Boas

Miguel a minha experiencia com conchiculas é muito reduzida para estar aqui a dar conselhos sobre o assunto...

Agora quanto ao aquário, acho que está bom para uma espécie e os Multifasciatus devem ficar bem, mete umas conchas mas não te admires que eles escolham o buraco dessa pedra da direita...mete algo a tapar a parte de tras do aqua...

Um abraço e boa sorte

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Publicado:

Olá,

O aquário está muito bom, faltando apenas umas plantitas para dar outro ar.

As pedras nem eram necessárias, mas compreende-se perfeitamente essa opção para não o tornar tão despido.

Quanto aos Multis, nunca os mantive mas penso que entre esses e os similis, o grupo de 5 fica bem.

Eu tenho uma colónia de 5 similis e apenas te aconselho a colocar muita concha e esperar que os pequenos comecem a sair :shock:

assinatura.png
Publicado:

Ora bem.... as conchas virão um pouco antes dos multies...

aquaben

quanto ao fundo do aquário, estou só à espera que me arranjem vinil preto :)

Daniel

as plantas ainda é uma questão a ver... eu realmente gosto do aquário como está, faltando só as conchas e os pequenos habitantes.

quanto à população... em principio só serão 4... :? ...a não ser que alguém tenha mais 1 ou 2 para me dispensar... :)

se eu os arranjar mais tarde... será problemático? haverá divergências entre os veteranos e a caloirada? :?

Publicado:

Ora bem... espero que não me cruxifiquem por isto, mas... já povoei o meu aquário... fiz a compensação da água... enquanto isso fui colocando as conchas... e ao fim de quase uma hora coloquei os novos habitantes.

Aqui seguem algumas fotos, espero que gostem, embora o nível de qualidade possa não ser aceitável

(ainda estou pra ver se é da máquina ou se é do fotógrafo :oops: )

O aquário já com as conchas distribuídas em dois grupos:

tan_002.jpg

E agora, algumas fotos dos protagonistas:

tan_003.jpg

tan_004.jpgtan_005.jpg

tan_006.jpg

fico então à espera de conselhos e críticas como sempre :wink:

Publicado:

está muito artificial! Procura espalhar as conchas! assim parece que tens apenas dois montes!

De resto parece-me muito bem!

fica bem :oops:

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:

só tens similis ?

Então tira as rochas... conchiculas querem é conchas...

Boa sorte.

Creio que vais adorar os comportamentos desses meninos!

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

FILIPEALMEIDA

não são similis, são multifasciatus :oops:

e tenho as rochas para aumentar o pH da água, para decorar o aquário e para esconder o filtro e o termostato. além de que estes meninos também poderão fazer criação nos buracos das pedras, pois isso já conteceu segundo testemunhos de outras pessoas que também têem neolamprologus multifasciatus :wink:

Fernando Freire

Segundo o que me disseram, não importa onde colocas as conchas, porque estes meninos vão redecorar o aquário à maneira deles. bowdown

Publicado:

viva,

Pareciam-me similis...

sobre os valores, parece-me que o PH está demasiado baixo. tenta aumentar o ph um pouco...

E parece-me que os nitritos estão um pouco altos... aqui é que pode ser crítico... faz mais TPA's, para precaver. Para o vloume de água que tens, em principio o débito do teu filtro seria suficiente...

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

Ora bem... mais uma actualização... desta vez feita pelos pequeninos...

Aqui está o layout do aquário modificado pelos pestinhas... já começa a ficar com os buracos na areia... e montinhos de areia também... bem perto das conchas...:

tan_007.jpg

E este é um dos "esburacadores" (não sei se esta palavra existe... ;) ) acabado de "sair da casca":

tan_008.jpg

Espero que gostem

• 4 semanas depois...
Publicado:

Ora bem... 1º mês do Shell Haven... algumas coisas continuam na mesma... outras alteraram-se.

:roll: continuo sem saber quais são os sexos dos meus protegidos...

:P agora tenho um filtro externo, um Eheim 2211 :) (Diogo, tá a 100%)

:) devido à instalação do filtro, acabei por alterar um pouco o layout do aquário...

Penso que assim estará melhor, o que acham?

tan_009.jpg

Quanto à àgua... com os testes feitos agora, tenho:

pH = 8,5

KH = 10

GH = 10

NO2 = 0

NO3 = 10

Qual a vossa opinião sobre isto?

• 3 semanas depois...
Publicado:

eu não sou a pessoa mais indicada para dar conselhos sobre africanos, mas penso que umas conchas com uma tonalidade rosada ficaríam aí muito bem, uma vez que agora tens umas rochas mais pequenas. Aproveitas e ficas co solo mais preenchido, já que não tens plantas, já pensaste numa Valisnéria ou uma Anúbias em cima das rochas?

mas isto são os 2 cêntimos de opinião de um gajo que não tem experiência nenhuma em Africanos!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

• 1 mês depois...
Publicado:

Ora bem... continuando o diário de bordo...

Este fim de semana aconteceram grandes mudanças que passo a contar:

Visto desconfiar de que os quatro multies eram todos do mesmo sexo, resolvi alterar e aumentar as probabilidades de arranjar um ou mais casais.

O 1º passo foi vender dois deles... e isso aconteceu ontem, Sábado... acordei antes deles para os poder apanhar enquanto ainda estavam estremunhados (sou mesmo mau...).

Assim que os apanhei, levei-os para a casa nova, onde penso que serão também muito bem tratados :lol:

Como eu agora estava a precisar de mais, e o novo anfitrião também (pois só tinha os dois pequenos disponibilizados por mim) fomos comprar a um user do "nosso" fórum (aqui estão eles, Malubas :lol: )

Então no meu caso agora... trouxe 2 adultos e 4 juvenis... vamos lá ver se eu tive uma escolha feliz... eles andaram a explorar... entraram um pouco em choque com os dois veteranos... houve algumas sessões de luta livre, mas passado algumas horas penso que já estavam todos amigos (espero eu). Agora espero que existam peixes dos dois sexos, que formem pelo menos 1 casal. Mas só o facto de ver o aquário povoado desta maneira já por si só é ESPETACULAR!!!

Mais abaixo estão fotos para vocês testemunharem o estado actual do meu Shell Haven.

==========#==========#===========

Aproveitei também para fazer os testes à água, após a limpeza do filtro (será que fiz bem?) e os valores foram os seguintes:

pH = 8,5

KH = 17

GH = 10

NO2 = 0

NO3 = 10

==========#==========#===========

Quanto às fotos, aqui estão elas:

Geral do aquário actualmente:

tan_010.jpg

Um dos prováveis casais:

tan_013.jpg

e o outro:

tan_014.jpg

digo isto porque eles estão sempre juntos dois a dois, sem que haja luta.... daí a minha desconfiança...

e mais duas dos mais pequeninos...

tan_011.jpgtan_012.jpg

Publicado:

boas!

ESPETACULAR

Tenho um aquario de 80cm e não consigo baixar o pH e estava a pensar fazer um com conchiculos visto serem os mais pequenos africanos que conheço, só tenho a dizer uma coisa o teu aqua tiroume as duvidas : D vai mantendo os updates!

EDIT: Já agora duas duvidas, onde arranjas tantas conchas? (andas a matar ampularias :lol::lol::twisted::twisted: )

E para eu mudar o areão para areia branca tipo a tua, vai ser um choque para a comunidade de bacterias não?

:\

Publicado:

seraph,

as conchas contei com a amabilidade dos users a quem comprei os multies, assim como em conjuntos de decoração que trazem conchas lá dentro...

quanto à situação da areia... este aquário foi feito de raiz, em relação às bactérias acho que n houve problema... usei areia de rio misturada com areia de sílica... mas tenho um saco de areia da caparica para substituir esta areia q tenho agora... tem a granulometria da areia de sílica, mas sem aquela coloração branca, que na minha opinião fica com um ar "artificial" demais...

Publicado:

ありがとう非常に

como o meu aqua está a trabalhar vai para 3 meses, e as bacterias se agarram a todas as superficies e o areão é a mais vasta no aquario deve ter ter uma grande % de bact, não achas?

Mas também vão se colocando aos poucos os peicxes por isso não deve de haver problema.

Quer dizer que posso comprar as conchas, inda bem. (já estava com um plano diabolico de exterminação de ampularias :lol: )

Thanks!!

:\

• 2 semanas depois...
Publicado:

ora bem... estão a ver o suposto casal da primeira foto q eu coloquei no meu último post? pois é.... JÁ TIVERAM PUTOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

já contei 5 :twisted:

agora... já me disseram que não preciso de me preocupar com nada... e eu acredito no que me falaram... mas alguém tem mais conselhos? opiniões?

eu estou em ÊXTASEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

tentem ver alguma coisa nas fotos abaixo:

tan_015.jpg

tan_016.jpg

tan_017.jpg

Publicado:

só para dizer que no domingo à noite já contei 7... agora tou longe de casa, só logo à noite é que poderei ver se já apareceu mais algum...

he he he 8)

HOJE:

BOAS NOTICIAS!!!!!

já contei 8 numa ninhada

e o outro suposto casal confirmou-se como tal e já vi 2 pequenitos nas conchas "pertencentes" ao segundo casal :? :D :D

Publicado:

Vou começar a levantar um pouco do véu...

Hoje fui buscar a nova casa dos meus multies... e quando o vi... no meio de chuva torrencial em plena Benfica, assustei-me... era maior do que eu pensava (sim, as medidas são as que eu falei, mas é maior ao vivo). Embora a ânsia de chegar a casa fosse enorme, consegui vir devagar...pois estava um tempinho perigoso para a condução.

Cheguei a casa, e com a ajuda do meu irmão, que está a preparar o seu primeiro nano reef, colocámos o vinil preto no fundo... primeiro passo já está:

sh2_001.jpg

sh2_002.jpg

Entretanto, para ver se está tudo ok, e se não existem fugas, enchi metade do aquário...e vou aproveitar essa água para colocar depois do aquário montado :shock: :

sh2_003.jpg

Sei que as fotos poderiam ter sido tiradas co ma máq. fotográfica, mas n podia dar muita cana... pois corri o risco de ser expulso de casa... "MAIS UM AQUÁRIO EM CASA?!?!?!?" (perceberam?)

Mas correu tudo bem... com a promessa de ficar apenas com um aquário no quarto... a ver, vamos :shock:

Agora é ir preparando as coisas para o próximo fim de semana... em que a Epopeia do Shell Haven v2.0 irá começar. :lol: