krushandkill Publicado Julho 25, 2006 Publicado Julho 25, 2006 Este é o meu tópico de ajuda para este assunto, onde vou tentar colocar algumas explicações e links sobre o assunto. Já comecei a aperceber-me que temos vários tópicos a falar do mesmo assunto, espalhados pelo fórum e por vezes uma pesquisa não revela todos logo à primeira tentativa ou não se consegue encontrar os que nos possam ajudar mais, culpa de um fórum imenso com muita informação. Isso aliado à preguiça, falta de tempo e inexperiência com sistemas de fóruns em phBB, leva muita gente a criar posts novos, já respondidos tantas vezes. Se acharem útil ou quiserem acrescentar algo ou corrigir-me, estejam à vontade. Suponho que não estou a quebrar nenhuma regra do fórum e nenhum Moderador me vai cair em cima ou apagar isto. Suponho, mas que sei eu!!!! Após andar por aqui a ler tantos tópicos sobre fertilização de plantados (do Marc, André Silvestre, xlifes, ivanpantz e tantos outros), comecei a procurar alternativas a fertilizantes à venda em lojas. Uma noite, quando a minha mãe no MSN me perguntou o que andava a fazer na net àquela hora, eu a brincar, disse-lhe que andava às voltas com fertilização para plantas. Disse-lhe o nome dos produtos que precisava e ela no dia seguinte, foi à procura. Com sucesso!!!!! Aproveitei as férias e fui lá. Comprei 3 sacos de 25 kg de cada produto. Não precisava de tanto, mas como sabia que tanta gente viciada em aquários andava atrás do mesmo, comprei. Com os preços que foram, parece-me que foi uma pechincha Preços de cada saca de 25 kg, conforme facturas, já com o IVA a 5%: Sulfato Potássio (solúvel) – 12,60€ Nitrato Potássio (solúvel) – 13,65€ Fosfato Potássio (solúvel) – 26,05€ Tentei encontrar Cloreto de Potássio (KCl), já que dissolve-se maior quantidade em água e para fertilizar aquários grandes, consegue-se uma maior adição de Potássio, mas acabei por apenas conseguir arranjar de encomenda. É mais caro que o Sulfato, mas pelo que andei a averiguar, é muito melhor para fertilizar aquários grandes. Será uma compra futura. À medida que começamos a fertilizar correctamente, vai chegar uma altura em que se controla as algas e as plantas melhoram de aspecto e crescem a olhos vistos. Convém comprar um teste de Nitratos e um de Fosfatos, ajudam bastante. Tem testes de Potássio à venda lá fora, a preços absurdos. Por mim, os testes de Potássio ficam lá. Aconselho a darem uma leitura aqui, já que foram por estes que mais me guiei: Fertilização para combater algas Fertilizante caseiro - Onde comprar os componentes? Pessoal da quimica Duvida: Sulfato de K e Mg Fertilização MACRO / Fertilização MICRO Nutrientes - Case Study Artigo: Manutenção de plantas aquáticas - Parte I:Nutrientes Plantado v4.0 [sobre Fertilização] Muitos mais existem no fórum, sobre fertilização e nutrientes, acho que os li a todos. Para se saber que quantidades usar de cada produto, guiado pela solubilidade máxima dos compostos e conforme o tamanho do aquário, é só usar a calculadora do site do Chuck: Chuck's Planted Aquarium Pages Eu, para o meu aquário com cerca de 350Lt, fiz: Sulfato Potássio - 80gr/1Lt agua destilada (cada ml desta soolução adiciona 0,1 ppm de Potássio - valor teórico) Fosfato Potássio - 50gr/1Lt (cada ml adiciona 0,1 ppm Fosfatos - valor teórico) Nitrato Potássio - 115gr/1Lt (cada ml adiciona 0,2 ppm Nitratos - valor teórico) Estou a aproveitar as mesmas soluções que fiz, para fertilizar um outro aquário de 52 Lt: Potássio – cada ml adiciona 0,69 ppm (valor teórico) Fosfato – cada ml adiciona 0,67 ppm (valor teórico) Nitrato – cada ml adiciona 1,36 ppm (valor teórico) Eu devia ter feito novas soluções com outras concentrações para este aquário, mas para já estou a usar as mesmas, apenas tenho de colocar menos quantidades. Pelo que verifiquei depois de fazer as soluções, tenho de rever as quantidades de compostos que usei e os meus objectivos para a fertilização, andava a guiar-me por valores teóricos do site do Chuck e não por valores mais recomendados na internet: Nitratos (NO3) = 5 a 30 ppm Potássio (K+) = 10 a 30 ppm Fosfatos (PO4) = 1.0 a 2.0 ppm Para confirmação, estes valores estão numa resposta do Just_Me, aqui. No tópico, tem muita informação útil. Mas apesar destes valores mais recomendados, por mais cuidados que se possa ter na adição de fertilizantes e por muitos testes que se façam, cada plantado é um caso, dentro de cada aquário tem muitos factores. Peixes, plantas, substrato, luz, CO2, tudo influencia um plantado. A observação e o cérebro, continuam a ser a melhor ferramenta do aquariofilista. Como diz o Marc no post dele, "ouçam o vosso aquário", e já agora, olhem para ele e pensem como o melhorar ou resolver algum caso de uma planta com problemas. Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Just_me Publicado: Agosto 7, 2006 Publicado: Agosto 7, 2006 Com esses preços que indicas, qual foi o tipo de reagentes que compraste? grau de pureza mais especificamente... é que o metodo de produção de reagentes (nao estou a dizer que os teus sejam ou nao) para utilização por exemplo agricola podem conter valores elevados de arsenico, metais pesados, amonia, etc... . A compra de reagentes nao deve ser linear e as caracteriticas quimicas da sua produção são importantes. Se para alguns reagentes a qualidade food grade já é aceitavel, para outros o pro-analise é mais indicado em detrimento do food grade e para alguns o purum é ainda melhor. Na compra de reagentes não comparem só preços. De resto pareces ter ai um resumo bastante bom sobre fertilização. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
krushandkill Publicado: Agosto 7, 2006 Autor Publicado: Agosto 7, 2006 Bem, não tenho aqui os valores (em percentagem por fórmula química) de cada um, tenho em casa. Posso colocar aqui depois os respectivos valores. Mas pudemos esperar pelo Luis Fortunato (ex. ivanpantz) a ver se ele analisa aquilo...onde andas Luis? Se bem que andei em comunicação com ele, antes da compra, durante e depois da compra. Muito o chatiei...mas apenas comprei aquilo depois do aval dele. Digamos apenas que ele já me inspirou confiança, nestes assuntos químicos. Fiz este post de resumo para ver se apontava mais directamente a alguns membros, quais os tópicos que mais facilmente se poderiam consultar para se iniciar nas fertilizações. Posso ter-me esquecido de algum tópico, mas julgo que estes já ajudam bastante. Tem mesmo muita informação em cada link. Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Luís Fortunato Publicado: Agosto 7, 2006 Publicado: Agosto 7, 2006 Olá. Eu de momento não posso fazer muito mais do que os simples testes de aquariofilia. Uma coisa pelo menos é certa, o KNO3 não é puro. Se reparares, no próprio pó, os cristais não são todos iguais. Há lá mais coisas misturadas. Uma delas é um sal de Fosfato qualquer... mas pelo que pude medir, a concentração deste nessa mistura, não é muito grande. Para 20 ppm de NO3 adicionados no aquário, o aumento de PO4 é imperceptível. O maior problema, como o Just_me já disse, poderão ser impurezas tais como metais pesados ou amónia. Mas analisar esses é practicamente impossível O melhor mesmo, tal como já te tinha perguntado, é ver a composição química de cada um. Se para alguns reagentes a qualidade food grade já é aceitavel, para outros o pro-analise é mais indicado em detrimento do food grade e para alguns o purum é ainda melhor. Só por curiosidade, em que tipo de fertilizante é que o sal puro pode ser muito diferente que um p.a.? Óbvio que depende de sal para sal, mas pureza p.a. tens acima dos 99,0%, salvo erro. Tenho aqui um frasco de K2SO4 com pureza maior que 99,0% A impureza maior que isto tem é de Sódio, e é de 0,02%. Ou seja, é minha opinião que com purezas acima de 99,0%, não é preciso alarmar-nos muito. Abraços aos dois. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
krushandkill Publicado: Agosto 7, 2006 Autor Publicado: Agosto 7, 2006 Já te tinha enviado isto Luis, vê se ajuda. Coisas escritas nas sacas: Nitropotássico Azoto - 11% Anidrido Fosfórico (P2O5) - 0% Óxido Potássio (K2O) - 46% Fosfato Monopotássico 51,5% Óxido Potássico (K2O) - 34,0% Vá-se lá saber porquê, esqueci-me de apontar os valores da saca do Sulfato Potássio para pôr aqui... Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Just_me Publicado: Agosto 9, 2006 Publicado: Agosto 9, 2006 Just_me escreveu: Se para alguns reagentes a qualidade food grade já é aceitavel, para outros o pro-analise é mais indicado em detrimento do food grade e para alguns o purum é ainda melhor. Só por curiosidade, em que tipo de fertilizante é que o sal puro pode ser muito diferente que um p.a.? Óbvio que depende de sal para sal, mas pureza p.a. tens acima dos 99,0%, salvo erro. Tenho aqui um frasco de K2SO4 com pureza maior que 99,0% A impureza maior que isto tem é de Sódio, e é de 0,02%. Ou seja, é minha opinião que com purezas acima de 99,0%, não é preciso alarmar-nos muito. A qualidade de pro-analise, food-grade, purum, espectroscopia atómica, etc depende de sal para sal. Alias analise quimica nunca é completa, há apenas alguns parametros a respeitar. Se para uns os metais pesados (Pb principalmente é o mais importante) para outros por exemplo para o nitrato de potássio, o importante é nao ter nitritos, no que toca a food-grade. Já te tinha enviado isto Luis, vê se ajuda. Coisas escritas nas sacas: Nitropotássico Azoto - 11% Anidrido Fosfórico (P2O5) - 0% Óxido Potássio (K2O) - 46% Fosfato Monopotássico 51,5% Óxido Potássico (K2O) - 34,0% Vá-se lá saber porquê, esqueci-me de apontar os valores da saca do Sulfato Potássio para pôr aqui... isso, são sem duvida reagente para agricultura, e esses valores são para entrar na qualidade de adubo sólido CE, e podem nem corresponder ao que realmente lá esta dentro. Eles apenas teem de apresentar valores com tolerancias de 1% para o valor de azoto, sobre a forma de oxido. repara só numa coisa: Azoto - 11% Anidrido Fosfórico (P2O5) - 0% Óxido Potássio (K2O) - 46% se somares as percentagens tens 57%, de que é que são feitos os outros 43%? esse adubo é bom para usares no quintal, para meteres no aquario...é a tua responsabilidade, eu...nao metia! Os preços que conseguiste fazem sentido para o grau de pureza da agricultura, em que meter amónia nitrito ou nitrato é mais ou menos igual ao litro, na aquariofilia não. Posso-te dizer que o ultima coisa que comprei para testes num distribuidor de quimicos o se pagaria por 25Kg qualidade agricola paguei eu por 1Kg, se tivesse escolhido a pureza acima, o que paguei por 1Kg teria pago por 50g, selado em vácuo e em embalagem propria para ser utilizado directamente. Infelizmente, acho que compraste uma coisa boa para usar nas plantas de vaso e com cuidado e diluido para nao queimares as raizes. já agora, para veres pelos teus proprios olhos: http://www.sigmaaldrich.com/Area_of_Intere...e/Portugal.html procura por exemplo um dos que compraste e vê as discrpancias de preços para as várias purezas. por exemplo potassium nitrate pureza 99.999% (Sigma) 10g -33.10€ cell culture tested (Sigma) 500g -44€ purum p.a. >= 98% 1Kg -22€ se comprar cá para agricultura, consigo os preços que conseguiste... Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
krushandkill Publicado: Agosto 9, 2006 Autor Publicado: Agosto 9, 2006 isso, são sem duvida reagente para agricultura, e esses valores são para entrar na qualidade de adubo sólido CE, e podem nem corresponder ao que realmente lá esta dentro. Eles apenas teem de apresentar valores com tolerancias de 1% para o valor de azoto, sobre a forma de oxido. repara só numa coisa: Azoto - 11% Anidrido Fosfórico (P2O5) - 0% Óxido Potássio (K2O) - 46% se somares as percentagens tens 57%, de que é que são feitos os outros 43%? Segundo informação dada na altura pelo vendedor, a restante percentagem são inertes. Só com uma análise química mais apurada, se conseguia ver o que tem. Ou então, esperar que o vendedor responda ao que lhe perguntei e me consiga saber a composição química direitinha. Já o pedi à muito, tenho de o relembrar. O que é certo, é que ando a fertilizar. Os peixes nem se queixam, não tive baixas (excepto alevins comidos pelo pleco, comigo a olhar para aquilo, nem tive tempo de dizer aiiiiii), os peixes aparentam estar bem, as plantas cresçem que é uma maravilha e as que estavam a definhar, arrebitaram e até folhas novas cresçeram. Óbviamente, andei a eexperimentar primeiro num aqua só com plantas, por 2 semanas, a ver o resultado. Depois começei a usar no meu aqua mais pequeno, com Red Cherrys e corydoras. Só mais tarde é que começei a colocar no aqua grande, onde tenho escalares, molly negra, kribs, botias palhaço, camarõees madeira... Até agora, sem problemas. Se tiver, não será dali. Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Just_me Publicado: Agosto 9, 2006 Publicado: Agosto 9, 2006 São inertes para agricultura... o que nao é a mesma coisa para aquariofilia. Para além disso se o que estas a utilizar nao é puro...o teu adubo e vez de acrescentar 1ppm, pode acrescentar 0.4 ou 0.5 ou 0.55, etc... por exemplo carbonato de calcio nao é chato para agricultura excepto em valores elevados, para um aquario de aguas ácidas o acumular ao longo do tempo é....tal como o nitrato de sódio, juntando a cloreto de potássio, ao longo do tempo vais ter acumular de NaCL, sal, o que te vai por em perigo peixes e plantas... ou um acumular de metais pesados na agua. Não disse que te ia morrer tudo mal metesses as coisas...apenas te digo que eu em certos quimicos nem food-grade lá metia, quanto mais para agricultura...agora no que tu fazes....eu nao posso mandar, mas desejo-te boa sorte. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Just_me Publicado: Agosto 9, 2006 Publicado: Agosto 9, 2006 E já agora, para veres a diferença de analises de um 99.999% para um 98% o de 99.999% Product Name Potassium nitrate, 99.999% Product Number 542040 Product Brand Aldrich CAS Number 7757-79-1 Molecular Formula KNO3 Molecular Weight 101.10 TEST SPECIFICATION APPEARANCE WHITE CRYSTALS TRACE ANALYSIS, ICP 20 PPM (MAXIMUM) TRACE METALLIC IMPURITIES AND/OR ATOMIC ABSORPTION 20 PPM (MAXIMUM) TRACE METALLIC IMPURITIES PURITY PURITY BASED ON TRACE METAL ANALYSIS BY BOTH ICP AND/OR ATOMIC ABSORPTION COMBINED NOT TO EXCEED 20 PPM APPROVED APRIL 25, 2006 RJM o de 98% Properties grade purum p.a. assay ≥98.0% (T) mp 334 °C(lit.) anion traces chloride (Cl): ≤500 mg/kg sulfate (SO4): ≤100 mg/kg cation traces Ca: ≤50 mg/kg Cd: ≤50 mg/kg Co: ≤50 mg/kg Cu: ≤50 mg/kg Fe: ≤50 mg/kg Na: ≤1000 mg/kg Ni: ≤50 mg/kg Pb: ≤50 mg/kg Zn: ≤50 mg/kg daqui posso-te dizer que o Cu pode ser problemático em quantidades mais elevadas, o Cd também, o Na se for ainda mais elevado, etc.. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
krushandkill Publicado: Agosto 9, 2006 Autor Publicado: Agosto 9, 2006 por exemplo carbonato de calcio não (palavra corrigida) é chato para agricultura excepto em valores elevados, para um aquario de aguas ácidas o acumular ao longo do tempo é....tal como o nitrato de sódio, juntando a cloreto de potássio, ao longo do tempo vais ter acumular de NaCL, sal, o que te vai por em perigo peixes e plantas... ou um acumular de metais pesados na agua. Não sei até que ponto pode acumular para valores perigosos. Estamos a falar de 5ml a 50ml por semana, dependendo do fertilizante em causa, num volume de água de no minimo 52 lt (um aqua de 60cm) até ao máximo de 360 lt (num aqua de 150cm), quantidades de água médias nos aquas de cada um. Considerando que as TPA's regulares e a sinfonagem do fundo são para além de colocar água nova, retirar acumulação de tóxicos e outros (amónia, nitritos, nitratos, comida, fezes), uma acumulação ao longo do tempo por algum componente dos fertilizantes, não aconteceria. Ou estarei a presumir demais? De qualquer maneira, se fosse para ser picuinhas, tinha de usar água de osmose nas TPA's, já que a água da companhia tem desinfectantes com fartura, que se não fossem as TPA's, iriam acumular para valores perigosos. Tem dias em que tenho de adiar as TPA's, quando a companhia de águas cá da zona se lembra de atirar desinfectantes que põe a água a sair branca e a cheirar a lixivia. Na mesma linha de ideias, algum componente a mais que vá junto no fertilizante, não terá hipóteses de acumular, acaba sempre por sair todo nas TPA's ou a manter-se em níveis tão baixos que não prejudique nada. Estou a ser lógico ou estou apenas a ser doido? Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Just_me Publicado: Agosto 9, 2006 Publicado: Agosto 9, 2006 até certo ponto, está certo, mas por exemplo, cobre na agua, é assimilado pelos peixes e deposita-se no organismo a um ritmo maior do que pode ser excretado, tal como outros metais pesados... só para dar um exemplo. Por outro lado, nos meus aquarios nao costumo fazer TPA's...alguns deles durante vários meses Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Just_me Publicado: Agosto 13, 2006 Publicado: Agosto 13, 2006 Só por curiosidade, em que tipo de fertilizante é que o sal puro pode ser muito diferente que um p.a.? Óbvio que depende de sal para sal, mas pureza p.a. tens acima dos 99,0%, salvo erro. Tenho aqui um frasco de K2SO4 com pureza maior que 99,0% A impureza maior que isto tem é de Sódio, e é de 0,02%. na altura vi e pensei que tinha que ir procurar, porque uma coisa é o que se sabe, e outra é o que se sabe de cor segundo o livro da diana Walstad a tolência para humanos e peixes é bastante diferente no que concerne metais pesados na agua. Assim por exemplo na agua da torneira os niveis de cobre e zinco são colocados por razoes esteticas e de gosto (manchar a porcelana), etc... enquanto que para os peixes os mesmos niveis podem ser perigosos. Assim aqui deixo uns valores retirados do livro da seguinte maneira: elemento: concentrações toleradas por humanos, concentrações toleradas por peixes cádmio:0.005 , 0.01 Crómio: 0.1 , 0.05 Cobre: 1.3 , 0.02 Chumbo: 0.015 , 0.1 Mercurio: 0.002 , 0.01 Zinco: 5.0 , 0.1 Assim, pela tabela vê-se que eles toleram alguns metais pesados melhor que nós mas que no caso do zinco e cobre nos aguentamos concentrações 50 e 65 vezes, repectivamente, maiores que os peixes toleram, dai eu ter dito que para certos elementos acho o food-grade aceitavel, noutros nem o food grade metia, indo só para pro-analises, farmacopeia, etc... Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Siwk Publicado: Abril 29, 2008 Publicado: Abril 29, 2008 Boas. O krushandkill, arranjou-me de nitrato de potassio. Como e obvio nao e 100% puro KNO3. E gostaria de saber se alguem sabe de alguma forma de purificar, para ter uma percentagem de pureza maior. Obrigado. Citar
DarkDead Publicado: Maio 1, 2008 Publicado: Maio 1, 2008 (editado) Boas. Os valores que estavam na saca do krushandkill eram: Azoto - 11% Anidrido Fosfórico (P2O5) - 0% Óxido Potássio (K2O) - 46% Sendo assim para purificar o que tens que remover são os 11% de azoto e os 43% de inertes agrícolas. Os inertes agrícolas não faço a mínima ideia quais sejam, se alguém souber possivelmente haja uma forma de os retirar. Quanto ao azoto ele está muito provavelmente sob a forma de nitrato de amónio (NH4NO3). Para o retirares podes fazer uma recristalização (eu apenas vou descrever o processo, para teoria usa o Google). Recristalização (o NH4NO3 tem uma solubilidade muito maior que o KNO3 em baixas temperaturas). Dissolve em água a ferver o adubo até à saturação. De seguida deixa arrefecer até entre 0 e 5 ºC (mete a solução por um tempo no frigorífico), o KNO3 deve começar a precipitar. Filtra a solução e guarda os cristais. Estes cristais podem ser recristalizados de novo para obteres uma maior pureza. Eu já fiz várias recristalizações e funcionaram mas não posso garantir nada. Agora os inertes é que estragam isto. Já vi que há muito pessoal que percebe de Química no fórum por favor corrijam-me se algo estiver mal. Se souberem quais são os inertes e como os remover digam (agora fiquei curioso). Editado Maio 1, 2008 por DarkDead Citar
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