Recommended Posts

Publicado

O que sabem da (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] (Lepomis gibbosus).

 

Sei que é um peixe introduzido lá pelos anos 30. Veio importado para a aquariofilia das Americas. (America Central Acho eu)

 

Como é que ele se reproduz? Como trata dos Filhotes? Ele é uma ameaça para espécies endémicas?

 

É um dos poucos peixes coloridos dos rios portugueses e eu gostaria muito saber mais.

 

Obrigado.

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Publicado:

Podem mover isto para a secção dos Peixes? Se calhar tenho mais sorte lá.

 

Obrigado.

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Publicado:

Boas,Marc

Mas para que estás interessado nesta praga??

O que posso acrescentar a mais em relação à ficha do Vasco da Gama é o seguinte:

Eles não forma casais consistentes, na natureza as fêmeas desovam com mais que um macho, os machos é que fazem e guardam os ninhos, o que tenho observado, o território de um macho ocupa mais ou menos uma zona de 50cm2, as fêmea na altura da desova ficam com barras verticais castanhas acizentadas, os ovos não aparentam ser adesivos como os dos ciclideos de substrato, eles são lançados para a depressão/ninho sem qualquer tipo de ordem.

A sua introdução foi com o intuito de servir de alimento aos Achegãs, mas parece que cá a coisa não correu bem pois os achegãs ou terem presas mais fáceis não são particularmente apreciadores de chichitos, como limitador da praga dos chichitos só conheço um outro peixes que foi cá introduzido, o “Cichlasoma” facetum, pelo menos nas zonas onde este é a espécie dominante as percas têm desaparecido...

Bem acho que pouco mais tenho a dizer sobre esta praga, a não ser se quiseres uns peixes destes é só dizeres...

Quanto aos parametros da água a ficha do vasco da Gama está se a referir aos do seu habitat natural, mas eles vivem desde o pH 5.0 ao 9.0 e DH 1 -20 (suportando alguma salinidade na água), temperatura...?? sem risco de cometer uma grande gafe diria que dos 10- aos 35ºC sem problema ( no Verão as temperaturas nos pêgos chega a ser superior aos 35ºC e eles estão lá...)

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Publicado:

Claro que se pode ter em aquario, até podem ser aquas comunitarios, mas de preferencia com ciclideos do mesmo tamanho, ou com barbos com metade do seu tamanho, eles em aquarios não costumam crescer mais dos 15cm e eles só marcam territórios quando estão para desovar...mas em aquarios normalmente, devido à temperatura que os mantemos, eles estão sempre prontos para a brincadeira...

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Publicado:

boas:)

 

esse peixe é muito comum em algumas barragens no nosso pais, ha sitios onde sao grandes pragas eu pessoalmente cunheço a barragem de montargil ,e uma ao pe de alcaçer do sal (que não me lembro o nome agora:P). são peixes atraidos por sangue e leite (usa-se para engodo em concursos de pesca desportiva,nas barragens onde as percas sao dominantes) sei que gostam de aguas mais baixas logo devem gostar de temperaturas mais altas.

 

ps:são uma verdadeira dor de cabeça para os pescadores de carpa :wink::wink:

 

espero acrescentar alguma coisa

carlos loução