fertelizantes, substratos, ciclo biológico,filtros - HELP!

André Costa

Recommended Posts

Boas!!

Finalmente já me decidi e comprei um aqua de 200L (100x40x50), Com um filtro da EHEIM com uma potência ligeiramente acima da necessária para o meu aqua, duas lâmpadas de 30W, Flora glo e penso que power glo (não tenho a certeza se será este o nome...) :oops:

Usei como substrato uma caixa de Terralite, o areão é normal.

Ontem pus as primeiras plantas e enchi o aqua, estabilizei a temperatura nos 25ºC, pois disseram-me que era a temperatura ideal para as plantas ao inicio.... Daqui a 5 dias vou subir um pouco a temperatura e pôr os primeiros habitantes nadadores (apenas 3 ou 4) :lol:

para completar o ciclo biológico... depois vou aguardar um mês...

As minhas perguntas são:

Para um aquário plantado e comunitário....

- Deverei usar mais algum tipo de fertilizante para as plantas??

- A iluminação é suficiente??

- No meu filtro coloquei apenas a cerâmica, o maximo possível de esponjas, a esponja de lã e a de carvão que me disseram para retirar ao fim de 1 mês e não recolocar uma nova a não ser quando a agua começar ficar suja ou use algum medicamento na agua...Será suficiente?

- Que peixes me aconselham agora para o inicio? Têm que ser resistentes, pois será normal durante o 1º mês os niveis de Ph e outros variarem...

Obrigado a todos!!!

André

Partilhar nas redes sociais

A iluminação não é suficiente...

talvez apenas para 1 ou 2 espécies de plantas...

Com esse tipo de iluminação dúvido que tenhas problemas de fertilização...nem vais precisar de adicionar nada.

Se as plantas começarem a morrer, não será consequência da fertilização...mas sim consequência da pouca luz

filtro, que tamanho tem o filtro?

metestes as argolas de ceramica ?

essas são do tipo poroso ?

Se não forem, terão menos superficie para as bactérias.

eu uso argolas de cerâmica (algumas 20%), material poroso da Eheim (muito poroso...superficie para bactérias), o resto 30% são esponjas várias.

tenho um filtro com 6 litros +/- de material para aquário de 250 litros.

chega.

em relação a peixes...

consegues estar 30 dias sem colocar peixes nesse aquário?

Porquê esta demora?

é simples...

Um aquário tem de ganhar uma colónia de bactérias boas, e elas estão relacionadas com o número de peixes (com a comida que colocamos), estas bactérias destroem substâncias tóxicas, substâncias estas que aparecem sempre em valores altos em novos aquários (devido à comida etc...).

Estas bactérias só aparecem quando as tais substâncias atingirem niveis tóxicos para os peixes, daí ser complicado arrancar aquários novos sem mortes...

Como fazer para conseguir as tais bactérias sem que os peixes sofram?

Basta adicionares algum fertlizante com amónia (à falta de melhor podes usar flocos normais..como se tivesses aí peixes), vais medindo depois os nitratos (NO3), quando começarem a surgir espera 1 semana e mete o primeiro peixe nessa altura (este processo pode demorar mais de 30 dias).

Futuras inclusões de peixes devem ser feitas de forma espaçada (tipo apenas 1 cada semana..no máximo)

Sei que é complicado começar um aquário sem peixes, mas este hobby só proporciona bons momentos os pacientes...

Assim evitas mortes iniciais.

podes procurar mais informação na Net...

procura por:

"ciclo do azoto aquario"

Espero ter ajudado...

Abraços!

Boa Noite António,

Sim... Tenho argolas de cerâmica no filtro... Penso que são porosas... agora se são mais porosas que o normal não sei....

O filtro é o 2215 da EHEIM para 250-300L.

Quanto aos peixes.... Claro que consigo estar 30 dias sem pôr os peixes.... Mas o problema é que essa era a minha ideia inicial, e quando comprei o material, estive bastante tempo à conversa a explicar exactamente que tipo de aquário iria querer, expliquei que queria um aquário bem plantado, que não tinha pressa absolutamente nenhuma em pôr os peixes e que segundo aquilo que tinha andado a ler na net só deveria por os peixes daqui a um mês.... Ai o Sr. Rui (RUIMAR) disse-me que não devia fazer isso....(para além de rogar umas pragas à internet!! :wink: ehehehe)... disse-me que tinha que pôr 3-4 peixinhos bem resistentes que fossem «habitando» o aquário... e depois sim esperar um pouco até por mais peixes... Quanto às luzes, (fui falar com ele depois de ler o teu post...) ele disse-me que seria suficiente assim....que era essencial um substrato, e mais tarde pensar no CO2....

Como é obvio, e apesar de ele ser um GURU da aquariofilia, eu gosto de ouvir e respeitar todas as opiniões... e tenho a certeza que o teu método tb deve estar correcto... (pelo menos tem toda a lógica)...Quanto às luzes sinceramente não sei.... Qual seria para ti o ideal? há luzes com mais de 30W? O que tenho que mudar para as ter????

Muito Obrigado!

é a confrontar vertentes e opiniões que se atinjem razões!

André

viva, podes confiar na opinião do senhor Rui, mas como as opiniões são como as... cada um tem a sua. 30 W para 200L é pouco, ele vende lá um catalogo da tropica basta pedires para o veres e tiras as tuas dúvidas em relação à luz.

Nos livros básicos de aquariofilia vem muitas vezes a relação de 05w/Litro, mas isto para algumas plantas não chega, por ex as plantas de primeiro plano tipo a glossostigma elatinoides.

Queres um plantado certo, um dia vais gostar de ter esta planta.

Eu tb não aconselho a meter nenhum peixe, no prazo de 15 dias.

Eu uso mais de 1w/Litro, o meu aquário tb vinha com duas lâmpadas.

26675160.img.jpg

Não podes confiar em tudo o que ouves (ou lês)...

Seja na Internet ou não...tens de ser tu a tirar as tuas próprias conclusões...

:evil:

O processo do senhor rui, funciona, e muitas vezes os peixes resistentes nem morrem...mas...e depois...para quê estar a maltratar os peixes?

Garanto que mesmo os resistentes irão sofrer durante o processo...

mas não te podes esquecer de colocar o alimento para as bactérias amónia...

sem isto....estarias a esperar 30 dias para nada...

imagina que tens peixes e coloca lá os flocos...

:evil:

ela (a amónia sagrada) irá aparecer.

em relação á luz...

reparastes nos aquários do Sérgio e no meu?

para quem não tem paciência de fazer calhas é um processo...

abrir o aquário e colocar HQI em cima

há de 70W, 150W, etc...

e os reflectores nem são grandes.

outro é criar a nossa própria calha...outro é arranjar balastro e fazer overdrive ás lampadas (são de 30W meter estas a 60W, perdem no entanto duração)...

Há tanto processos que resultam.

no entanto quero aqui dizer que as calhas que se vendem com os aquários são sempre ou quase sempre deficientes...servem para plantas tipo anubias, musgo/feto de java, vallisnerias e pouco mais...

muita gente depara-se com isto, e não passa daqui...

tentam mudar de lampadas mas nunca conseguem aquários como vêem na internet...e desistem.

muitas das vezes, para se conseguir bons resultados, bastava deitar as calhas pró lixo e arregaçar as mangas e criar a nossa própria calha com mais do que um par de lampadas...

Peço desculpa ao senhor Rui, que tem uma relevância importantissima na nossa aquariofilia, mas por vezes discordo dele...

Eu antes de ter um aquário com HQI, contei-lhe o que ia fazer, (colocar 300W em cima de 250 litros de HQI), ele fez o que os bons comerciantes fazem...concordou comigo.

:(

quando lhe comprei glossostigma, ele não acreditava que sobrevive-se..dizia ele:

" eu não conheço ninguém que a consiga a manter"

Sem o senhor Rui, não teria arranjado certas plantas impossiveis de obter em Portugal (estou muito grato por isso).

Sem o Senhor Rui a aquariofilia em Portugal seria bem mais pobre...

:x

Abraços

Boas!

Ainda bem que este forum existe!!! :evil: , Vocês convenceram-me! Acho que o que se passa é que o meu aquário vem preparado para aquelas plantas mais standard que toda a gente tem, e por isso ele me diz que a luz serve... Eu nunca lhe falei nas plantas que viria a pôr... logo é normal que ele me diga que é suficiente, pois geralmente as pessoas levam sempre as mais faceis... Mas para dar este passo acho q vou precisar de alguma ajuda... Onde posso arranjar documentação sobre a luz? O que são HQI's??? como se faz esse overdrive e de quanto passa a ser a duração?? Talvez o mais facil seja criar uma calha nova... mas será possivel ter 200W em 2 lampadas???é que senão se ponho mais lampadas deixo de ter acesso ao aquário... :evil:...

Aceito sugestões de muito bom agrado!!!

Conto convosco! :(:x

Obrigado!

André

viva, cabe a ti saberes o que queres, queres mesmo um plantado? Queres dar destaque as plantas em vez dos peixes? Num aquário plantado todos os seus hábitantes vivem em melhor condições, mas são as plantas que te dão mais trabalho, de longe é muito mais fácil fazer criação do que fazer propagar uma planta como uma eleocharis, isto do meu ponto de vista.

Quando o sr Rui te disse que chegava, provávelmente ele quereria dizer que chega para os peixes, e não para as plantas, sobretudo as que eu e o António falamos.

Podes continuar a aceitar as opiniões do sr Rui, mas tira o teu juízo mesmo aqui no fórum.

Tb lhe compro a maior parte das plantas, é para mim uma loja de referência, já lhe mostrei tb que tinha conseguido manter a glosso, ele viu as fotos e gostou.:evil:

HQI são lâmpadas de iodetos metálicos, se fores ver as fotos do António Vitor, dá para ver o que é, aproveitas e tiras umas ideias para o teu plantado.

26675160.img.jpg

Oi,

Andei a ver as lâmpadas HQI (no site da Osram), agora gostava de fazer umas perguntas....

Não se podem adaptar as HQI na tampa do aqua??

Elas aquecem muito a agua??

E o ambiente à volta??

Não há à venda kits de HQI's montados e devidamente Isolados para a agua?

Gostava de montar este tipo de iluminação, mas visto tê-lo no quarto, não queria estar a alterar muito a estética dele nem muito menos ter uma sauna no verão.... :D :P

obrigado!

André

viva, vais ter de colocar os focos a uma distância de 30cm (mínimo) da superficie da água. Aquece um pouco, mas não é devido à lâmpada, é por causa do balastro, por isso deves manter essa distância.

No verão é pior, eu ainda tenho as minhas há pouco tempo por isso não sei, mas com o último verão que tivemos, conta com uma ajuda para aquecer a água. O ambiente acho que pode aquecer um pouco, mas nada de especial, lá está no verão pode-se notar mais.

há à venda em lojas de aquariofilia, kits de HQI, com lâmpadas próprias, tb podes procurar numa loja de electricidade, explica para que fim queres os focos tem que ter um filtro UV, quanto a lâmpadas tenta ver a informação acerca da temperatura de cor e os nível em CRI, eu tenho duas de 4200°Kelvin 90CRI.

Depende das bolsas de cada um.

Mas se optares por colocar este tipo de luz, tenho que te avisar que tens que ter um especial cuidado com os outros factores, CO2 e nutrientes. Visto que vais elevar a energia para as plantas, logo vão processar muito mais, terão logo mais necessidades. Eu ainda estou a a tentar achar o equilíbrio e isso é algo que não vem em nenhum manual, cada aquário tem as suas própria exigencias.

26675160.img.jpg

em relação ao overdrive...

http://www.gpodio.com/overdrive_twin_strip.htm

quem fez este artigo diz que não se responsabiliza por danos causados por quem o seguir...

irá acontecer várias coisas...mais temperatura atingem as lâmpadas (ele fala em sistemas de arrefecimento para que as lâmpadas durem mais.

outra coisa que pode acontecer é os conectores das lampadas arderem...e não só...

:multi:

portanto cuidado...

Abraços