Recommended Posts

Publicado

bem aconteceu uma tragédia, ontem estava a limpar um aquário de 60 litros quando sem crer bateu no chão, o plástico á volta absorveu grande parte do impacto, mas partiu um pouco, a minha perg era:

será que o aquário aguenta cheio de água?

1º - aquário de 60 litros

2º - partiu num parte inferior lateral (não no meio, que seria muito pior)

3º - coloquei um pouco de silicone para aquários, mas só da parte de fora do vidro.

abraços

Publicado:

Boas,

O melhor é testar o aquário antes de o colocar no sítio definitivo. Põe o aquário num sítio seguro (quintal, banheira, etc) e enche-o de água. Vai verificando se há fugas e se o nível da água está ou não a baixar. Essa será a única resposta altamente fiável, todas as outras é estar apenas a dar palpites.

Boa sorte

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Olá Codez...

Pois!!! Vidro rachado é mau sinal.. partido é ainda pior!

Provavelmente, já que foi num canto.. o vidro até pode aguentar a pressão mas uma fuga de agua é quase inevitável.

Se puderes faz esta experiencia:

Limpa a banheira, para ficar bem sequinha.. mete o aquario na banheira e enche-o até ao limite. Espera umas horas (pode ser a noite toda) e vê se a agua ainda está lá dentro e/ou se a parte de baixo do aquario ainda está seco. Lembra-te que isto não é uma prova de fogo.. e a qualquer altura o aquario pode verter.. partir.. etc.. (o silicone apenas diminui a probabilidade de fuga de agua.. já a pressão.. é um caso pior).

Boa sorte!

Publicado:

se for num sitio acessivel faz como fiz uma vez

despejas o aqua secas e por cima de onde está rachado colas um pedaço de vidro que apanhe todo o estalo...agora se for num canto vai ser tramado :oops:

mas se for num canto penso que uma boa camada de silicone por dentro irá resolver

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Publicado:

eu vou tentar meter fotos, ainda não tenho servidor, mas já tou a tratar disso...

a pressão é feita mais no meio, e é por isso que estou confiante que não parte, e dada também a capacidade do aquário (60 litros) não tem assim tanta pressão como um aquário maior...

mas até agora obrigado pelos conselhos :oops:

Publicado:

boas!

nao tens hipoteses de modar esse vidro?assim nunca mais terias problemas.podes tambem colocar uma peça por ex de madeira para suportar a pressao.e nao te esqueças de que nao vai ser so a agua que ira fazer pressao sobre o vidro,tens de contar com o peso daa decoraçao.

cumprimentos,

Publicado:

Ola

Já que vai esvaszar o aq. aconselho-o a secar bem o local da rachadela. Alem de limpar bem com um pano aplique o calor de um secador de cabelo e quando achar que está seco aplique um cordão grosso de silicone. Com o dedo faça pressão leve nesse cordão. Deixe secar 24 h e faça a experiência.

Aconteceu-me ter rachado a meio o vidro de um aq. de 100 l. Efectuei a manobra atrás mencionada e eese aq. já está a funcionar há mais de 1 ano.

Boa sorte

Rui

Publicado:
:wink: Vou só contar o que me aconteceu á precisamente uma semana e 2 dias, tinha um aqua de 30 l que tinha 1 pq racha com aprox. 1 mm que nem era precetivel com a unha depois de 2 semanas cheio aconteceu partiu de sima a baixo sem mais nem menos causando alguns estragos naõ muitos pq era de 30 l e este estava na cozinha mas o armario não ficou muito bom por isso pensa bem e talvez seja melhor pores outro vidro.
Publicado:

o aquário está agora cheio numa banheira como me aconselharam, e espero pelo futuro que diga o que irá acontecer.

e nao te esqueças de que nao vai ser so a agua que ira fazer pressao sobre o vidro,tens de contar com o peso daa decoraçao.

tens a certeza? penso que a decoração não faz nenhuma pressão contra o vidro a não ser que esteja encostada no mesmo...

bem agora só resta esperar e mais uma vez obrigado pelos conselhos :evil:

Publicado:

pois, mas o vidro de baixo está sobre o esferovite, eu estava a referir-me aos vidros laterais :D

Publicado:

codez, isso ta mesmo partido. o silicone(ja existente) e a calha é que mantem esse pedaço no sitio.se fosse a ti substituia esse vidro ou fazia como o danielcvieira sujerio.

cumprimentos,

Publicado:

eu colava um quadrado de vidro na parte de dentro e deixava o a secar com um peso para ficar bem colado

ou

comprava um pouco de fibra de vidro e punha por dentro.

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Publicado:
comprava um pouco de fibra de vidro e punha por dentro.

boa ideia. :roll: mas a resina (utilizada juntamente com a fibra)precisa de endurecedor para secar(endurecer),e o endurecedor é toxico.deves utilizar a fibra por fora do aqua.no aki comprei um kit reparador que tinha a fibra, resina de polyester e o endurecedor e nao foi muito caro.

codez encontras facilmente numa loja de peças de automovel.

Publicado:

Olá.

Eu não arriscava montar um aquário com o vidro assim...

O meu aqua hoje sofreu uma tragédia... o vidro de trás rachou... e nem tinha nada. Era um aquário com CA's. Não sei se foi por causa do peso ou se alguma pedra bateu no vidro. Só sei que foi uma tragédia e a minha sorte é que estava em casa...

O meu aqua é (era) igualzinho a esse.

Quando tiver mais tempo vou tirar fotografia para colocar aqui no tópico.

ainda chocado pela tragédia,

Samu.

Publicado:

ois

pois realmente eu n usava esse aqua ou tentar mudar o vidro ou arranjar um novo...

xauz

Publicado:

Boas codez,

Pelo aspecto do rombo, mais dia menos dia podes sofrer uma tragédia ainda maior, com o aqua cheio...Esse vidro pode, não se sabe quando, partir totalmente. Em vez de gastar dinheiro a tentar remenda-lo, talvez fosse melhor procurares um aqua desses aqui no forum. Com essas dimensões, costumam ser baratitos.

Um abraço,

Paulo

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Bem... Paulo tens razão, agora notei que o vidro de baixo está rachado, pouco, mas está rachado :)

o melhor mesmo é comprar um aquário de 60-80 litros novo, porque este já era, espero com o tempo ir consertando-o, comprar 2 vidros e consertar, mas eu para DIY não sou grande coisa :D

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!