Recommended Posts

Publicado

Olá,

Meu aqua é redondo de 9 lts com pedras no fundo e plantas naturais.

Eu estou pensando em colocar um limpa-fundo junto com o betta. O que vocês acham?

Deve-se dar alguma ração especial pro Betta?

É que eu estou dando aquela ração de flocos Alcon Colours, mas o peixe praticamente não está comendo esta ração.

Tks,

===================

Vilmar Brazão de Oliveira

São Paulo/SP/Brasil

http://www.vilmarbro.com.br

Publicado:

Olá.

Começo por perguntar se o peixe está de facto num globo... Apesar de decorativos, já foi provado que esse tipo de aquários causam danos permanentes no cérebro dos peixes, sendo desaconselhado manter peixes nessas condições (apenas plantas, tudo bem).

Relativamente à questão de juntar um limpa-vidros, não vejo problema nenhum, já que são peixes que ocupam níveis completamente diferentes na coluna de água.

A ração que eu costumo recomendar são larvas vermelhas. A Tetra tem rações dessas (não sei se se encontra bem aí no Brasil).

Cumprimentos.

Sérgio Costa.

Publicado:

Realmente não há qualquer inconveniente em juntar Betas com limpa-fundos, é grave é juntar betas com betas, de resto quase tudo se rá possivel

Orgulho-me do que fiz e estou pronto para o que vou fazer...

Publicado:
Olá.

Começo por perguntar se o peixe está de facto num globo... Apesar de decorativos, já foi provado que esse tipo de aquários causam danos permanentes no cérebro dos peixes, sendo desaconselhado manter peixes nessas condições (apenas plantas, tudo bem).

.................

Cumprimentos.

Sérgio Costa.

Sérgio,

Vc. poderia me passar um link onde eu posso ver dados desta pesquisa onde é compravado que esse tipo de aquário globo causa danos permanentes no cérebro dos peixes.

Obrigado.

===================

Vilmar Brazão de Oliveira

São Paulo/SP/Brasil

http://www.vilmarbro.com.br

Publicado:

Olá vilmarbr.

Infelizmente, por mais que procuro não consigo encontrar a publicação desse resultado.

Contudo, posso deixar aqui a legislação (pela menos a portuguesa) relativa às normas de manutenção de peixes para as lojas, que salvaguardam o bem-estar e integridade dos seres vivos, aplicada devido às conclusões apresentadas pelo estudo:

"2) As condições para a manutenção de peixes de água doce são as seguintes:

a) Os aquários devem dispor uma capacidade de, pelo menos, 45 l, correspondente a 2 l ou a 3 l de água por 10 cm de peixe, ou seja, no máximo, 90 peixes de 2,5 cm em 45 l de água;

b) Não é admitida a manutenção de peixes vermelhos em aquários de forma esférica;

c) A água de cada aquário deve ser filtrada por um sistema de filtração, individual ou centralizado, sendo indispensável e obrigatória a filtração permanente nos casos de forte taxa de ocupação com peixes de espécies frágeis;

d) Os peixes devem apresentar uma respiração normal e calma, devendo o teor em nitrito (NO(índice 2) -) ser sempre inferior a 0,3 mg por litro e o teor em oxigénio ser sempre superior a 5 mg por litro;

e) Os aquários devem ser aquecidos de tal forma que a temperatura seja adequada aos peixes que alojam devendo a intensidade de iluminação e a qualidade da luz ser tais que o crescimento de plantas seja possível"

É o Decreto-Lei nº 276/2001 de 17/10/2001, que pode ser acedido em http://www.diramb.gov.pt/data/basedoc/TXT_...4082_1_0001.htm

Cumprimentos.

Sérgio Costa.

• 7 meses depois...
Publicado:

Ola!

Eu ja tive neons com betta macho e morreram todos, e tive dois limpa-fundos albinos com o mesmo betta e morreram também.

De modo que o betta acabou por ficar sozinho no aqua, como ele gosta e nunca mais tive problemas. Ele gosta de sossego e como os outros mexiam-se, acabavam com a cauda roída, e depois...morte.