Recommended Posts

Publicado

Tenho um betta muito bonito que gostava de reproduzir, mas ele não faz ninho. Já tive outros, que mesmo sem a presença da femea fazia enormes ninhos de bolhas, mas este não faz, nem sem femea nem com a femea perto... alguma sugestão?

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Publicado:

Estou com o mesmo problema mas fico a aguardar por sugestões...

Elsa, atiça o bicho com outro macho! :)

Pode ser que solte o bicho que tem dentro dele e começa a bombear bolhas...

Não sei não...A competição puxa muito pelo bichinho que eles têm lá dentro.

às-de por um macho dos teus ao pé dele e depois pões a femea à vista.. :D

CUmps.,

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Publicado:

Boas

eu normalmente quando tenho esses problemas nos meus coloco um espelho no fundo do aquario de reprodução

O macho sente-se ameaçado por outro macho e lá vai disto a fazer bolinhas :)

Experimentem

Tambem ja me aconteceu o macho ser tão vaidoso que não saiu de lá nem por nada :D

Mr_agent.jpg
Publicado:

oi,

apesar de ja tentar algumas vezes ainda não consegui criar Betas até á idade adulta.

mas para resolveres o teu problema, ja li em alguns sites que podes recolher com uma colher ninho de outro beta macho e colocares no aquario desse, que ele vai utilizar o ninho "emprestado", segundo o que li isso acontece muito com Betas albinos, porque estes não conseguem mesmo fazer ninho.

se resultar depois diz

xau!

Publicado:

Boas.

Como eu tenho facilidade em manter vários bettas ao mesmo tempo, o que costumo fazer e com muitos bons resultados, é usar a colhar e transferir um ninho já feito para o aquário do casal que pretendo criar. Numa das vezes que o fiz, tive de esperar apenas 5min para que casal começasse aos abraços.

Quanto ao usar o espelho, isso já não sei, mas como já vi que há resultados bastante positivos, então também se pode recomendar.

Cumprimentos.

Sérgio Costa

• 3 meses depois...
Publicado:

Boas pessoal!!!

Apesar de já ter lido vários tópicos sobre reprodução de bettas venho pedir aqui a vossa ajuda.

depois de ter preparado tudo como já li nos vários tópicos pra a reprodução de bettas, venho aqui expor uma situação e ver se alguem já presenciou o mesmo e se é mesmo assim.

bem depois de juntar o casal e a fêmea separada por um plastico, o macho começou a dar cacetadas no plástico, olhei para a fêmea e tinha o tal ponto branco e as riscas ao alto, depois de passados umas horas soltei a fêmea, mas o macho não fazia ninha e só lhe dava porrada, bem resolvi não sacrificar mais a fêmea e trocá-la por outra fêmes a ver se o macho se interessava mais e construía o ninho.

só que não começou a construir ninho, mas andam os 2 a passera pelo aqua a mostrarem-se um ao outro, faz-me lembrar os Kribensis a torcerem-se um para o outro.

isto é normal??? ou que terei de fazer??

ajudem-me

thanks

Publicado:

quanto a questao da everblue tambem me aconteçeu o mesmo..mas depois assim que meti o betta na maternidade(nao aconselho apenas o pus porque comprei outro peixe e mordia lhe as barbatanas) pus la o betta com algumas plantas flutuantes outras nao eram mas curtei e ficaram la a flutuar...e meti la o betta...ele nao fazia ninho nem nada.. no mesmo dia fui comprar uma femea assim ja grandita com a pinta branca por baixo da barriga e com riscas... meti-a la na maternidade junta com ele e no dia asseguir de manha ja tava la o ninho com ovinhos...e depois tirei a femea para ele tratar deles...e agora vamos la ver no que da.

Mas aconselho a por num aqua um bocado maior(no minimo com 2 litros ou mesmo um..e com 5 ou 6 cm de altura de agua)...apesar das duas vezes que consegui fazer com que criaçem foi numa materniadade :twisted:

em relaçao a questao do gsousa...de que tamanho é o aquario tens la mais algum peixe para alem do betta?

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Publicado:

Boas Miguel Guerreiro

O aqua é de 40cm e só estão mesmo lá o casal de bettas

Publicado:

poe num aquario mais pequeno tipo de 15 cm de uns 5 ou 6 litros com a agua mais o menos com 7 cm de altura para e sem areao...para o macho quando os ovos cairem poder apanhar todos...sem lhe escapar nenhum..

metes algumas plantas a flutuar ele constroi o ninho entre elas..ou ate mesmo agarrado ao vidro, depois metes a femea la ao pé dele e passado 24 horas ja deves ter ninho e ovos... se nao resultar troca o macho...ou a femea...ou ent os dois por outro casal...tb ja tive um casal que nao deu em nada

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Publicado:

Boas Pessoal!!!!

Obrigado pela vossa ajuda :wink: hoje ao chegar a casa vi o aqua onde tinha o casal de bettas cheio de bolinhas brancas, retirei a betta fêmea para o aqua comunitário e vejo o macho sempre que um ovo cai a ir ao fundo buscá-lo e a voltar a colocá-lo no cimo da água. :wink:

Agora tenho uma dúvidas aqueles ovinhos todos vai dar tudo bettas??? é que sendo assim acho que são mais de 50. deixo a luz ligada 24 horas ou desligo? Quanto tempo agora demora para nascerem?? quando posso alimentar os pequenos e que tipo de alimentação se dá???

obrigado pelas respostas desde já

thanks

Publicado:

Boas pessoal!!

mais um dúvida se me poderem ajudar:

é normal os ovos estarem sempre a cair e o betta a passar a vida a colocar em cima???? é que não faz mas nada senão isso.

Publicado:

Sim é normal ele estar sempre nisso e quando os alevins nascerem durante 1 ou 2 dias ele vai continuar até eles começarem a nadar na horizontal. por isso devem ser muito bem alimentados antes e depois da postura. o esforço é enorme de 3 a 5 dias sem descanço por isso é a luz acesa nessa altura.

• 1 ano depois...
Publicado:

Boa noite,

venho "desenterrar" este tópico pois tenho um casal de bettas junto num aquário em que a fêmea já está pronta para desovar( pelo menos apresenta os sinais já descritos acima) e o macho só quer é porrada e nada de ninho :D

Por enquanto a fêmea tá numa maternidade para não sofrer mais, mas não sei o que fazer mais, já experimentei um espelho, já lhe pus outro macho (tenho mais 2 machos e 3 fêmeas) ao pé e ficaram os dois todos exaltados e tudo mas nada de ninho.

A ideia de transferir um macho de outro ninho até é boa, mas os outros machos também não fazem ninho mesmo tendo as fêmeas à vista ou juntas com eles.

Se alguém tiver mais alguma ideia para me ajudar que diga.

Publicado:
Boa noite,

venho "desenterrar" este tópico pois tenho um casal de bettas junto num aquário em que a fêmea já está pronta para desovar( pelo menos apresenta os sinais já descritos acima) e o macho só quer é porrada e nada de ninho ;)

Por enquanto a fêmea tá numa maternidade para não sofrer mais, mas não sei o que fazer mais, já experimentei um espelho, já lhe pus outro macho (tenho mais 2 machos e 3 fêmeas) ao pé e ficaram os dois todos exaltados e tudo mas nada de ninho.

A ideia de transferir um macho de outro ninho até é boa, mas os outros machos também não fazem ninho mesmo tendo as fêmeas à vista ou juntas com eles.

Se alguém tiver mais alguma ideia para me ajudar que diga.

Olá

a resposta está em dois factores: estimulação e a tua imaginação para o .....estimular :D

Normalmente basta uma TpA "radical" + de 50% (mas feita com cuidado para evitar choques que ponham em causa a sua saude) e uma temperatura 27º a 28º.

Cump.

Publicado:

Obrigado pela resposta quando voltar a minha terrinha é logo a primeira coisa que vou fazer.

Mais uma vez obrigado.

Publicado:
Se puderes experimenta com uma colher por um bocadinho de um ninho de outro betta no aquario do peixe que não o faz.

Já o fiz e resultou.

Confirmo.

- Legend of Lusitanian Pride -

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Publicado:

Muito bom dia :)

Venho-vos dar uma boa notícia, fui a uma loja e vi lá um betta macho com o ninho feito, adquiri-o logo, chegado a casa coloquei-o no aquário e no dia seguinte já tinha um grande ninho feito. Como já haviam aqui dito, transferi um bocado para o aquário do outro macho e passado mais um dia já tinha o ninho feito, a fêmea já estava junto a ele e já tinha as riscas verticais e o ovopositor bem visível.

Para meu grande espanto, à pouco fui pra lhes dar comida e ao olhar pro ninho vejo uns pontinhos brancos omg olhei pros bettas e tavam de volta do fundo, passado mais um pouco vejo-os a abraçarem-se, agora ainda andam aos abraços..

Agora, é tentar conseguir manter os alevins vivos até a fase adulta, o que pelo que tenho visto não é assim tão fácil.. :roll:

Cumprimentos a todos.. :mrgreen:

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá a todos,

Estou com um problema parecido. Meu Beta quer fazer ninho, mas acho que não esta conseguindo, ou seja, faz algumas bolinhas pequenas, mas não consegue fazer o ninho.

O que devo fazer? cabecadura

Desde já agradeço,

Leandro