João Nuno Cruz Publicado Julho 22, 2006 Publicado Julho 22, 2006 Boas, Desculpem voltar aqui depois de tão longa ausência para vos chatear com uma dúvida. É assim, a minha cunhada tem um aquário de água doce fria com alguns peixes, aparentemente suadáveis. Contudo apareceu um "alien" no aquário que parece "colar-se" aos peixes e que aparente estar a sugar-lhes o sangue pois os peixes parecem incomodados quando estes bicharocos se agarram a eles! Nada livremente pelo aquário com muita velocidade. Deixo aqui uma foto: Tem cerca de 5 mm! Não consegui indetificar em lado nenhum! Agradeço toda a ajuda que possam dar! Abraço, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Ana Rita Godinho Publicado: Julho 23, 2006 Publicado: Julho 23, 2006 Olá!! Pela foto parece-me ser igual ao desta não? Se sim, é um argulus ou piolho. "Sintomas: O peixe coça-se contra as pedras, a madeira ou substracto do fundo. Vêem-se pequenos parasitas circulares e transparentes, agarrados à pele do peixe. Causa: Os piolhos fixam-se ao corpo do peixe por meio de ventosas e alimentam-se do sangue do hospedeiro. As fêmeas soltam-se para a postura dos ovos; após a eclosão, as crias procuram novos hospedeiros. Tratamento: Pegue no peixe e arranque os parasitas com uma pinça; trate a ferida com um anti-séptico. Deite no aquário um preparado farmacêutico patenteado para matar as larvas. Nos casos graves junte Metriponate (1,125-1,8 mg por cada 4,5 litros de água)." Esta informação foi retirada do "Manual Completo do Aquário - Guia Completo e Ilustrado de Aquariofilia", de Gina Sandford da Editora Civilização. Pelo que percebi essa doença é mais comum em lagos e em peixes de água fria (esta imagem foi retirada do site http://www.koicarp.org.uk/argulus.jpg ). Acho que estas informações já ajudam, mas se precisar de mais informações nada como uma pesquisa no google pela palavra argulus (foi o que fiz para tirar a imagem ). Espero ter ajudado. Cumprimentos. Ana Rita Godinho (Ex-_aNa_)
João Nuno Cruz Publicado: Julho 23, 2006 Autor Publicado: Julho 23, 2006 Bom dia, Parece mesmo ser isso!! Obrigado! Quando referes preparado patenteado, referes-te, obviamente, a um produto comercial, conheces algum? Obrigado, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Ana Rita Godinho Publicado: Julho 23, 2006 Publicado: Julho 23, 2006 Quando referes preparado patenteado, referes-te, obviamente, a um produto comercial, conheces algum? Olá!! Ainda bem que pude ajudar. Em relação à tua questão, não sei... Limitei-me a copiar o que estava no livro. No entanto após uma rápida pesquisa no google encontrei este producto Waterlife Parazin P que dizem ser eficaz no tratamento a parasitas como o argulus, lernea, odonata e ergasilus. Encontrei também este site http://www.elacuarista.com/secciones/enfer...e5_parasito.htm que fala sobre a doença, e este que mostra os princípios activos para se tratar as doenças descritas na página anterior http://www.elacuarista.com/secciones/enfer...rme2_tablac.htm Como indica na primeira página, o tratamento deve ser feito no aqua principal e não num hospital para se exterminar completamente a praga. Espero ter ajudado. Cumprimentos. Ana Rita Godinho (Ex-_aNa_)
Recommended Posts