Recommended Posts

Publicado

boas

o meu aquário de 55 L tem uma fuga que descobri ser pela tampa... a água condensa na tampa e escorre para fora em 2 locais bem defindos.

pergunta: como posso vedar essa fuga, de preferencia sem criar mais fugas?

Obrigado!

Publicado:

boas.

é mesmo pela tampa (ou pelo menos pela tampa também há fuga)... eu já descobri o local e tudo... se passar o dedo pelo vidro sinto a água nesse local a escorrer para a calha.. devagarinho mas sente-se.

como devo actuar? silicone na tampa?

obrigado

Publicado:

hehehehe.. mas.. ao que é que tu chamas "tampa" ? O vidro lateral ou frontal? E calha? A calha é o refletor de plastico onde tens a lampada fluorescente, certo?

Publicado:

hehehehe.. mas.. ao que é que tu chamas "tampa" ? O vidro lateral ou frontal? E calha? A calha é o refletor de plastico onde tens a lampada fluorescente, certo?

Publicado:
Uma ideia é tirares a tampa do aquario.  :oops:

é uma boa ideia, so tens de arranjar maneira de suportares a iluminação, outra hipotese é arranjares maneira de a tampa ficar abaixo do topo do aqua

Publicado:

vou tentar desenhar em modo de texto o aquario

------------ |

Lamp. | - Lampada |

! |- TAMPA

~~~~~~ !!| - Linha de água |

!!| |

!!

!!

!!

!!

!!

!!

------------!! - Fundo do aquário, com um plastico a que chamo calha a toda a volta na esquina, com 1cm para cada lado

Legenda: | - plástico da tampa

!! - Vidro

a agua escorre da tampa, pela frincha entre esta e o vidro, e vem parar á "calha" cá em baixo.

obrigado

Publicado:

aqui vai um esquema de um corte lateral do aquario, e onde está a fuga de água:

aqua.jpg

a agua nao escapa ao longo de toda a tampa, mas apenas num local bem definido (e pequeno... talvez 3 milimetros)

obrigado

Publicado:

:lol: hehehehe.. excelente desenho!!

Essa tampa é no minimo... invulgar!

A agua condensa-se na tampa e escorrega por aquele lado do aqua, não é? Humm.. pois.. não será facil arranjar uma solução.

A solução mais rápida e a mais eficiente é tirares a tampa por completo. Deixa o aquario destapado. Terás é de arranjar uma solução para iluminares o aqua. Provavelmente um foco preso à parede ou tecto?

Outra solução é comprares um aqua novo? :oops: De preferencia com uma tampa interior.

Se baixares o nivel da agua um pouco? Será que resulta? Talvez não! :P

Publicado:

Desculpa lá coloca uma foto?

É um aquário standart?

É feito por medida?

A tampa é uma galeria caseira?

Pela imagem que colocas-te é como teres uma panela ao lume com a água a frever e colocar uma tampa maior por cima, se for esse o caso o esquema da tua tampa está errada.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Publicado:

o aquário é "standard" daqueles do Jumbo em kit com filtros, etc.

o desenho está exagerado para se ver mais facilmente.

obrigado.

Publicado:

acho que é mesmo da aquapor, com 60 cm... na foto so nao vejo a "tampa"..

o meu desenho está exagerado para se perceber... mas a "tampa" tem uma bainha que passa pelo lado de fora do aquário...

Publicado:
mas a "tampa" tem uma bainha que passa pelo lado de fora do aquário...

Pois... essa bainha devia passar por dentro do aquario.. e nao por fora.

Esse aquario da imagem nao deve ser.. eu tenho um igual e a tampa é interior!

Publicado:

Ok, agora posso ajudar.

Tenho dois aquários parecidos com 50x25x30 e com calhas de plástico em cima e embaixo.

O que me aconteceu foi que a água passava entre o vidro e a calha de plástico e depois descia até a calha inferior e daí por diante.

Baixei o nível da água e continuava devido a condesação da água.

Demontei o aquário retirei a calha e coloquei silicone no bordo superior do vidro e voltei a colar a calha de plástico. Problema resolvido.

Agora se a tua tampa e calha é em plástico o melhor é baixares o nível da água e reduzir a temperatura para 25/26ºC e ver se para.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!