Recommended Posts

Publicado

Boas,

o que me dizem de deste aqua?

160x32x40

Queria fazer um plantado simples, para colocar uns discus, cardumes de neons e mais umas espécies deste tipo.

Actualmente tenho um 60l que material precisava adquirir para um aqua maior? Filtro externo? Mais? Fica mais ou menos em qunato todo esse material?

Cumps

Publicado:

160*32*40?

Porquê estas medidas especificamente?

Para esse teu aquário vais precisar de um filtro externo mais potente, iluminação e 1 ou 2 termoestatos.

Quanto a preços... vai depender realmente do valor do aquário mas conta com umas centenas de euros.

Algo deste género:

aquário: 300+ €

filtro: 150+€

iluminação: 150+€

termos: 25/30€ +-

O nosso problema na aquariofilia é sempre o mesmo... o arranque é caro como fogo :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Boas,

obrigado pelas dicas. Quanto ao aqua ter essas medidas, encontrei um bastante barato com essa medidas, cerca de 100€.

Estava mais inclinado para as tradicionais 120x50x60 (ou 50), mas como este tem bom preço fiquei indeciso.

Os 120x50x60 consigo por 180€ mandando fazer com vidro 10mm, não sei será aconselhável...pela tabela que vi era indicado 12mm.

Os 120x50x50 ficava-me por 160€ com vidro 10mm, pelas tabelas penso que seja o mais indicado.

Entre estes dois qual preferem? E porquê?

Quanto à iluminação, como não quero fazer um plantado muito extenso, apenas algo simples e pouco exigente, o que me recomendam?

A esses valores ainda preciso é de pôr um móvel, que estava mais inclinado para fazê-lo eu...

Cumps

Publicado:
obrigado pelas dicas. Quanto ao aqua ter essas medidas, encontrei um bastante barato com essa medidas, cerca de 100€.

E a espessura do vidro? É novo ou usado?

De qualquer das formas 32 de largura e 40 de altura é curto para plantados, não te dá muito espaço de manobra.

Os 120x50x60 consigo por 180€ mandando fazer com vidro 10mm, não sei será aconselhável...pela tabela que vi era indicado 12mm.

Os 120x50x50 ficava-me por 160€ com vidro 10mm, pelas tabelas penso que seja o mais indicado.

Ambos os aquário são porreiros e pelo preço não são muito caros. Claro que o vidro de 10mm ajuda :)

O de 60cm de altura tem vantagem se quizeres colocar escalares por exemplo, ou mesmo discus que te vão agradecer os 10cm suplementares.

Em relação ao vidro dever ser de 12mm, isso é um facto mas se o aquário tiver travamentos e não tiveres muidos irrequietos em casa, poderás arriscar.

A esses valores ainda preciso é de pôr um móvel, que estava mais inclinado para fazê-lo eu...

Tem atenção aqui... são mais ou menos 300L em bruto de água... a água , o vidro, decoração e afins é capaz de te mandar o peso de conjunto para os seus 400/500Kg. Tens de garantir que o suporte vai aguentar isso sem problemas.

Pessoalmente aconselhava-te a ires a um serralheiro e pedires que te faça uma mesa em tubo de ferro com as dimensões do aquário.

Depois compras umas madeiras e forras por fora só para não ficar o ferro à vista. Ficas com um suporte decente, não muito caro (paguei 125€ por um de 1m, bem reforçado)

A iluminação vai depender do tamanho do aquário mas andará numa relação entre os 0,5W/l para plantas pouco exigentes e 1w/l para plantas mais exigentes.

Mas em relação a iluminação dá uma vista de olhos no sub-forum de plantados que de certezas encontras informação suplementar com fartura.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Boas,

e pediste a estrutura metálica exactamente com as mesmas dimensões do aquários é?

Como é que posso pedir essas estrutura? Como se chama? E que características tem?

Obrigado pelas dicas :)

Cumps

Publicado:

A estrutura podes pedir com as dimensões que quiseres e com a forma que quiseres, convem levares um desenho do que queres para o serralheiro poder ver.

A minha é uma mesa rectangular com 4 patas. Na zona do tampo tem 3 travamentos longitudinais, porque poderia apetecer meter o aquário em cima da estrutura sem mais nada e também porque assim o vidro está apoiado em diversos pontos em vez de apenas nas arestas.

Tens um desenho do tipo da estrutura aqui neste tópico do diasje :

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=46317

Esse é o desenho tipico para estas estruturas e a unica coisa que varia são os materiais usados (no caso do tópico acho que é madeira).

No caso de ser em tubo de ferro, o que queres será tubo quadrado de ferro galvanizado, de 40. (40 são 40mm de diâmetro, ou seja o tubo terá 4cm de largura em cada face).

Deves dizer ao serralheiro que a estrutura vai ter de aguentar perto de 600kg em cima (diz-lhe que é para um aquário grande) para ele ter cuidado com a soldadura.

Ah... e pede orçamento... o que fica caro na estrutura é mesmo a mão de obra! os materiais são apenas uns 30% do valor final.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Boas,

depois essa estrutura é forrada com melanina?

E leva alguma pedra por cima ou assenta directamento no ferro?

Cumps

Publicado:

Boas Czar.

o ideal seria arranjares um tampo em madeira, com uma camada de superficie maleavel por cima (esferovite, corticite, isolante termico, etc...)

Há quem use apenas a tal supervicie maleavel, mas eu aconselho, para maior segurança, o tampo de madeira, por baixo....

cumps

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!