Desova de Kribensis - Algumas Dúvidas

Visitante

Recommended Posts

Boas

No passado Domingo o casal de Kribensis, após lhes ter arranjado um agradável ninho, decidiram desovar. E tive a sorte de assistir a todo o ritual. Vejam algumas fotos em http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=33061#33061

Os ovos ficaram numa posição que, embora com alguma dificuldade, os consegui visualizar. No entanto existem muitos outros sítios do ninho que não conseguia ver.

Nos dias seguintes (o próprio Domingo e 2ª feira) foi interessante assistir à defesa de território e ver os Kribensis a correr com tudo o que se aproximava do ninho. No entanto ontem à noite ao chegar a casa (3ª feira) e ao tentar ver os ovos, reparei que existiam bastantes menos. Será que os alevins já tinham nascido (2 dias)? Era possível, mas não os avistava. Então voltei a olhar para os ovos e reparei na fêmea a abocanhá-los e de seguida a dirigir-se para uma zona do ninho que não consigo ver, e outras vezes a dirigir-se para o areão (sempre dentro do ninho). No entanto ambos os progenitores mantêm a defesa do ninho e apenas um se afasta ou sai, nunca os dois, tal como tem acontecido desde Domingo.

As minhas questões são:

1 - É normal os Kribensis destruirem os ovos (comê-los)? Se sim, ao que se pode dever?

2 - É usual mudarem os ovos de local?

Creio que as respostas a estas questões me ajudarão a perceber o que se está a passar.

Muito obrigado.

Um abraço

Ricardo BORDEIRA Silva

Partilhar nas redes sociais

Boas

Já tive kribensis e eles reproduziram-se várias vezes (creio que foram 3). Na primeira e na última tive peixinhos, mas iam desaparecendo aos poucos, provavelmente culpa dos neos (os kribensis estavam num comunitario). Na outra vez, contudo, não tive peixinhos. Fui então medir o pH e estava demasiado alto. Quando os pais vêm que os ovos não se vão desenvolver devido as condiçoes da água, comem-nos. Não sei se foi isso. Os pequenotes também se conseguem disfarçar muito bem no areão. É preciso cuidado a procurar. Só "levantam" quando um dos pais está com eles.

Boas.

Complementando a resposta do Galendil

1- Podem até comê-los por inexperiência do próprio casal

2 - É bastante usual os Kribs mudarem os ovos de local, como tal o comportamento que descreves sobre o ninho poderá ser normal. É apenas (espero eu) uma questão de dias até que os vejas a passear orgulhosamente toda a prole

Cumps

Boas

Infelizmente, por inexperiência do casal (foi a primeira postura) ou por condições da água (ontem não consegui e só hoje vou medir os níveis) os ovos desapareceram, não se vê alevins e os Kribensis abandonaram o ninho e sua defesa.

Vou ter de aguardar pela próxima tentativa.

No entanto agora, embora já nadem os dois pelo aquário, mantêm o comportamento "agressivo" para com os outros peixes.

Quando voltar a acontecer nova postura actualizo este topico.

Um abraço

Ricardo BORDEIRA Silva