Visitante Publicado Julho 23, 2003 Publicado Julho 23, 2003 Olá a toidos os frequentadores deste interessante forum Já tenho um aquário de água doce, de 50 cm., à cerca de 2 anos e meio, no entanto pretendo adquirir um novo aquário de dimensões maiores, entre 1 m e 1,20 m, para a criar um ambiente de água salgada. Venho aqui pedir ajuda no sentido que me possam dar o máximo de dicas possiveis para esta minha iniciação no mundo da água salgada. Claro que tenho aproveitado igualmente para aprender algo com todas as outras mensagens, mas vou um passo de cada vez... Um abraço para todos JA Novato
Visitante Publicado: Julho 23, 2003 Publicado: Julho 23, 2003 Olá novato e bem vindo, com certeza que dentro do fórum vais encontrar muitas respostas para as tuas (muitas) dúvidas, só tens que dar uma olhadela. acho que para um aqua desses, assim de repente, vais precisar de pensar no escumador, no filtro exterior, em cabeças motorizadas (de modo a dar movimento às àguas) e pouco mais. terás de arranjar um bom substracto (talvez 8 a 9 cm) e muita rocha viva (+/- 40Kg, se bem que existem várias opiniões em relação à utilização de RV e filtro exterior...). para essas dimensões (e dependendo do dinheiro que querias gastar), um escumador midi flotor e um filtro Fluval 404 fazem bem o trabalhinho. mas ouve mais opiniões, pois a minha é uma entre muitas. tira as tuas próprias conclusões e, essencialmente, não tenhas pressa. boa sorte !
Marco Madeira Publicado: Julho 23, 2003 Publicado: Julho 23, 2003 Olá... benvindo !!! se quiseres montar um bom aquario e que só te de alegrias e poucas chatices deves ter muita paciencia principalmente no incio e calculares e projectares muito bem o teu aquario. Le tudo o que puderes e não fiques satisfeito com só uma opinião. Existem muitas maneiras de montar um aquario marinho. Eu pessoalmente discordo de tudo o que envolva filtros exteriores já que retiram muita vida ao aquario para não falar em problemas de nitrato. (podes ler um topico que anda por aí onde explica muito bem isso). Mas, não quer dizer que não funciona. Ja vi aquarios bonitos de com filtro exterior, mas essencialmente são á base de peixes. Se estás a penasar só em peixes tudo bem, mas se estas apensar entrar no mundo dos corais podes esquecer os filtros externos... Bem, umas dicas... Substracto: muito importante. Convem que seja fino (aragonita) e uma camada para cima de 8cm, 10 bom, 12 optimo. Rocha Viva: Boa rocha, dde preferencia já maturada. Se não estiver deves maturala no teu aquario por 2 semanas sem nada no aquario, e de preferencia sem muita luz inicialmente (existem outras opiniões sobre esta materia). Bombas: De 15 a 20X o volume real de água. Ou seja para 200 litros de 3000 a 4000 litros por hora. Iluminação: Depende do que quiseres ter. Se quiseres só peixes, flurescentes bastam na quantidade que quiseres... mas se quiseres corais e principalmente os duros tens de ter HQI. Escumador: Á quem de muita importancia ao escumador e á quem não dê. Depende muito da filosofia do aquariofilista. Eu não dou, porque penso mais numa exportação natural dos nutrintes, mas inicialmente é importante até o aquario estar equilibrado. (lê o topico sobre Escumador, coração do aquario, ficas com uma ideia) Se quiseres controlar o teu aqaurio pelo escumador, então deves usar um que seja para aquarios do dobro do teu. Assim nunca terás problemas e podes ter muitos peixes no aquario sem problemas. Se quiseres um controle mais natural, podes comprar um que seja para o teu volume ou mesmo inferior, e completar a exportação de nutrientes com refugio de macroalgas ou rocha viva na sump, ou miracle mud, ou outros... O resto é o normal... termostato, termometro, testes, e MUITA PACIENCIA !!! Qualquer duvida o pessoal está ai... Abraço...
Visitante Publicado: Julho 28, 2003 Publicado: Julho 28, 2003 olá a todos de novo quero agradecer os vossos concelhos continuo a recolher o máximo de informação possivel. gostava de deixar uma nova questão, quero ter muito cuidado quanto à compatibilidade dos peixes a criar, o meu desejo é um áquario com peixes palhaços, alguns camarões, rocha viva, talvez cavalos marinhos. será que estou a cometer algum excesso? poderei juntar outro peixe de outra especie para dar mais colorido. Um abraço a todos
SD Publicado: Julho 28, 2003 Publicado: Julho 28, 2003 Viva, ...'meu desejo é um áquario com peixes palhaços, alguns camarões, rocha viva, talvez cavalos marinhos...' até ao talvez tudo bem em relação aos cavalos marinhos nem pensar! Porquê? Porque: 1º Tens que ter um aqua com condições muito próprias para estes animais 2º Só aquarofilistas muito experientes é que tem conseguido bons resultados 3º São animais em vias de extinção, o que quer dizer que ao menor erro é menos um vivo e mais um que um qualquer pescador sem escrupulos irá apanhar do mar... Palhaços, donzelas, cromies, alguns cirurgiões, camarões são normalmente animais bons para começar um aqua. Boa sorte! Sérgio Dantas Abraços
Recommended Posts