Diesel_Car Publicado Julho 21, 2006 Share Publicado Julho 21, 2006 Olás, Depois de 8 meses com um salgado da costa 60litros (março - setembro 2004), 1 ano e meio com um reef 140L (setembro 2004 - fevereiro 2006), resolvi fazer um upgrade para um reef mais a sério - 300L. Aproveitei tudo o que tinha no 140L, comprei mais algumas coisinhas e em janeiro deste ano comecei a montar um reef maior. Como sou um gajo apressado, comecei a montar o aquário em janeiro...e em fevereiro já tinha peixes e corais lá dentro. Felizmente tudo correu bem....graças ao facto de ter aproveitado bem o que tinha no 140. Setup: Aquário 150*50*40 Circulação: 1 powerhead 3800l/h + 1 powerhead 2000l/h + queda água escumador +/- 900l/h Escumador: 1 Jebo 180 (sei que parece insuficiente, mas não me posso queixar - no fim do ano compro um mais a sério). O facto de não ter sump diminui o leque de escolhas.... Iluminação: 2 x 150W HQI 10000K + 4 x 27W actinicas T5 Fotoperíodo: 11:00 - 22:00 actinicas ; 12:00 - 20:00 HQI Aquecimento: Jager 300W Arrefecimento: ventoínha 30cm - 45W -> 12:00 - 20:00 30 Kg rocha viva (aquário anterior) + 40kG rocha morta 70Kg aragamax sugar size - DSB 8cm frontal + DSB 12cm traseira/lateral Parâmetros: pH - 8,2 kH - 7-8 Cálcio - 350mg/l Nitritos, nitratos, amónia, fosfatos - 0 Aditivos: turbo calcium 2 em 2 dias + kalk todos os dias + bicarbonato sódio quando é necessário (até agora só 1 vez - kH= 4 com cálcio 460) Fauna: 1 donzela (Pomacentrus coelestis) 2 palhaços (A. ocellaris) 1 Zebrassoma flavescens 1 Ecsenius bicolor 1 Paracanthurus hepatus Anémonas: 1 Epycistis crucifer - casa dos palhaços há 1 ano e 1 mês SPS: 3 mini mudas Acropora sp. (1 verde + 2 castanhos) + 1 muda Acropora rosa LPS: Fungia Favites Euphylia Galaxea Tubastrea Moles: Actinodiscus (verdes, azuis, vermelhos, verdes metálicos) Zooanthus (verdes e laranjas) Xénia branca e castanha GSP Clavularia Sarcophyton - 2 Lobophyton - 3 Sinularia - 1 Restante bicheza: 15-20 ermitas 1 ofiuro grande Turbos da costa 1 caranguejo que não sei a espécie Ofiurídeos, estrelas pequenas, "baratas", fire-worms, misydáceos...ás toneladas. Vários tipos de macro-algas. Pragas detectadas: Xénia... 1 aiptasia (tenho-a há um ano, ainda não se dividiu) Dictyota aos baldes!!!! Tem corrido tudo bem com o aquário, tirando o facto de ter os LPS todos FU%" com o calor - 32ºC durante 2 dias, em que estive ausente (moles e SPS não sofreram nada - já montei uma "mini" ventoinha que resulta muito bem). Tenho uma praga brutal de dictyota (alga castanha), que tapa os duros todos, aumentando a fragilidade dos mesmos...para além de ser feia como tudo!!! O centro do aquário, devido á posição dos projectores, tem pouca luz (foi propositado), portanto optei por colocar corais não fotosintéticos, 1 sabella (comigo há 2 anos) e actinodiscus. Geral: Pormenor da "pequena" ventoínha... Peixes: Flavescens - no canto direito vê-se a aiptasia. Onde está o hepatus (não vale ver a foto abaixo...)???? Mais próximo.... :D No cantinho dele!! Um sarco a sofrer com o calor.... A anémona no seu cantinho: NORYYYYY TIMEEEE!! Tudo para a mesa!! Mais uma geral.... O meu cantinho dos actinodiscus... Acropora rosa (comprei para tentar recuperar (10€), perdeu todo o tecido em baixo) Fungia a recuperar...o calor fez os seus estragos em TODOS os LPS. GSP + Clavularia + xénia = total harmonia. Cumps, Nuno Reis Citar Diesel_Car....Vrummmmmmm! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos77 Publicado: Setembro 12, 2006 Share Publicado: Setembro 12, 2006 Não há mais novidades para mostrar ? Citar "O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts