vcff Publicado Julho 19, 2006 Publicado Julho 19, 2006 Ola Hoje comprei uma planta para fazer um bonito tapete no meu pequeno aquário (que tem cerca de 40 litros e que tem 2 corydoras e 2 camarões e algumas plantas) A planta que comprei foi "Glossostigma Elatenoides". A primeira coisa que fiz foi consultar o meu Forum preferido para obter informação sobre esta pequena planta. O primeiro tópico que encontrei foi este: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45403 Quando estava a ler este tópico verifiquei que estavam a falar também de CO2 caseiro (que era uma das coisas que já à algum tempo queria experimentar) e li que alguém tinha utilizado "coca cola" em vez de bicarbonato de sódio. Nesse momento tive a "brilhante" ideia de fazer um sistema de CO2 caseiro para as minhas plantas. Receita: - Uma garrafa de coca-cola de 500 ml -um saqueta de 11g de fermipan -coca-cola (+- 1/5 da garrafa) "como não tinha bicarbonato de sódio....." - 3 colheres de açucar -Agua (+- 3/5 da garrafa) Supostamente, pelo que eu tenho visto , um sistema de Co2 caseiro deve debitar +- uma gota de "C02" cada 10 segundos "acho eu". A minha mistura explosiva não está a debitar uma gota, mas sim várias ao mesmo tempo, parece que liguei uma bomba de ar na pedra porosa.... Neste momento retirei a pedra porosa do aquário. O que eu queria saber é se não há problema de eu colocar o meu sistema de CO2 a funcionar sem que isso faça algum tipo de mal aos meus peixes??? Obrigado Vitor Citar
starkiller Publicado: Julho 19, 2006 Publicado: Julho 19, 2006 Boas! Primeiro queria dizer-te que a Glosso é uma planta muito exigente em termos de nutrientes, luz e CO2. Em relaçao à receita ja que vais fazer com uma garrafa de 0.5L (semelhante ao CO2 da nutrafin que eu uso), vou dizer-te mais ou menos as minhas medidas: a volta de 3 a 4 colheres de sopa de açucar 1 colher de cafe de fermipan 1 e meia de cafe com bicarbonato de sodio agua quase até encher (como adaptar a garrafa ja deves saber) como usas uma pedra porosa a quantidade de CO dissolvido no teu aquario nao deve ser muito elevado, alem de que se tiveres um KH e um pH altos vai ser ainda menos. O CO2 como sabes baixa o pH o que na grande maioria dos peixes nao faz grande diferença ja que todos estao adaptados a esse pH desde a sua criaçao em cativeiro até à manutençao nas lojas. Sem fazeres referencia quais os parametros da tua agua, caracteristicas do teu aquario nomeadamente a iluminaçao, as plantas que tens e aos peixes que mantens será dificil responder à tua pergunta. Cumps! João Chagas Citar João Chagas APK 216
Recommended Posts