Reis Publicado Fevereiro 17, 2004 Publicado Fevereiro 17, 2004 Olá pessoal, utilizo há pouco tempo em dois dos meus aquários o sistema caseiro de CO2 com uma pedra porosa para difundir o gás e tenho reparado que em volta da pedra porosa se está a formar uma camada branca tipo alga. A minha dúvida é se esta camada não irá tapar a saída do gás... Já tentei lavar a pedra mas parece que ficou pior. Existirá alguma forma de remover esta camada? Irá ela tapar a saída do gás por completo? Citar Saudações aquariófilas. Nuno reis
Visitante Publicado: Fevereiro 17, 2004 Publicado: Fevereiro 17, 2004 ola! nao sei o que é isso ,ou deve ser bacterias ou algum tipo de fungo . eu normalmente limpo as minhas pedras difusoras com lexivia e depois lavo-as muito bem com agua,e elas ficam completamente limpas e desentupidas. cumprimentos, Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 17, 2004 Publicado: Fevereiro 17, 2004 Eu instalei o sistema de Co2 á uma semana e já tenho tembem uma camadita branca, não está intupida ainda a pedra por isso ainda não me preocupei. Já li em vários sitios que não existem consequências nefastas deste Fungo ou alga ou bacteria ou sei lá o que é isso. Citar
Alexandre Publicado: Fevereiro 17, 2004 Publicado: Fevereiro 17, 2004 Olá a todos: :D Também uso o sistema de CO2 caseiro e hoje por coincidência reparei no mesmo, uma espécie de alga esbranquiçada em volta da pedra difusora, embora ache que não venha a obstruir a saída do CO2. Fiquem bem Citar Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo
Reis Publicado: Fevereiro 18, 2004 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2004 A mim parece-me que está mesmo a entupir a saída. No inicio as bolhas eram muitas e pequenas e agora são poucas e grandes, mas também pode ser a garrafada que está a perder a força... Citar Saudações aquariófilas. Nuno reis
Visitante Publicado: Fevereiro 18, 2004 Publicado: Fevereiro 18, 2004 oi! se estam a sair bolhas grandes e sao poucas é porque a pedra difusora esta mesmo a ficar entupida.o gas esta a ser forçado a sair pelos poucos orificios desobstruidos. cumprimentos, Citar
paulo duarte Publicado: Fevereiro 19, 2004 Publicado: Fevereiro 19, 2004 Boas, A pedra porosa não é a melhor opção para os sistemas de CO2. Tenta engendrar um sistema que retenha as bolhas depois de sairem do tubo (um reactor), basta pesquisares aqui no forum. Quanto a essa camada branca, eu tb tenho disso no meu elevador de bolhas (da Nutrafin) e não me preocupo. Creio que se trata de impurezas da mistura e não de algas, mas não me parece que seja prejudicial. Um abraço, Paulo Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
sergioveterano Publicado: Fevereiro 19, 2004 Publicado: Fevereiro 19, 2004 viva, não é muito boa ideia deixar a manguerinha do CO2 directamente ligada ao aquário, devem ter uma especie de filtro, pode ser uma garrafa vazia, eu tenho um recipiente onde ligo as mangueiras do CO2. Essa pelicula é o resultado da condensação na mangueira, que depois vai escorrer para dentro do aquário. Citar
Reis Publicado: Fevereiro 19, 2004 Autor Publicado: Fevereiro 19, 2004 Obrigado a todos pelas opiniões. Realmente parece-me que essa pelicula a única coisa que tem de prejudicial é entupir a pedra. Alguêm sabe se existem á venda no mercado reactores de co2 em separado? Talvez fosse uma boa solução para o problema do entupimento. Citar Saudações aquariófilas. Nuno reis
Recommended Posts