Iniciante precisa de ajuda

MMC

Recommended Posts

Olá!!!

:D

desde que me conheço que adoro aquários, já tive vários "globos" com os, chamados por mim, "goldfish", no entanto, fruto do desconhecimento, acabaram sempre por morrer! :)

Agora, e após insistência da minha mulher decidimos voltar a ter um aquário. :o

Desta vez comecei por pesquisar na net e acabei por encontrar este agradável forum, que entretando vou pesquisando de modo a reunir o maior nivel de informação de maneira a que tudo corra bem!! :)

Lanço aqui, no entanto, um pedido a todos Vocês, caso tivessem um plafond de 300 euros e quisessem construir um aquário, com digamos 6 ou mais peixes, em quê gastariam o dinheiro??? Ou seja, qual seria o valor que iriam dispender em cada equipamento necessário!!!??

No fundo é como se fosse um"setup" idealizado para funcionar a 100%, tipo: 1 aquario xlt-150 euros, 1 filtro -x euros, etc.

Algumas dicas são bem vindas

Obrigado a todos :lol:

Partilhar nas redes sociais

bem vindo,

1 aquário na casa dos 150 L 80x40x50 cerca de 100€ ou mais

1 filtro externo tipo 2213 cerca de 60 €

1 luz externa 2x55w 140 €

1 aquecedor 200W 20€

com este equipamento ficavas com um aquário onde poderias fazer uma variedade de experiências e ficavas tb com uma solução estável onde com os TPA regulares e com a paciência necessária e a escolha de peixes adequada a taxa de mortalidade seria reduzida...

utiliza a pesquisa para veres as soluções já montadas e tudo o resto,

Carlos Santos.

tiagodovale2-dbd.jpg

bem vindo,

1 aquário na casa dos 150 L 80x40x50 cerca de 100€ ou mais

1 filtro externo tipo 2213 cerca de 60 €

1 luz externa 2x55w 140 €

1 aquecedor 200W 20€

com este equipamento ficavas com um aquário onde poderias fazer uma variedade de experiências e ficavas também (palavra corrigida) com uma solução estável onde com os TPA regulares e com a paciência necessária e a escolha de peixes adequada a taxa de mortalidade seria reduzida...

utiliza a pesquisa para veres as soluções já montadas e tudo o resto,

Carlos Santos.

obrigado pela info ccdsantos.

cada vez estou mais entusiasmado, e a pesquisa continua, pois uma das coisas que já aprendi aqui, é que as coisas devem ser feitas com tempo e paciência!!!

só penso que se calhar 150 litros será um aquário demasiado grande!!!!!??? Qual achas ser o aquário ideal abaixo dessa medida??

mais opiniões agradecem-se!!!!!

só penso que se calhar 150 litros será um aquário demasiado grande!!!!!??? Qual achas ser o aquário ideal abaixo dessa medida??

Caro MMC,

Quando dizes demasiado grande, di-lo de um ponto de vista de estética, de volume (ocupação de espaço), ou de manutenção?

Lembra-te que um aquário maior, para além da melhor qualidade de vida para os seus habitantes, não representa necessariamente cuidados acrescidos (pelo contrário), e permite um maior leque de possibilidades no que respeita à selecção de flora, fauna e decoração...

E vê bem que 80cm não é assim tão grande... :wink:

Já agora, que espécies pretendes manter? Que tipo de aquário queres montar?

Abraço.

Sérgio

apc_bar.png

Olá

mais opiniões agradecem-se!!!!!

Hum! mais pequeno do que esse? que tal 200 litros? uma das primeiras regras da aquariofilia diz: "quanto maior for o aquario mais fácil será de mante-lo estável. por isso e olhando que o seu orçamento o permite, 150 litros é o aconselhavel. No entanto nada o obriga a isso. Pode começar por um aquario de 50 litros e depois evoluir...

Abraços e já agora benvindo.

A.K.A. Kapitonio

Não sei até que ponto 300 euros permitem construir um aquário de 150 litros...pelo menos se não entrarmos nos DIY!

Aquário, iluminação, filtro, aquecedor, testes para a àgua, inertes, vivos, acondicionadores... facilmente se ultrapassa os 300 euros, muito facilmente...

Mas diz que tipo de aquário queres manter, assim é mais facil! Pois nem todos os géneros de aquários necessitam dos meus equipamentos (Por exemplo, num plantado podemos em deterimento do filtro investir numa boa iluminação em ciclidios já poderá ser ao contrário...)

Abraços,

Caro MMC,

Quando dizes demasiado grande, di-lo de um ponto de vista de estética, de volume (ocupação de espaço), ou de manutenção?

Lembra-te que um aquário maior, para além da melhor qualidade de vida para os seus habitantes, não representa necessariamente cuidados acrescidos (pelo contrário), e permite um maior leque de possibilidades no que respeita à selecção de flora, fauna e decoração...

E vê bem que 80cm não é assim tão grande... :wink:

Já agora, que espécies pretendes manter? Que tipo de aquário queres montar?

Abraço.

Sérgio

OK!!! convenceram-me!! estava a pensar na ordem dos 60 cm, penso que de 120lt!!!

quanto ás espécies, aguardo sugestões acerca dos peixes ideais para principiantes, já li algumas coisas, mas com a Vossa experiência concerteza terão algumas soluções ideais. :)

Hum! mais pequeno do que esse? que tal 200 litros? uma das primeiras regras da aquariofilia diz: "quanto maior for o aquario mais fácil será de mante-lo estável. por isso e olhando que o seu orçamento o permite, 150 litros é o aconselhavel. No entanto nada o obriga a isso. Pode começar por um aquario de 50 litros e depois evoluir...

Abraços e já agora benvindo.

Obrigado!!!! :)

Mas diz que tipo de aquário queres manter, assim é mais facil! Pois nem todos os géneros de aquários necessitam dos meus equipamentos (Por exemplo, num plantado podemos em deterimento do filtro investir numa boa iluminação em ciclidios já poderá ser ao contrário...)

sim , já reparei que pode-se ultrapassar largamente os 300 euros como "plafond", daí eu ter pedido a Vossa ajuda, quanto ao tipo de equipamento e até de aquário a manter!! ou seja dentro dos 300 euros para um principiante, o que aconselham, em termos de equipamento e tipo de aquário, que seja relativamente simples de manter e que permita aprender os primeiros passos sem grandes desilusões e erros!!!

ainda quanto ás espécies, já li que algumas se conseguem reproduzir rapidamente, outras nem por isso, alguns são caros outros muito baratos. procuro uma espécie que seja acessivel, bonito e resistente de modo a "perdoar" alguns erros de iniciante!!! o que aconselham???

obrigado a todos!!!! :D

Olá,

Uma coisa importante: sabes os parâmetros da tua água (pH e dureza)?? Este é, quanto a mim, um factor limitativo, pois consoante os parâmetros podemos escolher as espécies que mais se enquadram. É claro que podes alterar os parâmetros fazendo-os corresponder com as necessidades dos animais que queres, mas para além de exigir (quanto a mim) maior experiência também fica mais dispendioso. Portanto se não sabes, pega numa amostra da tua água e leva-a a uma loja de animais (aproveitas para as ires conhecendo) e pedes para a analisarem (normalmente fazem-no de graça) e postas aqui os valores e assim podemos ajudar mais convenientemente.

PS: Eu pessoalmente iria para um aquário de 60 litros com um casal (trio) de Ciclídeos anões e um cardume de Tetras, mas isso sou eu! :wink: Vamos ver se os parâmetros o permitem!

Boas MMC,

Também estou a entrar neste mundo, e para além das pesquisas,

(sugiro "valentemente" que vejas o tópico inamovível, do user Marc no sub forum Fotos e Videos, onde podes aprender muitíssimo, está com qualidade e competência)

já adquiri algum material no sub forum Oferta, mas nesse caso sugiro que te aconselhes primeiro,

benvindo ao Forum e boa sorte,

bjs

Lili

Já pensaste em tentar arranjar um aquario usado em bom estado? logo aí pouparias uns trocos, de seguida então "preenchias" o mesmo com um numero moderado de peixes. Não esqueças de lhes dar boas condições...

Orgulho-me do que fiz e estou pronto para o que vou fazer...

Pessoalmente prefiro pensar primeiro nos peixes, e depois partindo do que quero comprar o aquário e o material! Se fizermos o contrário iremos estar sempre limitados!

Mas é claro que mesmo agindo na “minha” linha de pensamento podemos sempre comprar usado, como é óbvio! Só não gosto de “por a carroça à frente dos bois”

Mas esta é a minha opinião…

Boas MMC,

Também estou a entrar neste mundo, e para além das pesquisas,

(sugiro "valentemente" que vejas o tópico inamovível, do user Marc no sub forum Fotos e Videos, onde podes aprender muitíssimo, está com qualidade e competência)

já adquiri algum material no sub forum Oferta, mas nesse caso sugiro que te aconselhes primeiro,  

benvindo ao Forum e boa sorte,

bjs

Lili

obrigado pelo conselho!!!! :wink::)

mr.p, vou tentar saber então os parametros da água!!!!

Pessoalmente prefiro pensar primeiro nos peixes, e depois partindo do que quero comprar o aquário e o material! Se fizermos o contrário iremos estar sempre limitados!

também me parece a forma acertada de pensar, no entanto penso, (sem certezas), que poderemos adaptar o aquário á nossa escolha de peixes.

alguns exemplos do que gostei bastante foram os guppy o neon e neon negro e é claro os Bótias palhaço!!! Vou tentar ver nas lojas os valores que pedem por eles!!! alguém por aqui poderá dar-me um valor orientativo aproximado para os mesmos!!!???? :)

alguns exemplos do que gostei bastante foram os guppy o neon e neon negro e é claro os Bótias palhaço!!! Vou tentar ver nas lojas os valores que pedem por eles!!! alguém por aqui poderá dar-me um valor orientativo aproximado para os mesmos!!!????

Guppy e neon são boas escolhas! Se bem que eu trocaria o neon por pelo Tetra cardinal por razões estéticas! São todos peixes relativamente baratos (não ultrapassam os 1.5 euros) e não os considero difíceis de manter!

Os bótias palhaço nunca tive, nem sei que preço pedem por eles! Contudo tens de ter atenção que são peixes que podem chegar a atingir 30 cm pelo que é necessário um aquário de tamanho razoável!

Abraço,

Olá

Não sei até que ponto 300 euros permitem construir um aquário de 150 litros...pelo menos se não entrarmos nos DIY!

Para dar um exemplo: o meu de 300 litros custou 170 euros já com furos há 10 meses, numa vulgar vidraria.... Por isso há que explorar alternativas e pesquisar porque na net iremos encontrar bons negócios...

Já agora, o Carrefour volta não volta tem uns aquarios da aquapor, cujas medidas rondam 100 X 30 X 40 por pouco menos de 50 euros...

Aquário, iluminação, filtro, aquecedor, testes para a àgua, inertes, vivos, acondicionadores... facilmente se ultrapassa os 300 euros, muito facilmente...

Quanto ao resto tambem há que escolher e procurar. Se bem que eu não sou apologista de acondicionadores e afins. eu pessoalmente recomendo as lojas online. os preços são melhores.

espero ter ajudado, abraços

A.K.A. Kapitonio

kapitonio quando disse 300 euros estava-me a referir a tudo! Pelo menos foi o que o MMC referiu! 300 euros é a quantia disponível para por o aquário a trabalhar...Peço desculpa por ter dado a entender o contrário.

Com acondicionadores, estou-me a referir a fertilizantes! Também não sou muito a favor de químicos em excesso.

Quanto a lojas online, concordo inteiramente contigo! Aconselho a aquaristic que tem preços muito em aliciantes.

Abraço,

MMC, donde escreves?

Actualiza o teu perfil sff (é mais fácil nestas coisas).

Obrigado.

Abraço.

Sérgio

Actualizado :wink:

Quanto ao resto tambem há que escolher e procurar. Se bem que eu não sou apologista de acondicionadores e afins. eu pessoalmente recomendo as lojas online. os preços são melhores.

OK kapitonio, vou andar atento!!!!

Guppy e neon são boas escolhas! Se bem que eu trocaria o neon por pelo Tetra cardinal por razões estéticas! São todos peixes relativamente baratos (não ultrapassam os 1.5 euros) e não os considero difíceis de manter!  

Os bótias palhaço nunca tive, nem sei que preço pedem por eles! Contudo tens de ter atenção que são peixes que podem chegar a atingir 30 cm pelo que é necessário um aquário de tamanho razoável!

existe algum tipo "palhaço" de pequeno porte???? vi um no tópico do membro MARC que era lindissimo!!!

existe algum tipo "palhaço" de pequeno porte???? vi um no tópico do membro MARC que era lindissimo!!!

Estás-te a referir ao peixe que ele coloca na última foto dá 3º página do seu tópico?! :wink: Se sim esse é um Amphiprion percula, e é um peixe de água salgada incompatível com água doce (aquilo era uma brincadeira :) ).

Se procuras um peixe do género do bótia palhaço, talvez um loricarideo seja a solução! São peixes do género do meu avatar!

Olha, o MMC é meu vizinho!!!!

Bem vindo camarada! Se fizeres uma pesquisa, tem por aqui um tópico da everblue com uma mail list para o pessoal do Norte, temos atendimento personalizado e uma comunidade em crescimento. :P:P

MMC, podes tentar fazer como eu fiz, não pesou assim tanto no orçamento do mês:

- comprei o meu 2º aquário (este foi de 150 cm, um bichão!)

- mais um mês, preparação do aqua, colocação de reforços, aprendizagem neste fórum, testes no meu aqua de 60 cm

- mês seguinte, esposa implicou com a mesa de suporte e comprei um móvel da Rena

- outro mês, compra de areão, termostato, pedir um filtro externo emprestado, arranque do bicho

- este mês, compra do filtro externo com mais capacidade e fertilizantes para começar a usar fertilização caseira (obrigado ao André Silvestre e ao Marc, pelos tópicos que criaram e ao ivanpantz, por tanto me ter aturado)

O meu primeiro aqua, tem 60cm. Assim que entrei neste fórum e no site, vi logo que devia ter optado por um maior...um gajo também não nasce ensinado e nunca tive aquario de água quente. Já fui um barra com globos e peixes vermelhos e um tio meu, tinha um de água fria ENORME numa parede do corredor da sala dele...

E olha que começei nisto, porque a minha esposa queria um aquario rectangular, pequenino, para pôr em cima do balcão da cozinha. Neste momento, apenas tenho na cozinha um nano-caixa-da-optimus, com crias de camarões Red Cherry, à espera que fiquem maiores para irem para o aqua de 60cm, para perto dos pais...

Ainda sou um nabo nisto, mas estou mesmo quase a passar a nabiça. Daqui a um ano ou 2, posso até conseguir passar a repolho!!!!

Uma coisa que algumas pessoas que começam, se esquecem:

paciência, muita paciência e muita calma.

Se fores apressado, depois começas a criar tópicos aqui e a pedir ajuda e conselhos, com histórias tristes de morte de peixes/plantas... :?

[Olha' date= o MMC é meu vizinho!!!!

Bem vindo camarada! Se fizeres uma pesquisa, tem por aqui um tópico da everblue com uma mail list para o pessoal do Norte, temos atendimento personalizado e uma comunidade em crescimento.

MMC, podes tentar fazer como eu fiz, não pesou assim tanto no orçamento do mês:

- comprei o meu 2º aquário (este foi de 150 cm, um bichão!)

- mais um mês, preparação do aqua, colocação de reforços, aprendizagem neste fórum, testes no meu aqua de 60 cm

- mês seguinte, esposa implicou com a mesa de suporte e comprei um móvel da Rena

- outro mês, compra de areão, termostato, pedir um filtro externo emprestado, arranque do bicho

- este mês, compra do filtro externo com mais capacidade e fertilizantes para começar a usar fertilização caseira (obrigado ao André Silvestre e ao Marc, pelos tópicos que criaram e ao ivanpantz, por tanto me ter aturado)

O meu primeiro aqua, tem 60cm. Assim que entrei neste fórum e no site, vi logo que devia ter optado por um maior...um gajo também não nasce ensinado e nunca tive aquario de água quente. Já fui um barra com globos e peixes vermelhos e um tio meu, tinha um de água fria ENORME numa parede do corredor da sala dele...

E olha que começei nisto, porque a minha esposa queria um aquario rectangular, pequenino, para pôr em cima do balcão da cozinha. Neste momento, apenas tenho na cozinha um nano-caixa-da-optimus, com crias de camarões Red Cherry, à espera que fiquem maiores para irem para o aqua de 60cm, para perto dos pais...

Ainda sou um nabo nisto, mas estou mesmo quase a passar a nabiça. Daqui a um ano ou 2, posso até conseguir passar a repolho!!!!

Uma coisa que algumas pessoas que começam, se esquecem:

paciência, muita paciência e muita calma.

Se fores apressado, depois começas a criar tópicos aqui e a pedir ajuda e conselhos, com histórias tristes de morte de peixes/plantas... [/quote]

realmente somos vizinhos!! :lol::lol: vou já procurar o tópico que indicas!!!!

curioso que esta história de querer começar a entrar no mundo da aquariofilia vem também da minha mulher!!! queria um aquário com um peixinho!!! :D e farto de ver os peixinhos a morrer decidi empenhar-me mais um pouco e tentar fazer algo com um "background" de informação e conhecimento!!! foi assim que conheci este óptimo forum, onde devagarinho :lol: tenho aprendido com todos!!! antes de comprar qualquer coisa que seja vou ouvir todas as Vossas opiniões para deste modo poder avançar com alguma segurança e certezas!!! :):)

obrigado :wink:

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!