Recommended Posts

Publicado

boas,

estou há algumas semanas registado neste forum, do qual retirei muitas dicas q têm sido bastante uteis, para a minha iniciação neste maravilhoso hoby.

desde já o meu obrigado a todos os colaboradores e em especial aos moderadores. O forum está muito bom :roll:

como não poderia deixar de ser tenho algumas duvidas q vou expor de seguida.

o meu aqua é 1 kit da "aquapor" com 1000*400*400mm (cerca de 100l), 1 lâmpada 30w, 1 filtro interno 1000l/h, 1 resistência 200w e 1 difusor (120l).

ao instalar o meu aqua coloquei substrato no fundo (sera) e areão por cima com algumas pedras, uns 10 pes de plantas (élodea, Cabomba, valisnéria e outras 2 q não consegui ainda identificar).

aqua-3.jpg

esteve 3 semanas em ciclo seguindo todas as instruções q obtive aqui no forum e na quarta semana coloquei 2 viuvas (pequeninas), passado 1 semana (há 3 dias atrás comprei 2 botia palhaço e 2 Otocinclus). os otto que comprei foi com a intenção de comerem algumas algas que entretanto aparecerão em algumas plantas.

as minhas dúvidas são as seguintes:

1. hoje quando cheguei a casa dei por falta de 1 otocinclus (eles são muito pequenos), será possivel ter sido comido por 1 botia???? (em desespero cheguei mesmo a remecher com as mãos nas plantas p ver se ele estava escondido... mas nada).

2. alimento as viuvas c flocos (que elas rapidamente devoram) mas os botia não ligam nenhuma a este alimento, no entanto tenho colocado alimento de fundo para eles (mais tarde acabam por comer) mas os comprimidos são muito maiores q a quantiade de comida que dou as viuvas, será que devo partir o comprimido?

3. não consigo baixar a tº da água está com 28/29º quando (penso eu) o ideal seria 26º.

desde já o meo obrigado.

bons mergulhos :lol:

bons mergulhos

Publicado:

Os othos são peixes muito sensíveis, o mais provável é ter morrido! Qual é o ph que tens na água?

Eu retirava esses difusores de ar!

Podes partir a pastilha de fundo se achares que é demasiado para eles.

Relativamente à temperatura não te preocupes, esses valores são aceitáveis! Preocupa-te antes em saber os valores da tua água e comprares peixes em conformidade.

Arranja mais umas plantas, porque com esse substrato fértil e poucas plantas o mais provável é teres surtos de algas.

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

desconhecia o facto de serem peixes sensiveis, assim a possibilidade de ter sido comido por uma das outras especies está fora questão. mas se tivesse morrido estaria lá dentro e eu não o encontro, vou procurar melhor.

quanto ao ph está 7.5

quis as vantagens/desvantagens do difusor de ar?

quanto ás plantas, estou a pensar em colocar mais, mas ainda não encontrei o que queria (planta rasteira para cobrir o fundo), tipo Eleocharis.

bons mergulhos :roll:

bons mergulhos

Publicado:

podes crer 8)

hoje quando cheguei a casa jurei a mim mesmo q tinha de o encontrar... e assim foi... atrás de 1 pedra muito bem escondido estava apenas a espinha e o rabo (foi a minha 1ª baixa... bem sei que não será a última :wink: )

aproveito para colocar mais 1 duvida:

o ph do meu aqua já era alto 7.5 (há 3 dias), hoje está com 8 o que devo fazer para baixar?? :shock:

adquiri 1 kit de teste da "amtra - multi 5 check" e os resultados são os seguintes:

nitratos-10

nitritos-1.0

dureza-7

kh-17

ph-8.5

obrigado

bons mergulhos

Publicado:

Olá, bem-vindo ao mundo dos prazeres (e das pequena chatices)

Devias tirar já os difusores, como deves ter lido em muitos tópicos só servem para evaporar CO2=subida de PH.

Não conheço esses testes, mas e se o KH for 17 e o PH 8,5, o que eu penso é que ou compras uma osmose ou mudas de peixes.(Comecei há um mês com Africanos e já estou fazer PUB.)

Eu levei 10 anos a baixar PHs e GHs com um KH de 10/11, e sei bem a trabalheira, até que a paciência se esgotou (não era pouca - 10 anos).

Por isso, o meu conselho é que verifiques bem os parâmetros da água e depois CALMAMENTE (o que eu, confesso nunca consegui) escolhes a espécies de peixes e plantas.

Há por aqui gente que sabe mais disto a dormir que eu acordado e estarão certamente dispostos a ajudar-te.

Aposta nisto porque vale a pena, tenho aquários vai fazer 29 anos e os meus 4 filhos já estão no vício (o mais novo tem 4 anos o mais velho 24)

Um abraço e FORÇA nisso.

Carlos Loução

Publicado:

Experimenta retirar uma amostra de água da torneira e fazer os testes.

Assim podemos saber qual o p.H. e a dureza da tua água.

muitas vezes o problema das subidas de p.H. está dentro do aquário.

Já agora recomendo-te a compra de um filtro externo também, pelo menos se fores aumentar a tua fauna.

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!