danielcvieira Publicado Julho 17, 2006 Publicado Julho 17, 2006 Por um lado gostava de iniciar num aqua salgado (desde sempre foram os que mais gostei) Tenho movel para um aqua 150x40x???(comp, larg, alt). O que pertendia saber era que material ia precisar, qual a manutenção, iluminação, enfim...tudo De preferência que não saisse muito dispendioso(não a nivel de investimento inicial, mas sim a nivel de investimento de manutenção) Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão: - Onde está a Eva? - Foi lavar-se ao rio ! - Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.
Carlos77 Publicado: Julho 17, 2006 Publicado: Julho 17, 2006 O botão pesquisar ajuda muito mas aqui vão uns tópicos com alguma informação que pode ajudar: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45587 http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45839 Boa leitura "O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238
Quinzico_The_Twin Publicado: Agosto 8, 2006 Publicado: Agosto 8, 2006 Olá Daniel, em termos de custos de manutenção, tens o tempo e o consumo energético. Se tiveres praticamente tudo automatizado, o custo do tempo dissipa-se...agora o consumo existe sempre. Se optares por aquarios com colunas de água acima dos 45cm, terás de colocar HQI's, que implica consumos grandes e libertação de calor...que poderá levar a ser necessário um refrigerador. Para alturas até 45cm...ficas bem servido com T5, mas existe o custo de substituição de lâmpada de 8 em 8 meses ou ano a ano. Bruno Quinzico - The Twin As acções de hoje são as consequências do amanhã!!! www.algareef.com
Nuno Prazeres Publicado: Agosto 8, 2006 Publicado: Agosto 8, 2006 Boas Daniel, antes de mais tens que saber o que queres lá ter... Corais fáceis, difíceis, apenas peixes... Digo-te já que os 40cm de largura e o grande comprimento te põe já em grandes dificuldades se a tua intenção é fazeres um reef para corais com grande exigência de luz. O aquascaping em salgado, devido à rocha viva, é extremamente guloso no que toca a largura do aquário. Por outro lado como tens 150cm para iluminar, fazê-lo com HQIs exige-te 3 focos o que leva os custos lá para cima... Pensa bem nisso e se puderes optar por uma coisa mais pequena e sobertudo mais larga, não hesites. Ao contrário da água doce, aqui há uma litragem ideal para te iniciares se não quiseres gastar muito dinheiro e tempo. Para mim (e isto é terrivelmente subjectivo) um aquário de iniciação a reef deve ter entre 100 e 200 litros. Pensa só que uma TPA de 10% em 100 litros são dois garrafões em 500 estamos a falar de 10! Pensa também que repor evaporação num 100 litros envolve no máximo 2 litros dia de água de Osmose quando num 500 litros vais parar a 7 a 10 litros. Se eu fosse a ti começava com um tanque com medidas tipo 80x50x40 (comprimentoxlarguraxaltura) com uma HQI de 150watts. Se lhe puderes por uma sump por baixo mesmo que pequena só para o skimmer então é perfeito. Força nisso!!! Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
caramelo Publicado: Agosto 11, 2006 Publicado: Agosto 11, 2006 pois força nisso estamos ca para te ajudar.eu na minha optica começava com um aquario de 250/350litros pois em termos de variaçoes podes permitir mais enganos. eu começei com um de 400l e nao estou arrependido pois apesar de um custo inicial compença largamente cumprimento: caramelo
Recommended Posts