Carlos Leitão Publicado Julho 16, 2006 Publicado Julho 16, 2006 Boas Na minha ignorância de principiante gostava que me esclarecessem a dúvida colocada no título. Em conversas que tenho assistido pareceu-me entender isso. Se está certo, (ou mesmo não estando), como poderei baixar a dureza, não recorrendo a sistemas de osmose. Desde já agradeço a quem me esclarecer. Um abraço Carlos Leitão Citar
João Magalhães Publicado: Julho 16, 2006 Publicado: Julho 16, 2006 As TPAs aumentam ou diminuem a dureza da água, conforme a água. Se adicionares uma água mole vai diminuir a dureza e vice versa. O meu conselho é sempre que possível adquirir peixes de acordo com a água que temos disponível e não o contrário. Quase nunca é fácil alterarmos esses prâmetros e mais difícil ainda é mantê-los constantes ao longo do tempo. Se ter em conta os custos que por vezes temos ao tentarmos alterar esse parâmetros. Uma das soluções, para quem possa, é usar água de furos quando queremos uma água relativamente mole e com ph ácido ou neutro. cumps Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
João Magalhães Publicado: Julho 16, 2006 Publicado: Julho 16, 2006 Que cena... o meu mantem-se constante... será que a água tem medo de mim??? Será? E nas TPAs? Tens aparelhos de medição capazes de te darem valores aceitáveis de kh, gh, e ph? Mais uma vez digo que os productos foram feitos para alguma coisa, ajustar os parametros sem desiquilibrar os parametros naturais da água!Um sistema de fertilização CO2 Minitorizado (Sera Seramic) ajuda a manter constante o PH e consequentemente a dureza! O que esses produtos fazem é precisamente alterar os parâmetros naturais da água! Se usares o ph minus numa água com um kh acima de 5, o ph minun não vai fazer nada! Outra coisa... eu não gosto de ciclideos africanos, tenho que levar com eles porque tenho a água dura? E já agora, tenho uma loja de animais... só posso vender peixes que se adaptem à água de cá? Isso é pura ignorância! Existem milhares de outras espécies, sem serem os ciclídeos africanos, que aguentam bem um ph alcalino e a água relativamente dura! E o mais provável é que não gostes de alguns, porque ao dizeres que não gostas de todos os ciclídeos africanos, estás a englobar uma quantidade e variedade de peixes tão grande, que torna essa infirmação um pouco descabida! Mas se os conheces todos e não gosta de nenhum! OK! Cada um de nós tem gostos particulares, e ainda bem que assim é! Eu não digo que não é possível adaptarmos a água aos peixes, simplesmente disse que aconselhava. São duas coisas completamente diferentes! Quanto à lojas não vou falar! A maior parte delas mantêm todos os peixes na mesma água. Mas também temos que ter em conta que os têm ali temporariamente! Poupem-me... com os produtos e técnologia hoje em dia é tão fácil ajustar o que quer que seja.... Desde que tenhas €€€€€ tudo é possível, inclusive podes ter um laboratório de quimica em casa só para menteres os aquários! A única forma viável e mais eficaz é um sistema de osmose inversa para conseguirmos ter uma água mole e com um ph baixo. É assim que conseguimos desmineralizar a água! Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Vitor Melo Publicado: Julho 16, 2006 Publicado: Julho 16, 2006 Viva Carlos! Prácticamente o João já te respondeu à questão. Só acrescento uma coisa: já experimentaste, ou tens hipótese de, colocar a água com um filtrozeco ou uma bomba para fazer circulação durante 1, 2, 3 dias, uma semana e depois fazer as medições da mesma água? Os valores não vão alterar muito, mas o pH geralmente flutua um bom bocado. Uma das vantagens de teres um local onde possas "desclorar" a água é que a podes trabalhar antes desta entrar no aquário principal. Pessoalmente não vou à bola com os produtos que se comercializam para o efeito que pretendes (até porque ainda têm que me explicar como é que com a adição de um produto liquido se faz baixar a dureza., mas ok...), uma vez que vais ter uma flutuação enorme nos parâmetros, sendo isso mais prejudicial que teres os peixes em pH constante. Creio que o mais imediato será colocares água destilada em mudanças de água frequentes, não acima dos 15-20%. Relativamente à tua questão, o João já respondeu: depende da água que te sair da torneira!! Abraço, Vitor Melo Citar De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...
Carlos Leitão Publicado: Julho 16, 2006 Autor Publicado: Julho 16, 2006 Boas Antes de mais obrigado pelas três repostas. Por um lado a aninhas_aqua (mais uma vez ob), apologista da manipulação química, não gostaria de ir por esse lado todos sabemos que nos dias de hoje se pode manipular tudo, até fazer água as cores lol. Basta olhar para as prateleiras das lojas da especialidade com produtos -+ para tudo, são estratégias de toda uma indústria. Bom, voltando ao que interessa, um dos fascínios deste hobby, para mim está na parte natural, portanto só recorro a produtos químicos quando esgotei todas as outras possibilidades ao meu alcance. “As TPAs aumentam ou diminuem a dureza da água, conforme a água” Pois João esqueci os dois lados, só estava pensando no meu lado o +. Na parte de escolher a fauna em função da água com melhor acesso tudo bem, mas no princípio do ano para mim um aquário era uma coisa engraçadíssima com peixes e plantas. Só aos poucos tenho vindo a adquirir conhecimentos para levar o barco a bom porto. Quanto a este caso parece-me que a solução vai cada vez mais para osmose com o já habitual inconveniente €€€€€€€€€. Maldito aqua que me ofereceram. Bom Vítor a sugestão que referes já utilizo com um pequeno filtro interno carregado de turfa durante 2/3 dias. Tenho cerca de 50 L acondicionados para realizar TPA´s de -+ 20% semanais nos dois aquas (220L e 95L), conseguindo assim manter o Ph nos 6,8 / 7, quando no início rondava os 8. Bom isto já parece um testamento. Obrigado aos três pela pachorra de me aturarem. NOTA: Não se piquem tanto com opiniões contraditórias pois por vezes conseguem provocar um baralhamento mental aqui na chavalada mais nova. Um abraço Carlos Leitão Citar
aquaben Publicado: Julho 16, 2006 Publicado: Julho 16, 2006 Boas A inveja que eu tenho de não ter uma agua de pH 8 e de dureza alta… Há produtos realmente muito bons para baixar o pH, mas não há bela sem senão, leiam com atenção as letrinhas pequeninas que vêm nas embalagens, (nos produtos de marcas que se prezam pois a maioria não nos adverte a nada…), agora produtos para baixarem o DH duvido de todos…a não ser que sejam resinas congregadoras especificas, para algum soluto. Aninhas já deu para ver que és fã dos produtos Sera, (eu também gosto muito de alguns produtos da Sera, mas o “Sera Seramic” ajudar a manter CONSTANTE o pH e CONSEGUENTEMENTE o DH??? No 1º caso é perigoso (pois pode provocar uma queda brusca do pH e existem peixe que vivem em pH baixo mas são muito sensíveis às quedas bruscas dele), e no segundo caso deves estar a confundir o DH com KH… Cumprimentos a todos até breve Citar José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
Recommended Posts