Agua Esverdiada


Recommended Posts

Boas!

 

Bom, ha cerca de 7 meses qye tenho um aquario montago com um biotopo Tanganyika de 100*40*50.

O que acontece é que a agua ha cerca de 2 semanas para cá começou a ficar esverdiada, e o mais grave é que eu ha 1 semana numa medida de resolver o problema duma vez por todas tenho feito mudas de agua de 30L por Dia, e o problema persiste.

Tenho apenas uma lampada 30W Daylight 6500K ligada 8h por dia, e o filtro é um TetraTEC EX700 (700l/h) (cheio com ceramicas + esponjas + eheim ehfisubstrat PRO + lã de vidro) e uma bomba de circulaçao de 700L/h.

Aquando das mudas de agua adiciono a quantidade proporcional de bicarbonato de sódio, e não dou muita alimentação (e tenho dado cada vez menos para ver se resolvo isto), cerca de 1 vez por dia uma dose de granulado que os peixes devoram em menos de 5mins.

 

Tenho feito constantemente testes aos nitritos e nitratos e tenho sempre tudo no minimo da escala...

 

Peço-vos ajuda porque não estou a perceber este problema de todo, e axo estranhissimo os peixes e as plantas continuarem ás mil maravilhas, ou seja, as plantas crescem impecavelmente, e os peixes cortejam, reproduzem-se, comem e fazem tudo naturalmente.

 

Obrigado desde já pela vossa disponibilidade, e espero ter-vos dado toda a informação necessária.

Life is no more than a thin line dividing two eternities...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Olorin.

 

 

Creio que o problema que tens se deve a micro algas. As mudanças de água pouco ou nada fazem. O ideal será colocares um filtro ultra violeta que te limpa a água em três tempos. Se não quiseres comprar, tenta que alguém te empreste um por uma semana que será mais que suficiente!

 

 

Abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois...

 

Eu sei que um filtro UV resolveria esta situação, mas eu não tenho disponibilidade neste momento para comprar um, e tambem não estou a ver alguem que me empreste um mesmo q seja por 3 dias.

 

Contudo, tem de haver mail alguma solução...

 

obrigado a todos

Life is no more than a thin line dividing two eternities...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Volto a dizer...e fui um senhor de agua tipo caldo verde durante 2 meses...

nunca consegui com tpa.s...

 

Ate que um dia ...na minha ausencia...os meus pais trocaram por volta dos 80% de agua...COm Agua da torneira...

 

Felizmente nao morreu nenhum ( tenho discus :shock: )

 

E a agua verde foi se embora :?

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por alguma vez eu escrevi "Medidas Imediatas"

Sim, com químicos.

 

"Medidas Preventivas e a Longo Prazo"

 

Mais uma vez, com químicos.

 

O Axe tem bastante razão, os únicos quimicos "permitidos" ou pelo menos aceites num aqua serão remédios e fertilizantes...e mesmo esses, em casos e proporções correctas e em situações especiais.

Anti-algas e "limpadores" de água, além de atirares quimicos para a água que te possam afectar plantas ou peixes, apenas resolvem o problema temporariamente, se aqui o nosso camarada não descobrir o que lhe está a pôr a água verde, vai andar sempre a ter de atirar produtos para limpar a água.

 

Eu tenho a água do meu aqua de 150cm meio esverdeada/âmbar. Por acaso até está com uma cor linda, parece o fundo do amazonas, só falta o lodo... :lol::?

- Âmbar, devido ao tronco enorme que lá tenho, ainda a largar taninos em excesso depois de tanto tempo.

- Esverdeada, devido a alguedo verde em suspensão na água, por eu já à 2 semanas, não andar a fazer fertilizações, estava a procurar fertilizantes mais baratos do que o Sera Florena. Andar a comprar 250 ml daquilo, usar em 2 aquarios e apenas durar 3 semanas, saía caro. :?:?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:shock:  :shock:  :shock:  :shock:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  

 

Filtro UV Quimico? Aonde?  :lol:  :lol:  :lol:  

Granda Calinada!

 

Poupa-me!!!  

Arranjem a Lista de Controlo de Algas e tem lá como eliminar a causa!

 

Se ainda não sabes que um filtro UV mata as algas em suspensão além de bactérias e parasitas, ao menos podias ter assumido a tua ignorância, ficava-te melhor. Agora uma resposta como a tua, num fórum? Somos todos amigos aqui, tentámos ajudar-nos uns aos outros. Ou pelo menos alguns tentam.

Passo a citar o que ouvi numa palestra de aquariofilia:

"Controlar algas com químicos, é a solução provisória do preguiçoso. Elas vão voltar outra vez, a não ser que o AQUARIOFILISTA descubra a causa e a elimine ou pelo menos diminua."

 

Olorin, já tens aqui muitos conselhos, um deles pode ajudar-te.

Uns conselhos meus:

- Mudanças de água e fertiliza com Nitratos e potássio, já que os fosfatos devem estar altos.

- Faz uma limpeza do areão e vê se não andas a dar comida a mais aos peixes.

- Se mesmo assim andares aflito, dá uma pesquisa no fórum por problemas iguais ao teu e lê como os outros fizeram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já deu para perceber que a aninhas é uma "Serodependente" :shock::shock:

 

A maior parte dos produtos vendidos para aquariofilia servem apenas para se gastar dinheiro! Salvo muito poucas excepções.

 

Como diz o krushandkill mais vale 1º saber a causa e depois actuar em conformidade, evitando quaisquer produtos químicos.

 

Uma coisa é certa, um aquário com filtração adequada, uma iluminação correcta e durante um periodo certo, não irá ter problemas desses! Por isso volto a refrir: antes de fazermos seja o que for, analisamos 1º todos os equipamentos que temos no aquário, se estamos a fazer alguma coisa errada, e depois sim, corrigir o que seja necessário, sem antes andarmos a gastar dinheiro em produtos que não vão resolver rigorosamente nada!

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Nuno

Bem penso que já foi tudo dito aqui…com prós e contras…mas o principal problema do teu aquário reside no facto da água aqui da nossa zona estar com os Nitratos muito altos (e possivelmente os fosfatos também).

Eu pessoalmente sou contra o uso de químicos nos aquários inclusive de medicamentos, mas de vez enquando não temos outro “remédio”…Claro que não considero os filtros UV como agente químico, mas tão pouco vão eliminar a fonte do problema, o que vai fazer é o mesmo que os químicos aqui já referidos, vão remediar o problema mas não a origem…

A única maneira que tens de eliminar a fonte do problema será com a utilização de um aparelho de Osmose inversa, é claro que depois vais ter de por produtos químicos para que a água fique em condições para os Tanganyikas…e cá estamos nós de volta aos químicos…então como ficamos usamos ou não usamos químicos na água? É claro que não temos outro remédio se não usarmos químicos nos aquários, agora temos é de reduzir ao mínimo o seu uso e tentar sempre evita-los quando existem outras alternativas…e por muito caro que pareçam as alternativas, a longo prazo compensam e no caso da osmose e dos filtros UV eles não serem só para controlar as algas…

Nuno visto que andas à procura de uma solução rápida para mascarar o problema, o melhor é seguires o conselho da “Aninhas”, mas vai pensando nos outros comentarias aqui feitos, pois o problema vai só ficar resolvido provisoriamente…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!!

 

antes de mais gostaria de agradecer-vos a todos.

 

Queria pedir-vos tambem para deixarem os "azeites" um pouco de parte, já que o intuito aqui é sermos todos amigos e partilharmos todos as nossas experiencias como aquariofilos.

 

Vou passar a experimentar antes sequer de utilziar os quimigos anti-algas, uma Zeolite Anti-Phos que tenho aqui da marca Aquamedic (materia filtrante) para me certificar que os fosfatos estão num valor aceitavel, e comprar um teste para verificar o seu valor. O que acham?

 

Obrigado mais uma vez a todos. A vossa disponibilidade só contribui para que esta comunidade cresça cada vez mais, e de uma cada vez melhor maneira.

Life is no more than a thin line dividing two eternities...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tive um problema de água verde no meu plantado, após um mau manuseamento do filtro...

Tentei mudanças de água.... e a água ficava cada vez mais verde, até deixar de conseguir ver os peixes...

Fiz um apagão de cinco dias, as plantas ressentiram-se um pouco desatando a crescer descontroladamente na vertical, mas fiquei sem qualquer tipo de algas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou passar a experimentar antes sequer de utilziar os quimigos anti-algas, uma Zeolite Anti-Phos que tenho aqui da marca Aquamedic (materia filtrante) para me certificar que os fosfatos estão num valor aceitavel, e comprar um teste para verificar o seu valor. O que acham?

 

Parece-me que isso é carvão activado, não?

Carvão activado no filtro foi uma técnica "do preguiçoso" que experimentei no início do meu aqua, aquela água verde tinha de ter uma razão. Pensei que deviam ser algas, coloquei carvão no filtro. Passado alguns dias, ficou limpida. O carvão activado absorveu os nutrientes em excesso na água, as algas morreram de fome.

Tirei o carvão assim que a água perdeu o aspecto de caldo verde, para as plantas não começarem a morrer por falta de alguns nutrientes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.