Joao Cunha Publicado Julho 14, 2006 Publicado Julho 14, 2006 Boas. Tenho um aquário Juwel Rekord 60 de 60L teoricos e 40L reais e tenho apenas uma lâmpada Power Glo de 15W (a que tem a caixa cor-de-rosa). Li algures num tópico que deveríamos ter pelo menos 0,5W/L. Tendo eu 15W e sendo necessário 0,5W/L, fazendo as contas dá: 15W:40L=0,375W/L Posso concluir que a iluminação que tenho é insuficiente. A questão é que a calha para lâmpadas que tenho dá apenas para uma lâmpada. Já fui ao site da Juwel e não vi calhas para adaptar ao meu aquário nas quais fosse possível acrescentar mais uma lâmpada. Onde posso encontrar isto? Faria bem em arranjar isto não? Se arranjasse uma calha, não sei bem onde, com a possibilidade de colocar duas lâmpadas, comprava outra igual à que tenho? Já agora, a lâmpada que comprei é boa? Adequada a um aquário comunitário com plantas naturais e peixes como guppy's, molly's, etc? Abraço. Citar
starkiller Publicado: Julho 14, 2006 Publicado: Julho 14, 2006 Boas! A pergunta é queres mais iluminaçao para quê resposta A PLANTADO: Eu tenho um aquario com 100L com uma power glow e as plantas gostam muito principalmente as vermelhas, pois esta lampada tem mais kelvin. como tu eu ja passei por esse problema e tive de o resolver que no meu caso teve de ser da forma mais economica possivel DiY. juntamente com a power glow coloquei mais duas lampadas fluorecentes compactas da marca Osram (pode se de outra marca qualquer, como é obvio) cujo intuito fera ter Watts suficientes (1W/L) e ter um diversidade de espectro luminoso maior, pois as compactas tem menos Kelvin. Se optares por comprar ja feito vai ser mais dificil alem de que sai muito mais caro. Se procurares aqui no forum encontras varios DiY muito interessantes e com os pormenores todos explicadinhos, o que facilita muito a vida e ser muito mais prazeroso complementar o nosso aquario com uma obra nossa. resposta B PLANTADO LOW_TECH Com essa iluminaçao sempre podes fazer um plantado "Low Tech" procura na galeria de fotos e vais encontrar aquario deste tipo muito bonitos alem de que necessitam de menor manutençao, podas etc. resposta a tua pergunta: Com a minha experiencia a iluminaçao nao afecta os peixes, inicialmente alguns podem sentirem-se mais timidos, mas como ++iluminaçao implica Plantas eles escondem-se e abrigam-se nelas com o "SOL" for incomodativo. PS: é bom de frisar que nunca tive discos, e tenho ideia k estes gostam mais de sombrinhas, mas é so uma opiniao leiga. Espero ter ajudado e nao ter cometido nenhuma atrocidade Os Masters que me corrijam se ter dito alguma quente e boa. Fica bem. João Chagas Citar João Chagas APK 216
Joao Cunha Publicado: Julho 18, 2006 Autor Publicado: Julho 18, 2006 Tenho pouca iluminação para as minhas plantas. Já me morreram duas. Sei que o problema pode não ser só da iluminação mas julgo que tem um peso significativo. Abraço. Citar
starkiller Publicado: Julho 19, 2006 Publicado: Julho 19, 2006 Pois só a iluminaçao nao acredito que seja suficiente para que as plantas morram, claro que depende muito do tipo de planta. Contudo acho que te falta definir o que realemnte queres fazer do teu aquario e depois ai decidir o que fazer. CumpZ!! João Chagas Citar João Chagas APK 216
hotrodder Publicado: Julho 19, 2006 Publicado: Julho 19, 2006 Que plantas tens no teu aquário? Quais os sintomas que elas apresentavam quando morreram? abraço Citar A Água está cada vez mais Viva!
Joao Cunha Publicado: Julho 19, 2006 Autor Publicado: Julho 19, 2006 Sinceramente não sei dizer o nome das plantas que morreram. Estavam acastanhadas e "secas" ou até mesmo duras quando as tirei. O aquário é simples. Tem 40L práticos e apenas tem 1 ancistru e 2 molly's. Quero plantá-lo de uma forma bonita com plantas simples e duradouras. Vou tratar hoje de tarde de fazer um alimentador de CO2 e uma bomba de ar para ligar durante a noite. Onde posso ver como faço uma bomba de O2? Já vi a de CO2 e parece-me fácil mas a de O2 não encontro. Quanto ao problema da iluminação continuo sem saber como arranjar maneira de meter mais uma lâmpada na minha calha. Abraço. Citar
Lirio Publicado: Julho 19, 2006 Publicado: Julho 19, 2006 Boas João, Vai ver este tópico no sub forum das "Plantas": http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=119 Tens lá muitos links, que te remetem para sites espectaculares sobre plantas... com toda a nomenclatura.... é lindo boa sorte, bjs Lili Citar APK 226 *** Terapeuta de Shiatsu e Massagem Ayurvédica
Recommended Posts