Funcionamento de um reactor de Kalk


Recommended Posts

E a vossa bomba peristaltica ou outro tipo de bomba de reposição está a trabalhar 24h por dia ou só no periodo nocturno?

 

É que se só tiver no período nocturno, parece-me mal que a bomba do reactor de kalk trabalhe continuamente.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim já não é prejudicial teres a bomba do reactor de kalk a trabalhar continuamente, vão entrar poucas quantidades no aquário.

Agora se só ligasses durante a noite, nos primeiros minutos que a reposição fosse efectuada poderia entrar uma quantidade exagerada de kalk.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pessoalmente tenho a bomba a ligar 5mim de hora em hora. Não creio que haja necessidade de mais.

A reposição é feita atraves de um osmorregulador, portanto entram sempre pequenas quantidades e mesmo a agua de osmose que entra no reactor n deverá entrar no aquario sem ter feito a mistura.

 

alem do mais, não é desaconselhado que a agua com kalk em suspenção entre directamente no aquario?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís, permite-me que cite um trecho dum artigo sobre, o cálcio nos aquários de recife, que li aqui a algum tempo e que reza assim:

 

“Quando o hidróxido de cálcio se combina com água muito arejada forma-se carbonato de cálcio, que não tem qualquer utilidade para o aquário, … o sedimento da mistura nunca deve ser utilizado pois é uma mistura de carbonato e hídroxido de cálcio que se for doseada para dentro do aquário, resultará em precipitação do cálcio, excessivo aumento do pH e queda da alcalinidade ….” Mas “… quando bem misturada, é altamente saturada em cálcio, e não deixa resíduos no aquário…”

 

Portanto só posso concluir que o funcionamento constante da bomba produz um efeito benéfico porque mantêm o hidróxido de cálcio na sua diluição máxima fazendo com que não exista quase nenhumas partículas de carbonato de calcio em suspensão.

 

Eu pessoalmente tenho a bomba a ligar 5mim de hora em hora. Não creio que haja necessidade de mais.

 

Sem querer ofender creio que não haveria necessidade nem dos 5 minutos de hora em hora porque a partir do momento em que o hidróxido de calcio se precipita em carbonato de calcio dentro do teu reactor já não estas a fazer nada, estas apenas a adicionar ao teu aquário o sedimento da mistura que não tem qualquer efeito positivo para os teus corais, claro que existe alguma diluição do hidróxido na água mas, sem a efectividade ao nível da saturação que poderia ter se a bomba do reactor estivesse sempre em movimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que não ofendes...

 

Ja agora não sei se leste este artigo da REEFKEEPING sobre a agua de Kalk

http://www.reefkeeping.com/issues/2003-05/...ature/index.php

 

Bem, eu nem de longe, nem de perto sou quimico, mas, se existe um ponto de saturação de Kalk na agua, isso significa que o restante da kalk não se vai disolver. Portanto, o po branco que estará no fundo do reactor será kalk não disolvido e não carbonato de calcio(penso eu :? ) Ora, como atravez do osmorregulador tenho agua a sair do reactor para o aquario duma forma regular, será necessario proceder á mistura de vez em quando.

Neste artigo dizem tambem, que a agua cristalina que fica depois de misturar e deixar reposar a mistura de kalk é saturada em calcio, logo, não vejo a necessidade de estar a tentar misturar algo que ja esta saturado e, tambem a adição do kalk não misturado na agua do aquario ai é que criará o carbonato de calcio.

Como disse, eu não pesco nada de quimica, mas foi o que percebi de tudo o que tenho lido. Posso estar enganado :shock:

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Partilho da opinião do Luís.

 

Especialmente porque eu ligo a reposição de Kalk assim que apagam as luzes e quando tinha a bomba do reactor a trabalhar continuamente, entravam cerca de 2L logo inicialmente, o que me provocou uma névoa no aquário. Achei melhor ligar 15m de 2 em 2 horas e deixar a solução repousar pelo menos 2h antes de começar a adição.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais