Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

Adquiri numa loja 2 troncos, laveios com água quente e depois puz num aquário de 270l que ainda está a ciclar. Qual é o meu espanto os troncos ganharam uma viscosidade branca/transparente. É normal? Já limpei e a água ficou toda suja e depois voltou a ganhar!

Era para colocar lá os discus mas tenho medo fará mal aos novos pequenotes? E o filtro é prejudicado?

Quem me ajuda? Não sei que fazer!

Publicado:

Lavar os troncos com água quente não resolve,tens que ferver durante bastante tempo bem temperados com sal,o aconselhavel em seguida seria colocar mais alguns dias em água e sal de molho para a madeira perder +algumas propriedades,mas caso tenhas urgencia algumas pomaceas podem ajudar a remover essa pelicula,embora fosse +aconselhavel o procedimento anterior.

já tive uma situação identica com um tronco de videira e os gupis não se ressentiram,mas com discos se calhar não convem arriscar talvez seja melhor aguardares alguns dias antes de os colocar.

Publicado:

Qual é o tamanho do tronco?

Não dá para colocares metade do tronco dentro da panela, ficando parte de fora, e depois virares e ferveres a outra parte?

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

www.nelsoncarvalho.net

Publicado:

Eu também já passei pelo mesmo problema e apesar dos caracóis parecerem gostar daquilo resolvi tirar o tronco do aqua e láva-lo melhor.

O meu problema (num tronco de videira) é que ainda tinha alguma casca agarrada; tirei tudo (e deu uma trabalheira) voltei a lavar e passou 3 dias num balde em água com azul de metileno. Já lá vão cerca de 8meses para mais e não voltou a haver problemas...

"I prefer drawing to talking. Drawing is faster, and leaves less room for lies." Le Corbusier

Publicado:

Não consigo ferver os troncos tem braços compridos cerca de 50cm para cada lado que sobem! Nem um terço cabe na panela. Vou optar por mergulha-lo em Azul metileno em água salgada chegará? Será a melhor opção?

Publicado:

Se o tronco já foi fervido basta pores numa solução com azul de metileno; se não foi... É pá não garanto... Agora água salgada com azul de metileno? Para quê? O azul de metileno trata da saúde de quaisquer fungos que "andem" pelo tronco, para que queres pôr sal? È que a madeira vai absorver algum do dal e depois libertá-lo para o aqua, e sei que há peixes sensíveis ao sal...

No entanto espera que alguém mais experiente e/ou conhecedor te responda.

Quaisquer das maneiras tenta ver se o tronco não tem alguma película qualquer de casca onde a tal viscosidade branca possa crescer... No meu, era esse o problema principal, o azul de metileno foi só para prevenir + algum ataque de fungos.

"I prefer drawing to talking. Drawing is faster, and leaves less room for lies." Le Corbusier