David de Jesus Publicado Julho 12, 2006 Publicado Julho 12, 2006 Boas, Arranjei recentemente uma calha Dymax OB com duas T5 de 14 watts cada, no entanto uma delas é actínica, coisa que nunca tinha tido e que pelo que pesquisei são mais usadas nos marinhos e tem um espectro bastante completo mas com uma especial incidência nos azuis, e fiquei também com a ideia que tem menos lumens que muitas das florescentes para plantados, tipo Power-Glo por exemplo, bem como outras. Seja como for, o caso é que continuei sem ter uma grande noção das vantagens ou desvantagens, na práctica, de ter aquela lâmpada num aquário de água doce com bastantes plantas, sem no entanto ter a intensidade de vegetação de um plantado propriamente dito; isto só é um "problema" porque aquela temperatura de cor tão azul, não sendo propriamente feia, abafa um bocado todas as outras cores do aqua (especialmente os verdes) e isso irrita-me um pouco... precisava de ajuda no sentido de aguém me explicar afinal que raio de "bicho" é uma lâmpada actínica e se valerá a pena mantê-la ou não! Abraços e obrigado. Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
Just_me Publicado: Julho 12, 2006 Publicado: Julho 12, 2006 As actinicas não teem um espectro completo, apenas azul e um pouco de verde, para poderem aumentar os lumens e para darem alguma luz mais visivel. Se tens apenas duas lampadas não é de todo conveniente teres uma delas a ser uma actinica. Nunca vais ver a cor que o aquario devia ter. E o crescimento das plantas não vai ser muito normal. Vais puxar pelo vermelho das plantas, mas nao o vais conseguir ver muito. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
David de Jesus Publicado: Julho 12, 2006 Autor Publicado: Julho 12, 2006 Estás a confirmar as minhas suspeitas de que a actínica não é mesmo o melhor para um aqua de água doce. lol Vou trocá-la então por uma normal. O que gostava de perceber é porque raio o fabricante mete aquilo numa calha que deve ter 90% de vendas para aquários de água doce. E, só por curiosidade, para que serve um espectro tão azul?? Obrigado! Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
Miguel Silva Publicado: Julho 12, 2006 Publicado: Julho 12, 2006 O que gostava de perceber é porque raio o fabricante mete aquilo numa calha que deve ter 90% de vendas para aquários de água doce Também várias vezes fiz a pergunta a mim mesmo e acho que apenas por dois motivos se continua... 1º Despachar as acinicas que têm em stock 2º Vais ter que comprar outra certo? é isso mesmo que eles querem
David de Jesus Publicado: Julho 30, 2006 Autor Publicado: Julho 30, 2006 Boas, Pois, de facto lá tive que comprar outra, mas só por causa das coisas fiz questão de comprar de outra marca! lol Comprei uma Aqua Medic Planta de 55 cm com 24 watts o que me trouxe uma nova questão, a calha, a Dymax OB de 60 cm vem com indicação de utilização de 2x14 watts, ou seja, colocando uma lâmpada de 24 watts, com aquele balastro ela só vai funcionar a 14 ou funciona com a potência total? Alguém já fez isto e me saberá elucidar?? Obrigados! Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
Luís Fortunato Publicado: Julho 30, 2006 Publicado: Julho 30, 2006 Olá. O melhor conselho que te dou, é pegares nessa lâmpada e na factura, e ires devolvê-la à loja Acho que o que se passa contigo, é o mesmo que aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=32436 Não estou a dizer que teimas em querer usar a lâmpada, só porque ela acende... mas creio que para essa calha/balastro, terás que te ficar pelas lâmpadas de 14 Watts... a não ser que alteres a calha e coloques um balastro que permita ligar duas lâmpadas T5 de 24 Watts cada. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
malima Publicado: Agosto 7, 2006 Publicado: Agosto 7, 2006 Olá, Estou com o mesmo problema com a Dymax. Sabem onde (e quais as referencias) se pode comprar os balastros electronicos para as de 24W? A montagem eléctrica não é problema. Obrigado Miguel
Luís Fortunato Publicado: Agosto 7, 2006 Publicado: Agosto 7, 2006 Olá. Para nós conseguirmos aconselhar alguma coisa, convinha primeiro sabermos de onde és... Preenche o teu perfil, se faz favor. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Just_me Publicado: Agosto 8, 2006 Publicado: Agosto 8, 2006 há balastros para T5 multi-watt, nunca abri uma calh dessa marca mas podem ter balastros desses. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
David de Jesus Publicado: Agosto 11, 2006 Autor Publicado: Agosto 11, 2006 Boas, Eu tenho estado de férias e tenho deixado estar a lampada de 24 watts, mas quando voltar vou tentar "regularizar" a situação, pelo que gostaria de saber como vejo se o balastro que tenho é multi ou não? Devo procurar alguma indicação no próprio balastro? E se tiver que arranjar um novo faço minha a questão que o malima levantou acerca dos balastros. Abraços. Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
Just_me Publicado: Agosto 11, 2006 Publicado: Agosto 11, 2006 o balastro indica Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts