Recommended Posts

Publicado

Boas,

Arranjei recentemente uma calha Dymax OB com duas T5 de 14 watts cada, no entanto uma delas é actínica, coisa que nunca tinha tido e que pelo que pesquisei são mais usadas nos marinhos e tem um espectro bastante completo mas com uma especial incidência nos azuis, e fiquei também com a ideia que tem menos lumens que muitas das florescentes para plantados, tipo Power-Glo por exemplo, bem como outras.

Seja como for, o caso é que continuei sem ter uma grande noção das vantagens ou desvantagens, na práctica, de ter aquela lâmpada num aquário de água doce com bastantes plantas, sem no entanto ter a intensidade de vegetação de um plantado propriamente dito; isto só é um "problema" porque aquela temperatura de cor tão azul, não sendo propriamente feia, abafa um bocado todas as outras cores do aqua (especialmente os verdes) e isso irrita-me um pouco... precisava de ajuda no sentido de aguém me explicar afinal que raio de "bicho" é uma lâmpada actínica e se valerá a pena mantê-la ou não! :wink:

Abraços e obrigado.

Cumprimentos,

David de Jesus

http://peixedourado.blogspot.com/

Publicado:

As actinicas não teem um espectro completo, apenas azul e um pouco de verde, para poderem aumentar os lumens e para darem alguma luz mais visivel. Se tens apenas duas lampadas não é de todo conveniente teres uma delas a ser uma actinica. Nunca vais ver a cor que o aquario devia ter. E o crescimento das plantas não vai ser muito normal. Vais puxar pelo vermelho das plantas, mas nao o vais conseguir ver muito.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Estás a confirmar as minhas suspeitas de que a actínica não é mesmo o melhor para um aqua de água doce. ;) lol Vou trocá-la então por uma normal.

O que gostava de perceber é porque raio o fabricante mete aquilo numa calha que deve ter 90% de vendas para aquários de água doce. E, só por curiosidade, para que serve um espectro tão azul?? :wink:

Obrigado!

Cumprimentos,

David de Jesus

Publicado:
O que gostava de perceber é porque raio o fabricante mete aquilo numa calha que deve ter 90% de vendas para aquários de água doce

Também várias vezes fiz a pergunta a mim mesmo e acho que apenas por dois motivos se continua...

1º Despachar as acinicas que têm em stock

2º Vais ter que comprar outra certo? é isso mesmo que eles querem :lol:

• 3 semanas depois...
Publicado:

Boas,

Pois, de facto lá tive que comprar outra, mas só por causa das coisas fiz questão de comprar de outra marca! :wink: lol

Comprei uma Aqua Medic Planta de 55 cm com 24 watts o que me trouxe uma nova questão, a calha, a Dymax OB de 60 cm vem com indicação de utilização de 2x14 watts, ou seja, colocando uma lâmpada de 24 watts, com aquele balastro ela só vai funcionar a 14 ou funciona com a potência total? Alguém já fez isto e me saberá elucidar??

Obrigados!

Cumprimentos,

David de Jesus

Publicado:

Olá.

O melhor conselho que te dou, é pegares nessa lâmpada e na factura, e ires devolvê-la à loja :wink:

Acho que o que se passa contigo, é o mesmo que aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=32436

Não estou a dizer que teimas em querer usar a lâmpada, só porque ela acende... mas creio que para essa calha/balastro, terás que te ficar pelas lâmpadas de 14 Watts... a não ser que alteres a calha e coloques um balastro que permita ligar duas lâmpadas T5 de 24 Watts cada.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá,

Estou com o mesmo problema com a Dymax.

Sabem onde (e quais as referencias) se pode comprar os balastros electronicos para as de 24W? A montagem eléctrica não é problema.

Obrigado

Miguel

Publicado:

Olá.

Para nós conseguirmos aconselhar alguma coisa, convinha primeiro sabermos de onde és... :?

Preenche o teu perfil, se faz favor.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

há balastros para T5 multi-watt, nunca abri uma calh dessa marca mas podem ter balastros desses.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Boas,

Eu tenho estado de férias e tenho deixado estar a lampada de 24 watts, mas quando voltar vou tentar "regularizar" a situação, pelo que gostaria de saber como vejo se o balastro que tenho é multi ou não? Devo procurar alguma indicação no próprio balastro? E se tiver que arranjar um novo faço minha a questão que o malima levantou acerca dos balastros.

Abraços.

Cumprimentos,

David de Jesus

Publicado:

o balastro indica