Recommended Posts

Publicado

Boas,

algúem sabe deu m local onde vendam aquelas estruturas em Inox (ou eventualmente em ferro) que por vezes se usam para suportar aquários?

Obrigado!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Olá a todos,

por acaso trabalho numa metalomecânica que fabrica reservatórios e estruturas em aço inoxidável.

Como é obvio, não podemos fabricar este tipo de estruturas devido quer a quantidade quer a especifidade. No entanto a maior parte dos soldadores e serralheiros tem a sua própria oficina em casa. Posso dar contactos de alguns deles.

Tanto a unidade fabril como todos os serralheiros são da zona de Aveiro.

Atenciosamente,

Sérgio Silva

Publicado:

Não é inox! Mesmo que fosse enferrujava na mesma nem que fosse o 316. É preciso sorte, isso mesmo sorte, para que um móvel de inox não enferruje.

Se fosse de titanio...

O móvel é de aço "normal" e depois leva um tratamento antiferrugem ao qual dão o nome de tratamento de metalização. Diz quem sabe que se pode deixar à chuva e ao sol durante anos que nem uma ponta de ferrujem aparece.

O meu tem um ano e sempre foi bem regado com água salgada. Nunca o limpei, deixei sempre que secasse por si. Os pés já estiveram várias vezes "mergulhados" em água salgada e no entanto nem uma ponta de ferrugem têm. Para nivelar da primeira vez que o coloquei no local pretendido, comprei umas pequenas placas em inox que se vendem no AKI usadas pelos carpinteiros para raspar a madeira. Estão completamente enferrujadas mesmo sendo em inox ao contrário dos pés do móvel.

O meu móvel tem 150 x 55 x 90 (altura) com 5 pernas, 3 atrás e duas à frente, tem travamento a meio e claro a toda a volta e o mesmo em baixo a uns 7 ou 8 cm do chão. O tubo é de secção quadrada de 4cm.

Ficou por....100€!!! Sem o tal tratamento de metalização ficava em 70€.

O aspecto do tratamento é cinzento claro com uma textura rugosa tipo polvilhado de açucar fino.

Comprei na CONTACTEM-ME POR MP há pouco mais que um ano.

m a n k l i t

editado por mim porque não se podem fazer referências comerciais nesta secção :lol::lol::lol:

oops, afinal fiz uma :):):oops:

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Olá de novo.

Relativamente à corrosão, o manklit tem razao, o aço inoxidável "normal" é sensível aos ioes cloreto que são responsaveis pela destruição da camada e oxido de cromio (que é o que confere resistencia à corrosão). Ora num aquario de água salgada, o que não falta é um ambiente rico em ioes cloreto...

Assim sendo, para este tipo de ambiente, há que escolher um material com baixo teor de carbono e com as mesmas características dos aços inox normais.

O aço adequado é o inox AISI 316L, os aços inox DUPLEX (por exemplo o 2205) ou ainda melhor o 904L.

Como é obvio quanto mais específico é um aço inox, mais caro é. Mas relativamente ao 316L, o preço é semelhante ao 316.

Quando à soldadura tem de ser feita com um material de adição com características iguais ou superior ao material de base, e devidamente inertizado, passivado e desengordurado.

Como podem ver uma estrutura em aço inox bem feita com os materiais adequados às condições de uso é muito resistente. Existe é poucos biscateiros a saber trabalhar com aço inox.

Não é por nada que na industria quimica, farmaceutica e alimentar praticamente todas as estruturas e reservatórios são em aço inox.

Todas as outras opções de material apontadas pelo manklit são perfeitamente válidas.

Eu por mim prefiro a madeira com um esqueleto de aço inox adequado.

Atenciosamente,

Sérgio Silva

Publicado:

Olá Sérgio. Excelente explicação.

Eu ao contrário do que disseste referi que mesmo o 316 enferrujava.

Tive umas cadeiras na faculdade onde se aflorava esse aspecto e lembro-me do professor referir que muitas vezes o inox 316 não resistia à corrosão em determinados ambientes. Já não me lembro em quais mas isso ficou-me na cabeça.

Era algo para o qual ainda não existia uma resposta exacta porque na teoria tal não devia acontecer. Havia uma hipótese qualquer de determinadas impurezas formarem um composto, já não sei qual, durante uma determinada fase do arrefecimento e a chave para o problema seria evitar a formação desse "composto". Provavelmente não se estava a referir ao 316L...

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.