Construcção de aquários (dúvidas generalizadas)


Recommended Posts

Pretendo iniciar-me na arte do "homemaking aquarium", não conseguindo, no entanto encontrar toda a informação necessária de forma sintética e consisa. venho portanto colocar neste forum as questões que mais me atormentam com a esperança de que sejam respondidas.

 

Que tipo de vidro utilizar e qual o melhor sitio onde o arranjar na zona de Lisboa, mais especificamente perto do Parque das Nações? (indicações para calculo de espessura também seriam bem vindas)

 

Qual/Quais a(s) marca(s) de silicone que recomendam e onde a(s) posso encontrar?

 

...e por último, se me podessem descrever com algum pormenor a técnica a utilizar (ou indicar algum "site" onde o façam, visto que aqueles que encontrei não me parecerem suficientemente explicitos)

 

 

Os mais sinceros agradecimentos,

 

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não sei se chegaste a ver este tópico mas aqui fica na mesma http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...6284&highlight=

 

Qualquer vidreira deve vender o vidro da grossura e ao tamanho que pretendes. Se queres um aquario grande, eu se fosse a ti, encomendava um. A Vidromoldura no Cacem tem muita experiencia nos aquas a medida.

 

Em relação ao silicone usa um próprio para aquários. A Naturline vende em preto ou transparente da marca JBL

 

Cumprimentos

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que eu tenho lido aqui pelo fórum, se for um aquário relativamente pequeno talvez não compense construir. São aquários construídos em série e por isso o preço comercial nas lojas fica em conta.

Se a opção acabar por ser a construção, então o conselho é ler muito. Surgem sempre imprevistos e quanto mais se ler, melhor os contornamos quando nos deparamos com eles. Eu já ando a ler há algum tempo e ainda não me sinto preparado para montar um aquário maior.

Grandes superfícies de bricolage como o AKI, Mestre Maco, Maxmat costumam ter silicones apropriados para aquários. Basta ter atenção às embalagens e ter a certeza do que se compra.

 

Cumprimentos

Pedro Pato Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A vidromoldura têm silicone próprio para aquários muito bom em preto ou transparente que fica quase de certeza por metade do preço dos de marca nas casas de aquarofilia, eu com uma bisnaga por 4€ montei o meu aquario de 180 Litros e reforçado por dentro e por fora.

 

Cumps

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok!... dediquei algum do meu tempo livre a ler sobre o assunto e penso já ter esclarecido grande parte das minhas dúvidas, no entanto, uma permanece!

 

Que tipo de vidro usar?...

 

O vidro temperado encontra-se fora de questão tendo em conta a peculiar tendência que tem para se despedaçar em mil vidrinhos! Não sei se o vidro laminado será uma hipótese a ter em conta. Não conheço as suas características.

Conciderando o vidro "normal", qual a composição mais adequada? Quanto mais sílica mais resistente, mais caro (visto o maior ponto de fusão).

Se me souberem dizer algo a respeito agradeceria!

 

Cumprimentos,

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Pelo que vi até hoje o vidro usado é normalissimo, nada de temperados ou laminados. o meu aquario foi feito numa vidreira de bairro e eles utilizaram vidro normal.

 

Já agora: falta de pontuação eu ainda sou capaz de tolerar visto eu próprio já ter alguma dificuldade em a colocar. Agora coisas do estilo "exclarecido", "permanesse" ou ainda "uzar" entre outras é que não... o meu amigo não conhece a lingua de Camões? devia...

 

abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

hehehehehehehehe Blacklotus... sempre ouvi dizer e confirma-se no seu caso: o que não tem remédio, remediado está. O mais giro é que o seu vocabulário não joga com a sua ortografia... Não considere o meu post como reprimenda. Considere-o antes como crítica construtiva.

 

Quanto ao seu problema aqui vai:

 

para o cálculo de espessuras do vidro espreite aqui

 

A questão do silicone tambem é simples. Os srs. da vidreira concerteza que lhe venderão um tubo ou dois de silicone próprio para aquários a um preço mais baixo do que compraria numa loja de aquariofilia.

 

Quanto ao vidro já mencionei no post anterior. Vidro normal...

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma questão (porque estou a pensar montar um de 150x40x70).

 

Segundo a tabela que o kapitonio, indicou, o vidro terá de ser de 15mm?

 

|....|...|....| <- Esta é a espessura de 15mm, possa o vidro fica mesmo largo, neste caso não irá disformar a imágem que temos do interor do aquário?

 

Onrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

40 cm de fundo porquê?

E porquê 70cm de altura? Estás a pensar aspirar o fundo do aquário em cima de um escadote?

 

Talvez em vez de 150*40*70 possas pensar em 150*60*60. Com menos 10cm na altura já podes pensar em usar vidro de 12mm com travamentos e os 20cm extra de largura vão ser optimos para organizares o layout.

 

Não dizes para que queres o aquário... e isso é importante. Alguns peixes preferem comprimento, outros altura e outros largura... que tipo de peixes estás a pensar colocar?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não pode ser mais de fundo, do que 40cm para o local onde pretendo útilizar, e os 70cm de altura seria para poder ter plantas altas.

 

Com as limpesas posso eu bem. :?

 

O aquário será para um misto de plantado, e comunitário com apistos e cenas assim. Não pensei ainda nos peixes que pretendo colocar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Blacklotus,

 

Uma sugestão:

no final de toda essa pesquisa porque não fazes um documento com tudo, pedes a alguém para to rever, ao nível do português e/ou ortografia, e pedes para ser colocado como inamovível... era capaz de ficar um trabalho giro.... ou mesmo que não seja aprovado, mais certo ou mais tarde fica disponível para outro user que tenha as mesmas dúvidas e/ou pretensões ?! :D , o que achas... :(

 

bjs

Lili

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não pode ser mais de fundo, do que 40cm para o local onde pretendo útilizar, e os 70cm de altura seria para poder ter plantas altas.

Ok.

 

Os 70 cm de altura vão-te obrigar a ires por iluminação hqi se quiseres colocar plantas de solo. As fluorescentes normais têm dificuldades em fazer chegar todas as gamas de frequencia luminosa ao fundo do aquário quando a coluna de água é superior a 60cm.

 

Chamei-te à atenção por causa dos 70cm porque tenho um de 60cm e se quero tocar com as mãos na areia para tratar de alguma coisa, ou tiro água ao aquário, ou dispo a camisa, senão é para tomar um banho :shock:

 

Mas força aí com essa construção. Lembra-te é depois de arranjar equipamentos compridos para não teres de andar sempre de mão enfiadas dentro de água.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os 70 cm de altura vão-te obrigar a ires por iluminação hqi se quiseres colocar plantas de solo. As fluorescentes normais têm dificuldades em fazer chegar todas as gamas de frequencia luminosa ao fundo do aquário quando a coluna de água é superior a 60cm.

 

 

discordo...mesmo com 80 não tens grande problema.

 

já agora, se quiserem (e puderem que não é bem para todos, parece arrogante mas quando abrirem percebem que não estou a ser)

 

http://www.unesco.org/csi/pub/source/rs10.htm

 

e normalmente estas medidas são utilizadas em oceanografia, ou seja, na superficie tendes a ter muito fitoplancton que faz tambem a sua parte na absorção espectral, o que não acontece nos aquários.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos, mas eu apenas estou em fase de estruturação do projecto, pois as minhas prioridades vão para o projecto do móvel para o actual aquário.

 

Este é o link do meu projecto.: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=299267#299267

 

Just_me, vou ler o texto do link que me enviàste, agora não tenho muito tempo, mas vou ler mais tarde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

discordo...mesmo com 80 não tens grande problema.

A sério? Plantados não é a minha área mas já tinha visto por aí em algumas entradas que as fluorescentes não conseguiam fazer chegar todas as componentes de luz ao areão para colunas de água superiores a 60cm e daí se recomendar o uso de HQI's em colunas de água de mais de 60cm de altura.

 

Se as fluorescentes dão... tanto melhor, ficam bem mais baratas :twisted:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há muitos mitos em aquariofilia :twisted:

 

Uma maneira de verificar muito simples, manda um objecto vermelho para o fundo de uma piscina de 1m.

 

Para veres o objecto tem que se verificar o seguinte:

 

a componente vermelha do espectro tem de chegar ao objecto, tem de ser reflectida (há sempre alguma absorção) , e tem de fazer o caminho inverso através da coluna de agua, e chegar aos teus olhos.

 

o que dá um percurso de 2m através da coluna de agua e ainda tens a parte da absorção pelo objecto.

 

 

se não o vires como vermelho, é porque a coluna de agua absorveu a radiação no seu percurso.

 

agora nada como experimentarem :twisted:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas... para esse teste ser correcto tens de o fazer iluminando a piscina com uma fluorescente :twisted:

 

É como eu digo... de plantados eu não percebo muito, por isso a informação que passo sobre esse assunto é sempre genérica e baseada nas minhas deambulações pelo forum e internet no geral.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um fotão vermelho de uma fluorescente é igual a um fotão do mesmo comprimento de onda seja ele vindo do sol, fluorescente, hqi, etc... apenas a densidade de radiação varia :twisted:

 

o teste consiste em comparar a cor que percebes no objecto dentro e fora de agua, se notares que é "menos vermelho" então perdeu-se vermelho na coluna de agua.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.