Recommended Posts

Publicado

Boas,

Desde que montei o meu aquario de agua salgada (6 semanas) noto que existe à superficie uma camada de poeira que não desaparece.

O aquario tem 300 lts (120x50x50) e o movimento da agua é feito por 2 powerheads 1000l/h e 450 l/h juntamente com a bomba de retorno de um filtro eheim classic.

Já fiz entretanto 3 mudanças de 10% de agua mas também nao me resolveu o problema.

Como é que posso resolver o meu problema.

Penso que movimento de agua nao falta mas....

Já agora, outra duvida, quanto tempo é que se deve usar carvao activado ??

Obrigado

Abraço,

Luis Lopes

Publicado:
Desde que montei o meu aquario de agua salgada (6 semanas) noto que existe à superficie uma camada de poeira que não desaparece.

Boas eu ja tive esse problema so resolvi metendo uma bomba a circular na 2cm abaixo do nivel da agua

Publicado:

Olá,

Realmente o problema resolve-se com movimentação da água à superficie! Para um aquário do tamanho do teu 1450 litrs/hora de movimentação é muito pouco.

O meu aquário tem 1 metro e eu tenho duas Bombas da Tunze (Turbelle) que debitam entre 700 e 4000 litros/hora ligadas a um controlador que proporciona correntes alternadas. Em conjunto com estas bombas tenho também a reposição de água da sump (3000 litros/hora) que sai por tubo perfurado virado para a superfície. TEnho ainda uma bomba de 1000 litrso/hora que está colocada por trás da parede de rocha viva para impedir a acumulação de detritos - eu tenho muita movimentação, mas a tua é manifestamente reduzida!

Abraço,

Diogo

Publicado:

Pois, realmente depois de ler o teu post acho que tenho muito pouca movimentação :wink:

Tou a pensar passar a de 450l/h para para tras das rochas e substitui-la por uma nova com o maior debito que encontrar.

Esse controlador de correntes alternado que falas não é prejudicial para as bombas ??

Li algures que reduz substancialmente a vida das bombas, mas também nada dura para sempre, não é ?

Obrigado

Um abraço

Abraço,

Luis Lopes

Publicado:

Olá,

O controlador à semelhança das bombas é da Tunze e funciona apenas com bombas da tunze (pulsadoras).

Abraço,

Diogo

Publicado:

Alô Yellow Tang,

Essa “poeira” que referes por vezes parece gordura, certo?

Isso presumo que seja matéria orgânica não dissolvida. Em água salgada, devido à sua densidade nota-se muito mais. Isso é algo que o escumador deve ou deveria retirar.

Não percebi se usas “sump” como filtragem, contudo se usas, a captação de água não está a ser feita à superfície, porque se não isso não aconteceria, mesmo com a movimentação de água que tens, que como já foi dito pode ser melhor.

1 abraço

Luís

Um aquário de sucesso depende de dois factores; 50% do equipamento e 50% da dedicação.

Publicado:

Boas Luis,

Eu não tenho um sump, para filtragem uso um filtro de eheim classic e um escumador berlin 90 no interior do aquario.

O escumador parece-me que funciona razoavelmente bem mas será que não chega ???? Achas que necessito de pôr o filtro a ser alimentado por agua mais á superficie ???

De qualquer maneira hoje vou colocar mais uma bomba emprestada de 1000 l/h até poder comprar qualquer coisa com mais debito.

Um abraço

Abraço,

Luis Lopes

Publicado:

Diogo,

Já agora gostava apenas de te fazer mais uma questão.

Tu dizes que tens uma bomba por de tras das rochas, certo ?? Quer dizer não chegas a encostar as rochas ao vidro ??

O que eu quero dizer é que, quando montei o aglomerado de rocha decidi encostar o mais possivel ao vidro de tras de maneira a nao existir qualquer perigo de desabamento.

Mas, li algures que a circulação de agua por entre as rochas é muito importante, pelo papel que a propria rocha representa na filtragem o que me veio criar duvidas acerca da correcta colocação das minhas rochas.

Um abraço

Luis Lopes

Abraço,

Luis Lopes

Publicado:
Tu dizes que tens uma bomba por de tras das rochas, certo ?? Quer dizer não chegas a encostar as rochas ao vidro ??

As rochas estão colocadas por forma a que na parte de baixo tenha espaço para colocar o tubo perfurado. A água circula por entre as rochas e em cima estas estão encostadas ao vidro.

Quereres manter um aquário de água salgada, pelo menos de recife, com um filtro externo é uma aventura...vais ter problemas de nitratos! Se optares por aquário só com peixes poderás não ter problemas.

Abraço,

Diogo

Publicado:

A serio ?? :oops: Não dá mesmo ??

Ai a minha vida :lol: .Esta aventura de agua salgada não me está a correr nada bem. A unica coisa que corre é a massa para fora da carteira :P

Bem de qualquer maneira o aquario está montado á 6 semanas e os nitratos estão muito proximos do 0.

A ver vamos...

Um abraço

Luis Lopes

Abraço,

Luis Lopes

Publicado:

Boas , já sei que este método não é utilizavel em salgados , mas eu usava um aspirador de superficie da EHEIN que ligado a um fluval funcionava muito bem , nunca tendo a superficie suja.

Não só como ideia para ti , se quiseres usar este tipo de aspirador , podes sempre ligar uma bomba à junção do aspirador com o tubo de secção.

E fica tambem para os adeptos dos doces se quiserem ir pela via do DIY ...

Pic_158_36.jpg

O sistema funciona da seguinte maneira :

Puxando a alavanca superior junto à superficie a agua entra somente pelos tubos de aspiração junto à superficie e fecha a "rolha" em baixo.

Baixando a alavanca para baixo , veda-se os tubos de aspiração superficiais e a força da bomba ou filtro que estejam ligados , vão fazer

a rolha subir fazendo a aspiração pela parte inferior , ainda há a opção de fazer funcionar em modo misto.

Cumprimentos...

Publicado:

Maravilha...

Por acaso já tinha visto isto no site da eheim e se calhar se o meu problema persistir opto por esta opção.

Obrigado

Um abraço

Abraço,

Luis Lopes

Publicado:

Bem eu muito sinceramente não percebo essa de resolver o problema com agitação à superfície.

Da única vez que tive esse problema, a agitação à superfície apenas empurrou a película para um canto. Bastava desligar as bombas para a película voltar quase instantâneamente.

A solução é simples e chama-se coluna seca. Essa é uma das funções das colunas secas.

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Esse problema é típico de um aquário de água salgada sem sump. Essas impurezas são constituídas essencialmente por gorduras, aminoácidos e poeiras e têm tendência a concentrar-se na camada superior da coluna de água, formando uma barreira à penetração da luz e às trocas gasosas, prejudicando o aquário. Quando se trata de um aquário equipado com sump, a camada superior da água do aquário, rica em tais poeiras e compostos, flui para a sump através do overflow, concentrando-se na sump os produtos a retirar, facilitando assim a sua eliminação através de filtragem mecânica – cujo filtro num aquário de recife deve ser lavado todas as semanas! – e do escumador. A meu ver, esta é uma das grandes virtudes das sumps, para além de nos permitirem retirar equipamentos do display, possibilita-nos a não adição directa de produtos no aquário.

Só que por vezes essa bendita sump teima em não existir ... :multi::multi::multi:

Um abraço ao pessoal.

velidhu