Ajuda Por Favor!


Darktaveira

Recommended Posts

Viva, comprei ontem um aquário para água quente, mod. Rekord 120 Marca Juwel, filtro interior com carvão activo e esponjas 400l/h, aquecedor 100W e lâmpada 30W luz do dia.

As minhas questões são as seguntes:

Devo lavar ou ferver o areão que vou comprar na loja?

Existe alguma marca melhor para o substracto?

Posso plantar já o aquário antes do ciclo?

Quais as plantas adequadas? (Quero inserir bastantes plantas)

Se sim, devo inserir já o Co2 (Caseiro)?

Existe algum aditivo para adicionar à agua depois para iniciar o ciclo sem peixes?

 

Desculpem a minha ignorância, mas estou a começar ok...

 

Obrigado

 

J. Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devo lavar ou ferver o areão que vou comprar na loja?

Sim, mas há quem não o faça

 

Existe alguma marca melhor para o substracto?

é dificil perguntares isso aqui. Há pessoal que agora anda na mania de por akadama, outro mete areia de rio/praia...relativamente a marcas, é uma questão de opção...

 

Posso plantar já o aquário antes do ciclo?
As plantas vão ajudar o ciclo

 

Quais as plantas adequadas? (Quero inserir bastantes plantas)
www.tropica.com talvez te ilucide melhor, mas cuidado que nem todas são fáceis de arranjar por cá

 

Se sim, devo inserir já o Co2 (Caseiro)?
Sim

 

Existe algum aditivo para adicionar à agua depois para iniciar o ciclo sem peixes?
Penso que sim, mas se puseres um peixe resistente chega perfeitamente, eu fiz o meu ciclo com corydoras, mas já me disseram que tive sorte, há quem utilize ancistrus...

 

Desculpem a minha ignorância, mas estou a começar ok...
o forum serve para isso mesmo, mas não dispenses o pesquisar e os sites que sao aconselhados.

 

Obrigado
Não tens de quê...

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essa iluminação não vais longe com o plantado! Como para plantado não dá, para teres algumas plantas mais resistentes e sem grandes necessidades de luz, vai à praia buscar a areia e lava-a com água corrente e poupas algum €.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

antes de mais ancistrus não são plecos! ou seja, eles são muito mais sensiveis! para fazer o ciclo nada melhor do k colocar um pouco de comida de peixe para iniciar o mesmo. se não quizerem esperar, coloquem artificialmente as bactérias "boas". para isso usa-se "cycle", nitrivec ou outro qualquer.

 

para as plantas, e uma vez que o meu amigo está no principio aconselho plantas resistentes e de rápido crescimento. o site que o zecrazy indicou é o melhor sitio para começar. no entanto eu atevo-me a dizer que anubias, cabomba, hygrophila, valisnérias, e mais umas quantas são bastante simples de manter e crescem bem. As plantasdeverão ser colocadas aquando da montagem do aquario. elas irão ajudar no ciclo do azoto. se injectar CO2 no inicio melhor!

 

substratos é o que mais existe neste mundo, no entanto não sei até que ponto um substrato fertil é assim tão importante. eu uso humus debaixo de uma camada de 7 cm de areia de silica inerte e até agora ninguem se queixou (nem peixes nem plantas)! Quanto ao ferver eu não acho que seja de vital importância, convem sim é lavar o mesmo uma vez que isso vai libertar maior ou menor quantidade de sujidade e assim evita que o seu aquário fique sujo logo á partida!

 

espero ter ajudado. Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos ;)

 

João Magalhães disse:

 

vai à praia buscar a areia e lava-a com água corrente e poupas algum €.

 

Isto é verdade se quiseres ter ciclidios africanos ou outro tipo de animais que se adaptem a uma dureza geral elevada, para um comunitário esquece lá isso... Como estás a falar em plantado, não deves querer ter ciclidios africanos, senão eles vão comer as tuas plantas, com excepção de algumas, tipo anúbias ou valisnérias... Com a durez geral elevada, vem uma dureza carbónica elevada e um PH correspondente, por exemplo para tetras ou qualquer peixe amazónico, simplesmente não dá :arrow: Quanto á iluminação, isso também se resolve :arrow:

 

Aquele abraço aquático

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

Na minha opiniao ja que estas a começar e tens pouca iluminaçao, podes fazer um plantado com plantas como as anubias, os fetos de java (muito bonitos por sinal) e ainda poderia fazer com o musgo de java um "relvado". estas plantas sao todas plantas de crescimento lento e que necessitam de mens Watts para crescerem e sobreviverem.

 

Aconselho a procurares aqui no forum , pois existem ultimamente aquarios "low Tech" muito bonitos que te permitiram ganhar experiencia para depois evoluires para algo mais complexo.

 

Alem da plantas que mencionei existem outras, por iso procura saber mais.

 

para teres estas plantas nao necessitas obrigatoriamente de ter CO2, mas convem que fertelizes a agua e eventualmente o substracto (dependendo das especies de plantas que escolhas colocar) e segundo eu sei o carvao activado absorve nutrientes o que ao fim ao cabo tarás a fertilizar o carvao activado.

 

Espero nao ter dado nenhuma gafe muito grande ;)

 

Cumpz!

João Chagas APK 216

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto é verdade se quiseres ter ciclidios africanos ou outro tipo de animais que se adaptem a uma dureza geral elevada, para um comunitário esquece lá isso...

 

Eu não disse que praia era...

 

Embora a areia da praia tenha alguma probabilidade de trazer algumas conchas partidas e por consequência elevar um pouco o KH não o GH como dizes, em alguns casos (e por experiência própria) essa elevação do KH não é significativa. Não noto nenhuma subida do ph com a adição da areia da praia de mar.

 

Quando falei em praia estava a referir qualquer uma, se usares areia de uma praia fluvial e quase seguro que não trás conchas partidas, e como tal não vai alterar em nada os valores da água.

 

Qualquer uma delas, desde que a água da torneira seja com ph baixo e baixa dureza podes usar qualquer uma das duas, embora a de rio seja mais segura devido a não ter conchas partidas.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para teres estas plantas não (palavra corrigida) necessitas obrigatoriamente de ter CO2, mas convem que fertelizes a agua e eventualmente o substracto (dependendo das especies de plantas que escolhas colocar) e segundo eu sei o carvao activado absorve nutrientes o que ao fim ao cabo tarás a fertilizar o carvao activado.

 

Espero não (palavra corrigida) ter dado nenhuma gafe muito grande  ;)  

 

Cumpz!

 

Para ter essas plantas e muitas mais, como por exemplo valisnérias não precisas de CO2, não precisas de fertilização nenhuma, mas para esse volume de água e se não tiver nenhuma luz indireta, vais ter dificuldade em ter as plantas com bom crescimento.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos :wink:

 

João Magalhães disse:

 

Eu não disse que praia era...

 

Se este sub-fórum é para ajudar quem pouca ou nenhuma experiencia tem, é bom que se seja um bocadinho especifico...Praia, subentende-se...praia ;)

 

Embora a areia da praia tenha alguma probabilidade de trazer algumas conchas partidas e por consequência elevar um pouco o KH não o GH como dizes

 

O GH será sem dúvida o valor que irá subir com a adição de calcários na água, não o Kh, este parametro subirá com adição de bicarbonato por exemplo.

GH é o parametro de dureza geral, ou seja, mineralização da água, e é este o valor que irá ser alterado com a areia da praia, seja ela, do rio ou da praia... não são só as conchas que são constituidas de calcário...na peninsula ibérica, a rocha predominante é o calcário, por isso duvido que arranjes qualquer tipo de areia, em qualquer rio de Portugal que não seja alcalina... E já agora, se tiveres na tua torneira água a sair com um ph de 8, tenta baixar o kh sem baixar primeiro o gh e depois diz-me o que aconteceu...

 

Por isto tudo, Darktaveira, se quiseres poupar alguns euros, poupa noutra coisa, arranja um areão numa loja, em todo o caso, se optares por "apanhar" o teu areão, deita um pouco de PH menos em cima de um bocadinho de areão seco e logo vês, se reagir, é alcalino, senão, é seguro e podes colocá-lo no teu aquário:)

 

Aquele abraço aquático

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.