Murkas Publicado Julho 9, 2006 Publicado Julho 9, 2006 Em primeiro lugar aqui vão as caractereistricas do aqua: -59*28*25 --> aprox 40L reais -Iluminaçao: 2x15 W (1xPowerglo e 1xFloraglo) -CO2:Nutrafin -Filtro: Eheim Classic 2213 -Fundo: Areão de rio (23 mm) -O ph da agua daqui ronda os 7.5 Gostaria que me ajudassem quanto à flora a instalar, tdas as opiniões são bem vindas... -Pensei em meter para o fundo: Egeria densa ou Sagitaria ou Cabomba Caroliniana (apenas uma delas, para ajudar no combate as algas). -Para "agarrar" ao tronco (anúbias, feto de java, musgo de java). -Para primeiro plano (qualquer uma que desse o efeito tipo relva) Para pesquisar plantas clique aqui Qual a vossa opinião sobre estas plantas que aqui meti? Outra questão é se seria essencial a utilização de substrato? Eu estou a pensar adubar apenas com adubo líquido (até agora tenho utilizado o da tropica). Qualquer outra sugestão de planta ou de fertilização é muito bem vinda... A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
David de Jesus Publicado: Julho 10, 2006 Publicado: Julho 10, 2006 Boas, O setup que destes parece-me, no que respeita ao "hardware", bastante equilibrado e eficaz. Ficas com um pouco menos de 1 watt/litro de luz, o que ja dá para a maioria das plantas. A filtragem é quase um "super-investimento" . As plantas que mencionas são todas plantas razoavelmente fáceis, razão pela qual com esse setup nem vejo grandes razões para estares preocupado! Plantas que combatem algas tens também a Ceratophilum demersum que além de ser de crescimento rápido, com o consequente consumo de nutrientes, também, alegadamente, segrega uma substância que combate as algas. Para "relvado" de primeiro plano poderias pensar na Utricullaria graminofolia, adquiri esta planta há poucos dias, pelo que ainda não te posso dar muitos dados da minha experiência com ela, no entanto é lindíssima a textura e a cor (penso que da forma emersa) e pelo que já pesquisei sobre ela é uma planta pouco exigente, provavelmente a "planta tapete" menos exigente em termos de iluminação e cuidados. Quanto à utilização de substracto fértil, este é bom para dar um "empurrão" inicial ao crescimento das plantas, mas com o tempo o substracto fica inerte à medida que as plantas gastam os nutrientes, ou seja,ficas com um substracto inerte. Conclusão, podes usar substracto fértil ou não, mas o que não podes dispensar é a fertilização líquida. Vai contando dos progressos e boa sorte! Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
Murkas Publicado: Julho 10, 2006 Autor Publicado: Julho 10, 2006 Obrigado pela opinião e o elogio ao "hardware" Termoventilador... Depois das tuas sugestões fui perquisar pelas plantas e gostei bastante do que sugeriste, a Ceratophilum demersum pela sua vertente "exterminadora" de algas e a Utricullaria graminofolia porque de facto forma um bonito tapete e não é muito exigente Mais uma vez obrigado pelas sugestões foram muito úteis!! Quando começar a montar o aqua tentarei deixar aqui as fotos e ir actualizando de tempos a tempos para acompanharem a evoluçao Continuam todas as sugestões a ser bem vindas por isso não se acanhem!! A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Recommended Posts