Filipe Saraiva Old Publicado Julho 8, 2006 Share Publicado Julho 8, 2006 preciso de saber se a posso adicionar e nao muda o PH nem nada que dizem? Citar Cumprimentos Filipe Saraiva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alexandre Rodrigues Publicado: Julho 8, 2006 Share Publicado: Julho 8, 2006 Podes usar um pouco de ácido muriatico ou vinagre, uma gota de ácido serve bem para determinar se é calcária ou não. Se começar a fervilhar ao entrar em contacto com a pedra quer dizer que te vai alterar o ph, fazendo-o subir. Citar Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ricardo gomes Publicado: Julho 8, 2006 Share Publicado: Julho 8, 2006 eu já dei essa matéria na escola... isso não é uma pedra sedimentar? sendo uma pedra sedimentar não irá alterar o pH certo? isto já foi à muito tempo... se tiver a dizer algo mal corrijam... mas nada como o teste do vinagre... ou então... medo o pH da agua da torneira... enches um balde... i passado uma semana... com a pedra lá dentro... voltas a medir... e ves o que dá... Citar http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Space Cowboy Publicado: Julho 8, 2006 Share Publicado: Julho 8, 2006 bem o teste do acido cloridrico nem sempre está acessivel a todos e, dependendo da % de carbonatos na rocha, o teste do vinagre pode nem sempre funcionar. um simples teste que podes fazer é pegares numa lupa e veres se a rocha é maciça ou se é formada por grãos. de seguida pegas num canivete ou num prego e riscas (a rocha claro). se conseguires riscar a rocha facilmente e se libertar um pó branco provavelmente é um calcario Citar Go ahead...make my day Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JOSE Publicado: Julho 9, 2006 Share Publicado: Julho 9, 2006 esse tipo de pedra não altera em nada a água,mas muito cuidado a colocar no aqua são estremamente duras, um simples deslize lá se vai o vidro. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
A. Ferreira Publicado: Julho 9, 2006 Share Publicado: Julho 9, 2006 podes por tranquilamente, agora vê onde a encontras-te, se no mar ou rio, no mar como deves saber tens que a lavar bem para tirar o sal, a partit daí, o PH não te altera com toda a certeza. Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mr.p Publicado: Julho 9, 2006 Share Publicado: Julho 9, 2006 Olá, isso não é uma pedra sedimentar? sendo uma pedra sedimentar não irá alterar o pH certo? isto já foi à muito tempo... Não precisamente Se estivermos a falar de calcário (que é uma rocha sedimentar) ela irá alterar o pH... Penso que não podemos fazer esse tipo de generalizações!! A melhor forma de saber é mesmo aplicando o ácido muriático! Como já foi dito, se fizer efervescência então irá alterar o pH. A melhor forma de testar isto é aplicando o ácido numa zona recentemente fracturada, pois essa zona esteve menos tempo exposta aos factores de metamorfismo não alterando grandemente a sua composição quimica. Mas como vejo que essa rocha é meia redonda, o melhor é pegares numa rocha da mesma zona e aplicares o metodo que disse. Abraços, Pedro Pinheiro Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ricardo gomes Publicado: Julho 9, 2006 Share Publicado: Julho 9, 2006 pois... dei essa matéria no quinto ano... agora estou no 9º... já passou algum tempo... Citar http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Francisco Mendes Publicado: Julho 9, 2006 Share Publicado: Julho 9, 2006 pois... dei essa matéria no quinto ano... agora estou no 9º... já passou algum tempo... Se fores para ciências vais voltar a dar... lol Citar "Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi." |==|================ ================|==| Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mr.p Publicado: Julho 9, 2006 Share Publicado: Julho 9, 2006 A escola tem de servir para alguma coisa Se vos conta-se a quantidade de coisas que meto nos testes de Biologia e Geologia II que aprendi com a aquariofilia....até se passavam! (e vice-versa) É optimo para ver a pluralidade de ciências que este hobby fantástico engloba! Venham cá dizer-me que os peixes não servem para nada Abraços, Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ricardo gomes Publicado: Julho 9, 2006 Share Publicado: Julho 9, 2006 mas isso pergunta-se Mendez? é claro que vou pa ciencias.. ciencias é a minha paixão... pa ciencies não se estuda.. tira-se 100% Citar http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mr.p Publicado: Julho 9, 2006 Share Publicado: Julho 9, 2006 pa ciencies não se estuda.. tira-se 100% Sonha!!!!!!! Prepara-te para estudar e estudar a sério! Não digo no 10º ano, que sinceramente ainda levei na boa. Agora este último, o 11º, foi extenuante! Mas com estudo tudo se leva... Não queiras comparar as rochas sedimentares que deste no quinto ano, com as que dás no 11º! O nivel de dificuldade aumenta (como sempre aumentou) e o nivel de disposição para trabalhar tem de aumentar ainda mais. Não digo que seja dificil de se fazer, mas não vás com essa mentalidade que não se estuda. Abraços, PS: Já tou a fugir ao tópico, desculpem lá Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ricardo gomes Publicado: Julho 9, 2006 Share Publicado: Julho 9, 2006 ainda faltaa.... agora é estudar para passar... no 10º... estudar p media Citar http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Filipe Saraiva Old Publicado: Julho 9, 2006 Autor Share Publicado: Julho 9, 2006 voltando a questao posso por a pedra ja fiz o teste do vinagre limao etc etc etc nao acusou nada mas nao tenho a certeza alguem me ajud a??? Citar Cumprimentos Filipe Saraiva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Space Cowboy Publicado: Julho 9, 2006 Share Publicado: Julho 9, 2006 Não queiras comparar as rochas sedimentares que deste no quinto ano, com as que dás no 11º! também não queres comparar as que dás no 11º com as que eu dou no 4º ano de Geologia pois não? Citar Go ahead...make my day Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mr.p Publicado: Julho 9, 2006 Share Publicado: Julho 9, 2006 Olá novamente, Como assim não tens a certeza?! Ou faz efervescência ou não... Muito provavelmente ela é uma rocha sedimentar, e como não me parece calcário...Eu diria que não existe problema! :D Mas pronto...O "melhor" teste que podes fazer é como já disse mais a cima, pegas numa rocha da mesma proveniência que essa que tens (igual!), fracturas a rocha e largas umas gotas de ácido muriático em cima, se fizer efervescência já sabes.... Podes também utilizar outro ácido mais forte a que tenhas acesso, mas não vejo necessidade, sem falar que acarreta riscos de segurança maiores Tirando isso....Podes sempre tentar atravéz das caracteristicas da rocha deternimar de que rocha se trata e então ai investigares a ver a sua proveniência e saberes se altera o pH ou não Abraço, ::EDITEI:: também não queres comparar as que dás no 11º com as que eu dou no 4º ano de Geologia pois não? PROTESTO!!! A frase foi tirada do contexto É claro que não quero comparar! Apenas dei um exemplo em que como o empenho DEVE aumentar consoante a dificuldade. Tu estás com certeza mais empenhado agora do que estavas no secundário, e do que estavas no básico, etc... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Space Cowboy Publicado: Julho 9, 2006 Share Publicado: Julho 9, 2006 já agora diz la onde é que apanhaste isso que dá para ter uma ideia do tipo de rocha que é. Citar Go ahead...make my day Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Filipe Saraiva Old Publicado: Julho 9, 2006 Autor Share Publicado: Julho 9, 2006 já agora diz la onde é que apanhaste isso que dá para ter uma ideia do tipo de rocha que é. nao sei ja ca ta algm tempo, tava nas tartaruga =/ Citar Cumprimentos Filipe Saraiva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts