Como ter sucesso com plantas Naturais?

Fernando Leite

Recommended Posts

Olá a todos. Tenho experiência com peixes de agua fria e penso que cheguei a um ponto em que consigo manter os peixes por bastante tempo sem fazer "aquelas asneiras" de principiante. Agora vou comprar um aquario de 100cm e queria passar de plantas artificiais ( q tenho usado com sucesso até hoje ) para plantas naturais. O problema é q não entendo nada de plantas e tenho medo de fazer asneiras. Alguem me pode ajudar? Sei que tenho de ter um substracto fertil e que a iluminção deve ser adequada... Mas como fazer para ter um solo fertil ? Como utilizam o CO2 caseiro ?

Se puderem dar-me sugestões agradeço pois tenho os meus peixes noutro aquario mais velho e qdo lhes der a nova casa não quero que eles morram por alguma asneira minha. Obrigado!

PS: Os meus peixes são cometas e orandas. Vivem bem, comem bem e nunca tiveram doenças... :lol:bang

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Partilhar nas redes sociais

Não percebo Taslixado... queres dize com isso que kinguios e plantas são incompativeis? Não haverá pelo menos uma especie de planta que lhes resista as tais mordidelas? Que tenham folhas grossas e robustas?

abracos!

olá!

como disseste que querias ter substrato fertil e injacção de CO2 pensei que quizesses fazer um aquário densamente plantado.

sim, existem, podes comprar todas as espécies de anúbias que os kinguios não vão comer, também podes usar microsorum pteropus.

abraços!

Categoria: Humano.

Boas,

Completando um pouco o q o Taslixado disse, as microsorum e as anubias não precisam de substrato fertil, pois retiram os nutrientes directamente da agua.

Queria avisar a malta de uma coisa importante!

O desafio de possuir plantas (saudáveis por muito tempo) é bem mais complexo que manter peixes...

este desafio é o que promove o vicio de se ter plantas, se fosse fácil... ninguém o teria!

há quem tenha vindo dos reefs, e tenha chegado á conclusão que um aquário bem plantado é mais complicado do que um de reef...

não sou dessa opinião... digo que depende...

depende do tipo de plantas do tipo de corais.. são coisas diferentes, mas aquele escumador nos salgados, proporciona facilidades que nos aquários de água doce não existem ...

estes removem DOC e potencial DOC (dissoveld organic compounds, em português compostos organicos dissolvidos), e isso previne o aumento dos nitratos e outros produtos a niveis elevados...

claro que há aquários e aquários, quem tenha grandes massas vegetais não consegue reduzir os DOC's mas consegue reduzir o resultado final de se ter esses DOCs (nitratos fosfatos), portanto até consegue ter controle, mas de uma outra forma...

Abraços!

António Vitor

Boas,

Completando um pouco o q o Taslixado disse, as microsorum e as anubias não precisam de substrato fertil, pois retiram os nutrientes directamente da agua.

Olá joao_m_gil queres dizer com isso que as anubias e microsorum apenas necessitam do areão comum para aquarios e mais nada? Tive a dar uma olhada num site recomendado pelo taslixado e realmente apercebi-me das características das plantas que vcs referiram. Caules robustos e folhas duras devem pôr por terra o apetite voraz dos meus peixes. Ainda me disseram que as Valisnerias e Sagitarias eram boas hipotese tb!

Abraços! cheers

duvido que os peixes comam as vallisnerias...

para teres um aquário cheio mais depressa a melhor opção são as vallisnerias, as outras que falaam aqui são muiiiiittooo leenntas...

outra boa hipotese seria uma lotus (ou um outro nenufar, (terias de ter ligeiramente mais luz), Este tipo de plantas não é saboroso, eles poderiam provar, mas deixavam-se disso...

existem uns lotus mais pequenos que os outros...é escolher um.

as lotus têm folhas cheias de silicato (retiram da água, a razão do seu mau sabor), também boas para reduzir as diatomáceas (diatoms).

assim terias uma planta diferente... e mais desafiante.

Abraços!

ola,

podes conseguir uma decoracao com plantas apenas com duas ou tres especies, as valisneria crescem cerca 1,5 cm por dia e propaga-se assim que estabelecida pelo areao, o microsorium nao deve ser plantado no areao porque deixa de crescer e fica muito melhor um conjunto de fetos num pedaco de madeira, e pelo que sei contem uma toxina, e os peixes comedores de plantas evitam-na, algumas anubias tb tem que ser fixadas a troncos ou rochas.

26675160.img.jpg

ola,  

podes conseguir uma decoracao com plantas apenas com duas ou tres especies, as valisneria crescem cerca 1,5 cm por dia e propaga-se assim que estabelecida pelo areao...

Isso quer dizer que a Valisnéria consegue se manter saudavel apenas com o areão comum, sem necessitar de outro elemento no substracto (terra, argila ou adubo) ? :lol:

Abraços!! :microwave:

olá, a valisnéria retira muitos dos nutrientes da água podes no entanto colocar umas pastilhas de adubo, é uma planta que cresce com pouca luz e tb é pouco exigente com a água, procura a Vallisneria spiralis ''Tiger'' que é as que tenho porque são mais pequenas, mesmo assim já cheguei a cortar quase 50 cm de planta nas podas semanais, estas tb não fazem parte do menu dos peixes.

se tens dúvidas pesquisa em... www.tropica.com

Um abraço.

svet

26675160.img.jpg

Oi Oranda!

As Valisnérias sobrevivem bem com areão normalissimo. São até uma praga comun que eu no meu caso tenho de estar sempre a podar e a arrancar com areão sem substrato nem outro artificio qualquer, CO2, fertilizantes etc....

Abraços

Boas,

As Valisnérias sobrevivem bem com areão normalissimo. São até uma praga comun que eu no meu caso tenho de estar sempre a podar e a arrancar com areão sem substrato nem outro artificio qualquer, CO2, fertilizantes etc....

No meu caso tenho um areão bem fertilizado,CO2, e alguma luz e as Valisnérias passaram de 5 para cerca de 15 8) . Até já tive uma com um folha com cerca de 2m de comprimento 8) , infelizmente tive de cortar porque fazia muita sombra :wink: .

Olá amigos ! Falei com um entendido na matéria e ele explicou que devo proceder da seguinte forma: :wink:

Com o aquario ainda vazio ponho uma camada de areão de cerca de 2cm de altura em toda a superficie do vidro (horizontal) do fundo. Depois com terra+adubo faço três fileiras de terra ( três linhas ) ao longo do fundo do aquario deixando três faixas sem terra. Fica assim um "desenho" as riscas. Depois coloco mais uma camada de 3 cm de areão e só no fim adiciono agua até mais ou menos metade da capacidade do aquario.

Coloco então as plantas ao longo das linhas que fiz anteriormente para ficarem perto do adubo e as raizes crescerem para essas zonas. Mais tarde se kiser ainda posso colocar as tais pastilhas junto da bases de cada planta.

Qto à Vallisneria apercebi-me que são um tipo de "relva" aquatica que por absorver os nutrientes pelas folhas ( e não pelas raizes) são bastantes resistentes e faceis de propagar. Os fetos de java devem ficar perto de rochas ou troncos pois as raizes aderem à pedra ? 8)

qto à luminosidade não se deve abusar pq embora seja indispensável as plantas criam algas verdes no vidro do aquario que além de prejudicar as plantas, são inestéticas para o aquario.

Só não percebo é como é que nas lojas elas ficam num aquario à parte e sempre sem lâmpadas!!!

Abraços !! 8)

"qto à luminosidade não se deve abusar pq embora seja indispensável as plantas criam algas verdes no vidro do aquario que além de prejudicar as plantas, são inestéticas para o aquario. "

hum sim sim...correcto

mas da maneira como tu escrevestes, até parece que é bom ter pouca luz...

8)

essa da luz depende depende e depende...

tenho de referir que as coisas não são tão lineares...há mais coisas nas equações...

a referir:

1-um aquário com mais luz vai precisar de mais nutrientes (traces macronutrientes, CO2), porque as plantas irão crescer mais, e se passarem fome no seu crescimento "acelerado", as algas poderão invadir de uma forma... explosiva o aquário.

muita luz sem CO2, é o mesmo que convidar as algas a ocuparem o lugar das plantas...

2- com vallisnerias não convem meter muita luz, elas não precisam de muita luz, algumas até sobrevivem a alguma profundidade (menos luz do sol)

3- luz a "mais" é ter mais de 1 w/litro, eu por acaso tenho 1.3 watts por litro, para dar um exemplo o amano nunca (com um aquário do tamanho do meu, 250 litros) chegou á relação 1.3 watts que tenho no meu...

não aconselho isto a ninguém... isto é o cumulo dos trabalhos, mas É possivel manter um aquário em condições (com algumas algas, mas também com plantas saudáveis, macrandras incluidas)...

para terem um exemplo agora voltei a usar 10 ml de TMG po DIA!!!

nitratos vão á vida, até costumo meter algum KNO3 tal como fosfatos, são as vantagens de se ter um aquário deste tipo... talvez tenha a água mais limpa que a da torneira...

:wink:

mas miseravelmente dá algum trabalho...

isto só prova que se pode TER UM AQUÁRIO AO SOL, se respeitarmos os pressupostos anteriores...(e que a luz do sol não aqueça demasiado a água)

é dificil, sei que é...

mas sinceramente é possivel...talvez não para todos...

mas para alguns de nós...

se fosse fácil não tinha piada...

um aquário com plantas a crescer 1 cm por mês, sem algas, não é para mim (tenho o direito a ter esta opinião) um aquário saudável...para isso acontecer o aquário deverá ter grande filtragem biológica, e muitas mudas de água!

um aquário com os pessupostos do meu, poderia ser saudável mesmo com filtragem biológica diminuta (ou inexistente), e com mudas apenas para diluir algum elemento dos traces que estivesse a mais...

KH não se gasta nestas condições, já que o ácido carbonico é mais fácil de "capturar" que o carbono "do" KH. portanto teremos um pH estável...

há uns anos dizia-se que fosfatos eram prejudiciais... geravam algas...

bom ainda bem que há pessoas discordantes, agora diz-se que os fosfatos têm de estar presentes alguns até aconselham 0.5 ppm de PO4...

:D

são forças evolucionárias, que promovem o desenvolvimento da aquariofilia...

há muita gente que julga que a grande parte dos dogmas e leis da aquariofilia são inquebráveis...

pois bem essas leis são para testar e criticar e mandar abaixo...

8)

Estão á vontade para discordarem de mim...

eu depois mostro o resultado final...

há já me esquecia...

esse aquário com substracto rico (terra nas tais fileiras), pode ser uma boa opção... não sei...

no meu nunca funcionaria (talvez só umas semanas), ficaria esgotado num instante...

:D

de qualquer maneira alguns dos elementos desse substracto irão parar à coluna de água, aumentando a poluição, ou promovendo o alimento das plantas dissolvido na água (depende do ponto de vista)...

Abraços!

António Vitor

Boas,

Cuidado com as terras e adubos para plantas de vaso, pois têm muitos nitratos e fosfatos, e se não tens um aqua muito plantado vais ter uma explosão de algas.

Podes também enriquecer o areão com ferro adicionando produtos que se vendem para esse efeito (ex: laterita) ou então argila vermelha q também é rica em ferro.

olá!

tenho umas coisinhas a dizer:

-os substratos ferteis são apenas uma maneira de fertilizar a coluna de água descontroladamente e ter um BOOOMMM! de algas.

-quando se introduzem macro nútrientes devem também ser introduzidos micro nutrientes pois sem eles as plantas não conseguem assimilar os macro, sobrando para as algas que necessitam de muito menos micro nutrientes que as plantas.

-num plantado acho que se deve abusar da luz e do CO2.

-as vallisnerias não são nada parecidas com relva e são plantas que até absorvem muitos nútrientes pelas raízes.

abraços!

Olá, sou da opinião que se deve colocar pastilhas para adubar o areão, mas é preciso ver o numero de planta que se vão plantar, e ver tb que estas pastilhas tem uma duração de pelo menos de 6 meses, na minha opinião acho que se deve tb começar pelas plantas de crescimento rápido.

26675160.img.jpg

olá sergio,

antes de se meterem as pastilhas no areão há que estudar bem as plantas que se vão usar.

eu já vi pessoas a fertilizarem o substrato de aquários em que só existiam plantas que absorvem os nútrientes pelas folhas e raízes voadores como é o exemplo mais conhecido as cabombas e as elodeas.

quando se tem echinodorus conver fertilizar o substrato, mas não é uma coisa totalmente necessária, se a fertilização liquida for suficiente todo o fertilizante de substrato é dispensável.

abraços!

• 9 meses depois...
outra boa hipotese seria uma lotus (ou um outro nenufar, (terias de ter ligeiramente mais luz),  

as lotus têm folhas cheias de silicato (retiram da água, a razão do seu mau sabor), também boas para reduzir as diatomáceas (diatoms).

assim terias uma planta diferente... e mais desafiante.

o meu nenufar que tenho no aquario dos discos "deita" rebentos que ja ultrapassaram + de 1metro de comprimento!!!! pensei que os rebentos apenas crescessem ate atingir a superficie e que depois se desenvolve-se a folha... como o aquario tem alguam corrente superficial pensei k esta corrente estivese a "enganar" os rebentos no nenufar...

meti um bocado do rizoma do nenufar noutro aquario quaze sem movimentação... os rebentos continuam a crescer muito mais do que o que precisariam opara atingir a superficie mas ja desemvolvem as carecteristicas folhas redonds grandes...

só espero um dia consegui flor :)